terça-feira, 24 de novembro de 2009

Uma saída do caos

Uma das soluções para o sistema de transporte público da Barra da Tijuca, em especial para o Rio de Janeiro é o sistema BRT(Bus Rapid Transit). BRT é um sistema de ônibus de alta capacidade que provê um serviço rápido, confortável, eficiente e de qualidade. Com a utilização de corredores exclusivos, o BRT simula o desempenho e outras características atrativas dos modernos sistemas de transporte urbano sobre trilhos, com uma fração do seu custo.
Apesar do BRT ter sua origem baseada em ônibus, tem pouco em comum com os sistemas tradicionais de ônibus. Na maioria dos BRT implantados com sucesso, as seguintes características estão presentes:
- corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo;
- embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos;
-sistema de pré-pagamento de tarifa;
- veículos de alta capacidade, modernos e com tecnologias mais limpas;
- transferência entre rotas sem incidência de custo;
- integração modal em estações e terminais;
- programação e controle rigorosos da operação;
- sinalização e informação ao usuário.
Com mais de 160 sistemas operando atualmente ou em construção, os sistemas BRT têm se tornado a melhor escolha para melhorar a mobilidade urbana em 23 países dos cinco continentes. BRT é um conceito flexível, que pode ser configurado especialmente para o mercado a que serve e ao ambiente físico onde opera.
Os sistemas BRT têm demonstrado potencial para reduzir drasticamente as emissões de CO2 - um exemplo recente do seu impacto na mudança do clima foi o primeiro corredor do Metrobús (sistema BRT da Cidade do México), que está reduzindo 35.000 toneladas de CO2 por ano, ao mesmo tempo em que melhora a mobilidade de 77 milhões de passageiros. Este sistema BRT foi concebido e implementado para servir pelo menos 45 mil passageiros por hora.
O grande defensor do BRT é o arquiteto Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, que, em 1965, implantou esse sistema em Curitiba, revolucionário e pioneiro na época.
Segundo Lerner, o BRT é um sistema de transporte rápido sobre pneus, composto por estações tubulares, veículos articulados refrigerados, pistas de rolamento exclusivas e segregadas e tecnologias modernas de comunicação, além de possuir características semelhantes aos metrôs, como freqüência elevada, embarque pré-pago e no mesmo nível do veículo e integração com outros modos de transporte.
Por isso, alguns gostam de chamar o BRT de metrô de superfície. Lerner afirma que o investimento para a implantação de um sistema de BRT pode custar, por quilômetro, cerca de 100 vezes mais barato que o metrô, além de requerer apenas dois anos para ser concluído, contra os muitos e muitos anos dos metrôs.
Outra vantagem competitiva do BRT é o fato de não necessitar de subsídios públicos para sua operação, ao contrário dos metrôs. O desempenho do BRT pode ser comparado ao do metrô, visto que os intervalos entre ônibus podem variar de 30 a 60 segundos.
Atualmente, no mundo, existem mais de 80 cidades com sistemas de BRT implantados, inspirados em Curitiba, entre elas Los Angeles, Cidade do México, Seul e Bogotá.O alvo atual de Lerner é a Cidade Maravilhosa, que vem registrando gravíssimos problemas de mobilidade urbana, em virtude da histórica falta de investimentos governamentais em transporte público de massa. Ele tem razão, pois a população carioca vem utilizando e preferindo as vans e kombis para seus deslocamentos, exclusivamente pela falta de opção de um serviço de transporte público competente, integrado e mais humano

CERTO OU ERRADO? VOCÊ DECIDE

Foto: ACM
Equipe do jornal Cidade da Barra flagrou um caminhão da TV Globo estacionado na calçada em frente ao Shopping Armando Lombardi, descarregando equipamentos para a gravação da novela Caras & Bocas, obrigando pedestres a transitarem pela rua. Na ocasião, entre os muitos figurantes, uma mulher vestindo uma camiseta com os dizeres TRÂNSITO, pedia para não fotografar para não ser prejudicada.

Elevado do Joá em situaçao crítica

Ponte com mureta aparente e estrutura em farelo

Segundo denúncia do engenheiro Fernando MacDowell o Elevado do Joá está em situação critica, com um pilar completamente abalado: “O problema do Joá é sério e delicado. É um viaduto que está na UTI e precisa de cuidados diários para segurar” afirmou ele em entrevista a AIB.
Fernando explica que o Joá tem alto nível de corrosão e que já na segunda gestão do Cesar Maia sofreu uma rearrumação dos pilares e que o problema do Joá vem se arrastando há muitos anos: “Hoje todas juntas de dilatação estão quebrando, a Prefeitura até faz obras botando asfalto para as pessoas não notarem. O Joá precisa de análise sistemática, monitoramento. Com a privatização da ponte Rio Niterói, ela foi salva, solucionando o problema do vão central. Já no elevado do Joá todos os cabos originais estão corroídos. O piso de cima e de baixo foram reforçados na época do Marcelo Alencar, mas tem que ficar de olho. Foram colocadas rochas para proteger pilares e hoje a força do mar joga as pedras nas bases do pilar. Se você monitora, não é surpreendido. Engenharia tem que encarar e fazer. Tem que agir logo” alertou Mac Dowell.
O engenheiro entregou vários relatórios do Joá na época para Sansão Pontes (Secretário de Transportes) e nunca foi dada nenhuma satisfação sobre os estudos. Hoje há um portão negando acesso aos pilares até para tirar fotos.
Fonte: Tatiana Couto, editora-chefe da AIB

Igrejas e etc.

Luan Seixas
O ritmo acelerado de crescimento do número de igrejas que chama a atenção dos cariocas agora se comprova por números oficiais. Nada menos que um templo surgiu no Rio a cada semana, de janeiro de 2000 a julho de 2008. Estudo feito pelo Observatório de Conjuntura Urbana da Secretaria municipal de Urbanismo mostra que, nesse período de um a oito anos, a prefeitura concedeu 124 licenças a ordens religiosas para que fossem construídas, legalizadas ou instaladas igrejas em imóveis anteriormente com outro uso.
A expansão dos templos se acentua no subúrbio e na Zona Oeste, especialmente em bairros localizados nas regiões administrativas de Campo Grande, do Méier e de Madureira. Mas áreas nobres da cidade não permanecem incólumes. Há dois meses, por exemplo, a Avenida mais famosa da Barra, a Olegário Maciel, parece que está prestes a ganhar um templo. O prédio que fica ao lado do Unibanco, na Avenida, tem apresentado grande movimentação de pessoas.
Contudo, uma grande surpresa para os moradores do Jardim Oceânico, além da possível igreja na Olegário, é a chegada de uma na Rua John Kennedy. Uma antiga casa, com aproximadamente 150 metros quadrados, já se tornou igreja.
O Jornal Cidade da Barra foi conhecer quem está administrando a nova igreja na Rua John Kennedy. Uma filial da Igreja Assembleia de Deus, ministério São João, de São Paulo, se instalou na casa. O pastor João Nascimento é o responsável que adquiriu o imóvel. Ele está coordenando cultos as segundas e sextas às 19h30min e aos domingos às 19 horas.
Segundo Nascimento, em São Paulo, são outras cinco igrejas da mesma matriz, a Assembleia de Deus, ministério São João. "Não estamos preocupados com o movimento da casa. Queremos que cada vez mais pessoas venham conhecer e sejam ‘chamadas’ a participar do culto. Não me preocupo com o número de fiéis", afirmou o pastor.
A proliferação dos templos é facilitada pela legislação. A Constituição federal destaca que os templos estão isentos de pagamento de impostos.
Entre os benefícios concedidos pelo estado, a isenção de ICMS e IPVA estão como as principais. Tramitam ainda na Assembleia Legislativa projetos isentando os templos de taxa de incêndio e estabelecendo a alíquota mínima de energia elétrica para as igrejas.
Para o filósofo evangélico Marcelo Almeida, há um fenômeno de comunicação que explica a proliferação das igrejas:
"Elas mantêm um diálogo com a sociedade, que tem necessidades emocionais e espirituais as mais diversas. A grande crise que a Igreja Católica viveu foi a questão da comunicação, da liturgia: missas em latim, distanciamento do discurso com os anseios e as necessidades populares. As igrejas evangélicas encontraram maneiras de se comunicar", contou.

Dimensão Missionária do Natal

“Quando se completou o tempo previsto,
Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher,
nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que
eram sujeitos à Lei, e para que todos
recebessem a filiação adotiva “ (Galatas 4,4-5)

Caríssimos paroquianos e leitores,
Certamente já começou o ritual imposto pela cultura e a tradição; cada família tira fora das gavetas toalhas natalinas, dos armários árvores, outras decorações: não pode faltar Papai Noel. Em bom número de moradias pode-se encontrar a Coroa de Advento, um pequeno presépio e umas velas que enfeitam a mesa do jantar.
Não há dúvida alguma que tudo isso exerce um grande impacto nas pessoas que valorizam estes símbolos e artigos relacionados com a vinda do Senhor. A sensibilidade e a abertura à Solidariedade mexem com todo o mundo. A sociedade vive uma época que suscita esperança e que de alguma forma prova que o mundo poderia ser diferente.
Se isso tudo tem seu valor inegável, não pode-se restringir um acontecimento tão marcante, capaz de dividir a história no antes e no depois, a um fenômeno passageiro e superficial.
Convido a todos a celebrar o Natal num contexto particular. A partir da conferência realizada em Aparecida em Maio de 2007, uma nova consciência invadiu a Igreja, povo de Deus. Todos sabem que a Igreja é missionária pela sua natureza, pela vontade expressa do Seu Fundador. Mas o Espírito Santo, através dos pastores enviados pelo Cristo, fizeram uma grande descoberta: É verdade que a Igreja só existe enquanto evangelizar a humanidade, mas isto não vai acontecer se cada seguidor – discípulo não faz uma experiência profunda de Cristo Ressuscitado.
Mas, o que tem a ver isto com o Natal? Pois é: o Natal e a Páscoa estão intimamente relacionados como duas formas diferentes de uma única realidade, resumida nas palavras de João: Deus tanto amou o mundo que enviou seu Filho...para salvá-lo. E: não há maior amor daquele que da a vida pelo outro.
Jesus Nasceu por amor, Morreu por amor, Ressuscitou por amor, pois somente pela sua ressurreição se completa sua Missão redentiva.
Nestes dias, tive uma intuição, O Verdadeiro Natal acontece somente quando Cristo nasce no meu coração. Daí brota a missão como cristão: Fazer nascer Cristo no coração de cada ser humano; assim o Natal é um eterno presente.
Na assembléia paroquial, que foi realizada no começo de Novembro p.p. com grande concurso de paroquianos ficou ecoando ao longo do dia: A Igreja tem que partir, sair fora das paredes do templo, de uma posição de conservação para uma verdadeira missão junto aos que já receberam a Palavra e agora estão desligados e também aos que ainda não conhecem o Cristo.
O Advento é o tempo propicio para dar uma arrancada neste sentido.
Porque não aproveitar a Novena de Natal em família para renovar a própria fé e partilhá-la com os outros. Toda Palavra de Deus gera vida, transforma e leva a fazer nascer o Cristo. E a confissão? Com uma certa tristeza percebe-se como as pessoas não valorizam este sacramento da reconciliação e de perdão. Isto denota a falta de consciência quando ao pecado e o pouco desejo de um caminho de santidade, uma pessoa que busca o crescimento da própria fé, descobre o quanto caminhou e o quanto deve caminhar ainda. Se santidade significa SER TOTALMENTE DE DEUS, quem pode afirmar isso de si mesmo?
Que este Natal seja o Encontro com Cristo-Pessoa-Vivo que não veio para ficar numa manjedoura, ou morar numa casa de madeira ou alvenaria. Ele é o DEUS-CONOSCO, Deus se realiza, no seu mistério, quando se cria uma relação profunda conosco, como dizia Kant: Deus em mim e eu em Deus.

Felicidade e Cristo nasça em todos.
Frei Dino

QUIOSQUE DA FAMA AGORA NA BARRA

Foi no posto sete, na Barra da Tijuca, que o Gaúcho Fábio Aguiar se encantou. Em uma viagem à casa de seu irmão mais novo que mora no Rio há seis anos, Aguiar estava caminhando na orla da Barra quando teve a idéia de operar um quiosque. "Eu já trabalhava com comida na minha terra natal. Gostei muito do povo carioca. Apos- to que os cariocas gostarão do meu quiosque. Vi aqui na praia da barra uma boa oportunidade fi nanceira para crescer. Não tenho medo de acreditar quando realmente começo a trabalhar", disse Aguiar. Segundo ele, a escolha do Rio de Janeiro como sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 foram dois fatores fundamentais para fomentar o ânimo pela cidade. "As Olimpíadas são verdadeiramente uma motivação. Foi então que conheci a concessionária Orla Rio, que me acolheu e orientou muito bem, e decidi em vez de ficar com um, peguei dois quiosques para operar. Meu con- trato ficará até 2020", afirmou. Apesar de estar a menos de um mês, Fábio Aguiar contou que o faturamento está sendo Quiosque da fama agora na Barra acima do esperado. "Reformei os dois quiosques. Coloquei uma ‘roupa nova’ nele. Surpreendi-me pelo movimento. É claro que o sol que anda fazendo aju- da, mas a qualidade do serviço que oferecemos é o diferencial. Tenho muitas ideias para aqui. Espero pelo menos realizar um terço delas", disse. Com uma bagagem carregada de coragem e determinação, Aguiar já começou inovando. "Fui à Orla Rio e pedi permissão para comercializar cerveja de garrafa. Em toda a orla da Barra somos os únicos que vendemos esse produto", contou. Além da cerveja de garrafa, no quiosque batizado de "Calçada da Fama" Aguiar vende cerveja, sucos, frutos do mar, o famoso açaí, que segundo ele está sendo bem criticado, e muitos outros produtos. O novo operador disse que uma novidade virá por aí. "Estou querendo trazer pra cá um sanduiche de 450 gramas. Ele é feito de carne de costela. Estou tendo dificuldade em encontrar um fornecer para o tamanho do pão que é necessário para fazer o mega sadwich. Em Floripa, onde eu o vendia, era um sucesso total. Tenho certeza de que será um point depois que começar a vendê-lo", assinalou. Para os que já estão curiosos e excitados para conhecer o quiosque Calçada da Fama, não tem dificuldade de acesso. Ele fica ao lado do posto sete. Aguiar disse que abre às 7 horas da manhã e só fecha quando o último cliente vai embora. Para o ano novo, Fábio entusiasmou-se e contou ao Jornal Cidade da Barra o que deseja fazer. "Pretendo realizar uma festa privada, uma coisa bem bacana. Com Buffet variado, bebida de todos os tipos e bastante champagne, o réveillon que estou pensando em fazer será bastante animado. Quem quiser reservar é só passar aqui ou mandar um email para calcadada- fama.barra@hotmail.com ou seguir-nos no Orkut, na comunidade Calçada da Fama na Barra", concluiu.

SALÁRIO E RENDA


Entendo necessária uma legislação que indique caminhos amplos para melhorar a distribuição de renda, sem excluir entretanto, a possibilidade de dispor sobre situações diversas, notadamente a econômica, a critério de negociadores das partes interessadas, bem como sem estiolar as iniciativas que a criatividade das empresas e dos sindicatos engendrarem para que tais objetivos sejam alcançados.
O salário, por sua vez, vem sendo componente do custo, tem natural limitação na substância econômica propiciada pela colocação de bens e serviços no mercado, muito embora o nível global seja, ele próprio, elemento de peso na própria capacidade do mercado de absorver crescentemente esses bens e serviços.
A nível de empresa, porém, em especial destaque para as micro e pequenas-empresas, cuja capilaridade no organismo econômico e capacidade de geração de novos empregos é de relevância para a economia, com altíssima repercussão na política social. Responsável que é pelo primeiro emprego do grande número dos que chegam ao mercado de trabalho, a política salarial representa, por sua rigidez um impacto superior às suas forças, seja pelo nível de aumentos, não acompanhados por um faturamento, seja curta periodicidade que não lhe dá margem para absorver as necessárias mudanças dos salários.
Seria útil, para empregados e empregadores, que essas situações especiais fossem apartadas do acordo geral, por meio da manifestação, em prazo determinado, de que, para essas empresas, o acordo ultrapassaria as suas condições em relação à concorrência das empresas de porte ou condições distintas. E deveriam de imediato, iniciar as negociações com seus empregados, assistidos por seus sindicatos, levando na devida conta a real diversidade de situações existentes em cada setor econômico.

Por mais, que se compreenda o esforço das autoridades públicas em disciplinar todos os detalhes da política salarial, em face da necessidade de atingir a paz social, há que convir que a vida econômica é de tal modo multifacetada que é impossível, sem a efetiva participação dos interessados, soluções que representem real atendimento das justas aspirações do empresário, de prosseguir no empreendimento, e dos empregados, em manterem o emprego e obter nele a remuneração justa em relação à realidade econômica da empresa.


ROGERIO ALVARO SERRA DE CASTRO Advogado
rasc@rasc.adv.br

Depressão e Tristeza

Ao ler uma reportagem sobre a primeira reunião global de Saúde Mental promovida pelo OMS (Organização Mundial de Saúde) em Atenas, na Grécia afirmando que a depressão se tornará o mais grave problema de saúde nos próximos 20 anos, superando mesmo as doenças cardiovasculares e o câncer, confesso que fiquei preocupada.
Hoje, no Brasil, já especula-se que aja em torno de 18% da população com depressão (dados da OMS). Em meu consultório recebo muitos pacientes com queixas de depressão. A depressão é uma doença, mas devemos ter atenção no diagnóstico para não confundí-la com sentimentos naturais do ser humano, assim como tristeza, luto, amargura e etc, distinguindo-a de possíveis doenças clínicas como hipotireoidismo, anemia e etc, sendo assim, necessário a busca de tratamento especializado para um diagnóstico fidedigno. É relevante fazer uma distinção de quando se trata de uma depressão provocada por causas existenciais com repercussões psicológicas, ou por causas endógenas, neurobiológicas, em cujo caso existe uma importante influência hereditária e são casos que, em geral, respondem muito bem a medicação antidepressiva e um tratamento psicológico.
1-Qual a diferença entre Depressão e Tristeza?
Tristeza consiste em uma relação normal à perda ou a um evento que não corresponda às expectativas prévias. É um sentimento natural e traz benefícios se o sujeito conseguir refletir para tirar um aprendizado das experiências ruins, já a depressão por sua vez é um transtorno mental ligado a um distúrbio da química cerebral, caracterizado por uma tristeza crônica e perda importante de interesse em atividades que antes eram prazerosas.
2- A depressão pode variar?
Sim. A gravidade do transtorno depressivo é bastante relativa, porquanto ele varia de caso a caso, em um espectro que vai desde um grau leve, ou moderado, como por exemplo: um indivíduo continua trabalhando, porém com um enorme desgaste, sem motivação, com todas suas funções ficando lentas, como é a perda da libido, indisposição para qualquer compromisso social, etc. E até um grau que pode ser severo ou extremamente grave, com sério risco de suicídio.
3-Existem critérios para diagnosticar depressão?Sim. Depressão é uma doença, e possui critérios específicos de diagnóstico.Segundo o DSM-IV para ser diagnosticado com depressão o individuo deve apresentar humor deprimido ou perda de interesse ou prazer por quase todas as atividades, por pelo menos duas semanas consecutivas, mais 4 dos sintomas descritos a seguir:
-Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo; - Anedônia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;-Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;-Dificuldade de concentração: habilidade freqüentemente diminuída para pensar e concentrar-se;- Fadiga ou perda de energia;-Distúrbios do sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias;-Problemas psicomotores: agitação ou retardo psicomotor;-Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;-Idéias recorrentes de morte ou suicídio. 4-Existe depressão na infância e adolescência? Sim. Qualquer criança ou adolescente pode ficar triste, mas o que caracteriza os quadros depressivos nesse período de desenvolvimento é o estado persistentemente irritado, tristonho ou atormentado que compromete as relações familiares, as amizades e a performance escolar.
5-É comum pais depressivos, filhos também terem depressão?
Ter um dos pais com depressão aumenta de 2 a 4 vezes o risco da criança. O quadro é mais comum entre portadores de doenças crônicas como alguns portadores de diabetes, epilepsia ou depois de acontecimentos estressantes como a perda de um ente querido. Negligência dos pais ou violência sofrida na primeira infância também aumenta o risco.É muito importante que os pais estejam esclarecidos sobre a doença, seus sintomas, causas, provável evolução e as opções medicamentosas e também tratamentos terapêuticos para tratar a depressão em adolescentes.
6-Existe idade que possa iniciar uma depressão?
Pode começar em qualquer idade, entretanto existem estudos que indicam que a maioria dos casos tem seu início entre os 20 e os 40 anos. Tipicamente, os sintomas se desenvolvem no decorrer de dias ou semanas e, se não forem tratados, podem durar de seis meses a anos. 7-Alguns medicamentos de uso continuado pode causar depressão?
Sim, Podem provocar quadros depressivos. Entre eles estão os anti-hipertensivos, as anfetaminas (incluídas em diversas fórmulas para controlar o apetite), os benzodiazepínicos, as drogas para tratamento de gastrites e úlceras, os contraceptivos orais, cocaína, álcool, antiinflamatórios e derivados da cortisona.
8- O que devemos fazer quando acharmos que o sintoma que estamos sentindo é depressão?
Caso sinta-se deprimida procure, inicialmente um clínico geral para a realização de exames necessários, após a análise dos resultados, o clinico o encaminhará para o psiquiatra e principalmente para um tratamento psicológico. Nunca devemos utilizar medicamentos por conta própria.
*Tatiana Hartz - Psicóloga Clínica, Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva – ABPC, Membro da Associação de Psiquiatra do Estado do RJ- APERJ, Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Perita Judicial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Pós Graduando em Psicologia Jurídica e Psicóloga Assessora da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal – CPI de combate à Pedofilia.
Contato: thpsicologia@ig.com.br

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

12ª Confraternização Anual - ACIRA ACIR

Associação Comercial e Industrial do Recreio comemorou mais uma primavera e fez a festa no Clube Ginástico Português na Barra para aproximadamente 250 convidados. Na ocasião a Associação fez a entrega do troféu "Amigos da ACIR" aos empresários e autoridades que se destacaram no ano de 2009, entre os homenageados estavam: Fernando Wrobel - Diretor da Construtora Wrobel, Alexandre Sampaio - Presidente do SindRio, Hamilton Barros - Cartório do 4º Ofício de Notas (Recreio), Dr. Augusto Alves Moreira - Juiz do 24º Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca, Domingos Vargas - Superintendente da Caixa Econômica Federal e Rodrigo Bethlem - Secretário Especial de Ordem Pública recebendo sua homenagem e representando o Prefeito Eduardo Paes que não pôde estar presente no evento. A ACIR aproveitou também para prestar homenagens ao Dr. Carlos Augusto Pinto que foi Delegado da 16ª DP da Barra e ao Cel. Mouzinho que foi Comandante do 31º BPM, pelo brilhante desempenho de suas funções na região durante o período de atuação. Os Vereadores Carlo Caiado e Clarissa Garotinho também prestigiaram o evento além da atual Coordenadora Especial de Prevenção à Dependência Química do Município Sra. Sílvia Pontes.

Os convidos: Daniela - Instituto Ser Diferente é Normal e o Vereador Carlo Caiado ladeados pelas Diretoras da ACIR - Therezinha Torres e Angela Braz.

Rodrigo Bethlem recebendo a homenagem, Alexandre da Fonte (Vice-Presidente Executivo da ACIR) e o jornalista Sidney Rezende (Mestre de Cerimônia).

A Vereadora Clarissa Garotinho, Cristiana Bermudes (Caixa Econômica Federal) e Alfredo Lopes - Presidente da ACIR.


Rafael Willis - Delegado Titular da 16ª DP da Barra e Carlos Augusto Pinto - Delegado Titular da 9ª DP do Catete.

Santa Isabel é premiada por construção segura

A Construtora Santa Isabel, dirigida pelo engenheiro e empresário Ferdinando Magalhães, comemora o Prêmio VITAE-RIO, de construção segura, do Seconci - Sinduscon Rio, na categoria prata.
A empresa já vinha sendo agraciada na categoria bronze, desde 2006, quando o prêmio foi criado para reconhecer as melhores práticas na gestão de saúde e segurança do trabalho na construção civil.
Atualmente, a construtora é responsável pela construção de cerca de 500 apartamentos distribuidas em 4 predios, além de obras de revitalização e expansão de Shopping concentradas na regiões da Barra e Recreio no Estado do Rio de Janeiro.

CABRAL E CEDAE LANÇAM PROGRAMA DE APOIO PARA PESTALOZZI E APAE

Entidades serão beneficiadas com isenção de tarifas de água e esgoto

Com histórico trabalho de apoio a excepcionais, a Apae e a Pestalozzi serão beneficiadas pelo programa de apoio que se fará pela isenção de tarifas de água e esgoto concedidas pelo governo do estado e pela Cedae. O governador Sérgio Cabral assinou (19/11), no Palácio Laranjeiras, o termo para início do programa da Cedae que favorece essas entidades filantrópicas.

Também participaram da cerimônia de assinatura a presidente de honra do RioSolidario, Adriana Ancelmo Cabral, o presidente da Cedae, Wagner Victer, os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno, e de Governo, Wilson Carlos, o secretário municipal de Esportes, Chiquinho da Mangueira, e os presidentes das federações das Apaes e das associações Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro, respectivamente, Delton Pedroso Bastos e Marco Antonio Castilho Carneiro. A cerimônia contou ainda com a presença de crianças da Apae e Pestalozzi de diversos municípios.

- O programa de apoio só foi possível por duas razões. Primeiro, porque que a Cedae tem um novo tratamento, que visa seriedade, resultado e responsabilidade social. E também porque a primeira-dama, Adriana Ancelmo, não quis inventar a roda. Ela decidiu incentivar as instituições que já existem e que têm um trabalho sério comprovado, como a Apae e a Pestalozzi – destacou Cabral

O documento assinado visa regulamentar a Lei estadual nº 1.757, de 27 de novembro de 1990, que autoriza a Cedae a promover a isenção das tarifas de água e esgoto que incidem sobre todos os imóveis utilizados pelas Apaes e Pestalozzis nos diversos municípios do estado atendidos pela companhia de água e esgoto, totalizando cerca de 60 unidades. O projeto faz parte do programa de responsabilidade social da Cedae em parceria com o RioSolidario, cuja meta é a colaboração conjunta com as referidas entidades.

- No mundo moderno, as empresas não devem trabalhar apenas em busca de retorno financeiro. Devem estar focadas também em investir na responsabilidade social. Espero que o exemplo da Cedae seja seguido pela iniciativa privada – ressaltou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Gaiamancia abre mostra de decoração em apoio à FEMAMA

I Mostra Gaiamancia de Decoração marca a entrada do grupo no time de parceiros da FEMAMA

Com 80% de suas vendas decididas por clientes do sexo feminino, a Gaiamancia inaugura, amanhã, dia 20 de novembro, a I Mostra Gaiamancia de Decoração - Em apoio à FEMAMA. O objetivo dos sócios Eduardo Azeredo e Tony Silva é contribuir com o trabalho de conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama realizado pela instituição, que realiza dia 22 deste mês, no Rio de Janeiro, a I Caminhada das Vitoriosas Nacional. A Gaiamancia reforça, assim, o time de empresas apoiadoras das ações da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).

A I Mostra Gaiamancia de Decoração - Em Apoio à FEMAMA envolve 16 profissionais que, voluntariamente, harmonizaram os ambientes da loja Gaiamancia da Barra. Todos os envolvidos no projeto aderiram à causa da FEMAMA e estarão na Caminhada das Vitoriosas. O coquetel de inauguração da mostra, na sexta-feira, dia 20, a partir das 19h30, será também uma oportunidade de adesão das clientes à Caminhada que acontecerá na orla de Copacabana e reunirá pessoas que venceram o câncer, amigos, familiares e apoiadores da causa. Além de ser uma das apoiadoras oficiais do evento, a Gaiamancia distribuirá a camiseta oficial da caminhada a todos os presentes no coquetel.
“O trabalho de conscientização sobre o câncer de mama é uma causa nobre que decidimos abraçar. Por meio da parceria com a FEMAMA, pretendemos ajudar a atrair mais pessoas para esta luta”, declara Tony Silva.

“No Brasil, temos um dos maiores índices de incidência de câncer de mama do mundo. Precisamos fazer com que as chances de cura de 95%, garantidas pela ciência, se transformem em realidade na prática. E isso só é possível através da detecção precoce”, explica Maira Caleffi, presidente da FEMAMA, salientando que a mamografia anual a partir dos 40 anos é fundamental. Já Paulo Sergio Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer afirma que, “como cidadão e como arquiteto, é importante apoiar ações como essa, que reforçam a divulgação da cura do câncer de mama, me sinto comprometido com a iniciativa”.
A Mostra agrega marcas de peso do setor moveleiro, como a Parma Móveis, mineira reconhecida no mercado por apresentar qualidade e práticas socialmente responsáveis. Além dos arquitetos, outros parceiros também contribuem voluntariamente, como Conceição Neroni da Peroni Gastronomia, e a produtora de filmes Histórias Incríveis, do cineasta e diretor da Rede Globo, Edson Erdmann, e a empresa Vitória Decorações.

Sobre a Gaiamancia
Há quatro anos no mercado e há sete meses na Barra da Tijuca, a Gaiamancia é uma rede de lojas de móveis e decoração, atualmente com sete unidades em quatro lugares do estado do Rio (Pólo Moveleiro de Duque de Caxias, Niterói e Rio). Gaiamancia significa criação de ambientes harmoniosos, filosofia que os sócios desejam transmitir aos clientes.
As Mostras Gaiamancia de Decoração entrarão no calendário oficial da rede, sempre em apoio a organizações da sociedade civil. A segunda edição, em data ainda em definição, será em benefício do Retiro dos Artistas.

I Mostra Gaiamancia de Decoração - Em Apoio à FEMAMA
Acontece: de 20 de novembro de 2009 a 08 de março de 2010
Horário: das 10h às 21h – de segunda a sábado e de 14h às 20h aos domingos
Endereço: Av. Armando Lombardi, 34 . Barra da Tijuca
Estacionamento gratuito no local.

Apresentamos os Arquitetos, design de interiores e paisagistas que apóiam 1ª Mostra Gaiamancia de Decoração.

Alessandra Mendonça e Letícia Baêta: Home Theater, Sala de Estar e Jantar
Ana Ciconha: Sala de Estar, Jantar e adornos florais
Ana Martins: Sala de Estar e Jantar
Bete Lopes da Fitoplantas: Paisagismo da Varanda e Loja
Celina Mello Franco e Nilton Montarroyos: Sala de Estar e Home Office do Casal
Estela Pinheiro e Hercules Bassalo: Sala de Estar, Home Theater e Jantar
Estela Pinheiro e Ju Vidreiro: Vitrine
Margareth Villela: Sala de Estar e Bar
Patrícia Agostini e Isve Campos: Sala de Estar e Jantar
Patrícia Nolasco: Hall e Toaletes
Paulo Sergio Niemeyer: Sala de Estar, Jantar, Lounge e Varanda
Rachel Marques de Sá: Sala Multifuncional

Horário especial para o Dia da Consciência Negra

No feriado do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, três dos diversos shoppings administrados pelo grupo Aliansce - Via Parque Shopping, Shopping Grande Rio e Santa Cruz Shopping - estarão com horário especial. O Passeio Shopping, do mesmo grupo, não abrirá.

Via Parque Shopping

Feriado do dia 20/11 – As lojas funcionarão das 15h às 21h e a Praça de Alimentação das 12h às 22h.

O Via Parque Shopping na Av. Ayrton Senna, 3.000 – Barra da Tijuca. Tel.: (21) 2421-9222.

Shopping Grande Rio

Feriado do dia 20/11 – As lojas funcionarão das 15h às 21h e a Praça de Alimentação das 10h às 22h. O Supermercado Extra funcionará das 9h às 23h.

O Shopping Grande Rio fica na Rodovia Presidente Dutra, 4.200 – São João de Meriti – Tel: (21) 2662-7222.

Santa Cruz Shopping

Feriado do dia 20/11 – As lojas funcionarão das 15h às 21h e a Praça de Alimentação das 12h às 21h.

O Santa Cruz Shopping fica na Rua Felipe Cardoso, 540 – Santa Cruz - Tel: (21)2418-9400.

Passeio Shopping

Feriado do dia 20/11 – O shopping não funcionará.

O Passeio Shopping fica na Rua da Viúva, 100 – Campo Grande. Tel: (21)2414-0003.

CEDAE ENCONTRA GATOS EM OFICINA E COLÉGIO NA ZONA OESTE

Policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e técnicos da Assessoria de Segurança Empresarial da Nova Cedae encontraram ontem (18/11) ligações clandestinas em uma oficina de caminhões e num colégio particular na Zona Oeste. As irregularidades foram detectadas na localidade de Palmares, em Santa Cruz. Um dos pontos não tem sequer matrícula na Cedae e o outro tem histórico de inadimplência.
A proprietária da Carroceria Ltda, oficina de recuperação de carrocerias de caminhão, foi conduzida à DDSD para prestar esclarecimentos. O estabelecimento comercial tem 18 funcionários e fica na Rua Sargento Geraldo Berte, 51. A oficina não tem nem mesmo registro na Cedae.
A equipe deixou intimação no colégio particular Campinho, na Rua Cabo Saulo Vasconcelos, 36, para que também dê explicações à DDSD. A escola que oferece ensino fundamental e ensino médio a 680 alunos, tem 18 professores e 12 funcionários.
Com 10 salas de aula, o local funciona nos turnos da manhã e tarde. O imóvel está inscrito como “baixa renda”, pagando por mês a quantia de R$ 15, sendo que desde 2002 está com várias contas em aberto. Nos dois casos, as ligações clandestinas na tubulação de água regular era de ¾ de polegada.
“Ligações clandestinas contribuem para desabastecer algumas localidades, além de causar grande prejuízo nos cofres da Cedae”, afirma o presidente da companhia, Wagner Victer, ressaltando que furto de água é crime previsto no Código Penal. Os responsáveis pelos respectivos gatos foram conduzidos à DDSD.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Cabral e Cedae lançam programa de apoio para Pestalozzi e Apae

Entidades serão beneficiadas com isenção de tarifas de água e esgoto

DATA: AMANHÃ - Quinta-feira (19/11)
HORÁRIO: 10h
LOCAL: Palácio Laranjeiras (Rua Paulo César Andrade, 407, Parque Guinle)

Com histórico trabalho de apoio a excepcionais, a Apae e a Pestalozzi serão beneficiadas pelo programa de apoio que se fará pela isenção de tarifas de água e esgoto concedidas pelo governo do estado e pela Cedae. Nesta quinta-feira, (19/11), no Palácio Laranjeiras, o governador Sérgio Cabral assina termo para início do programa da Cedae que favorece essas entidades filantrópicas. Também participarão da cerimônia de assinatura a presidente de honra do RioSolidario, Adriana Ancelmo Cabral; o vice-governador, Luiz Fernando Pezão; o presidente da Cedae, Wagner Victer; e os presidentes das federações das Apaes e das associações Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro, respectivamente, Delton Pedroso Bastos e Marco Antonio Castilho Carneiro.

O documento a ser assinado visa regulamentar a Lei estadual nº 1.757, de 27 de novembro de 1990, que autoriza a Cedae a promover a isenção das tarifas de água e esgoto que incidem sobre todos os imóveis utilizados pelas Apaes e Pestalozzis nos diversos municípios do estado atendidos pela companhia de água e esgoto, totalizando cerca de 60 unidades. O projeto faz parte do programa de responsabilidade social da Cedae em parceria com o RioSolidario, cuja meta é a colaboração conjunta com as referidas entidades.

- O programa também expressa o reconhecimento do governo do estado do Rio de Janeiro e da Cedae ao importante trabalho social realizado pelas Apaes e Pestalozzi – destaca o presidente da Cedae, Wagner Victer.
La Reine

Uma verdadeira dinastia de “rainhas”, encabeçadas por Ruth Elizabeth Lucciano, fizeram uma prévia da inauguração do Studio Pilates La Reine, que já tem data marcada para iniciar suas atividades no Cosmopolitan do Parque das Rosas. As cinco sócias, lindas e bem vestidas receberam amigas como Vera Loyola, Ghai, Marlene Barreto, a fisioterapeuta Elin Machado, Eloísa Carvalho e Elen Violeta no Zuka Barra, em sofisticado almoço. Na ocasião, comemorou-se o aniversário da bela Alexandra Pietra de Oliveira, com direito a delicioso e bem confeitado bolo.
H.Cantamissa

Na foto: Raquel e Ingrid França, Ruth Elizabeth Lucciano, Alexandra Pietra de Oliveira e Luciana Machado Soares.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Novidade

A Adidas vai fabricar tênis de 1 euro no ano que vem, acredita? A empresa alemã Adidas tem planos de produzir tênis que serao vendidos a 1 euro, o equivalente hoje a menos de 3 reais. A ideia surgiu depois que Muhammad Yunus, vencedor do Nobel da Paz em 2006 e conhecido como 'banqueiro dos pobres', disse que a companhia precisava se engajar em projetos sociais. No ano passado, ela foi criticada pela quantia paga aos seus funcionários nas fábricas da China. A produçao dos calçados deve começar no ano que vem, em Bangladesh - além de favorecer os mais pobres, pretende criar empregos para os trabalhadores do país. Ainda nao se sabe se os tênis virao com as famosas 3 listras da marca, mas a Adidas já disse que a questao do ‘1 euro’ foi conceitual e que deve, de fato, cobrar um pouco mais do que isso - o suficiente para cobrir gastos com materiais e fabricaçao.

GUARDA MUNICIPAL RECEBE PATINETES ELÉTRICOS QUE SERÃO USADOS NO PATRULHAMENTO DA ORLA

O prefeito Eduardo Paes apresentou na manhã deste domingo, dia 15, em Copacabana, os 20 patinetes elétricos que serão utilizados no patrulhamento da orla pela Guarda Municipal durante o verão. Amplamente usado no patrulhamento de praias da Califórnia, Miami e Côte d'Azur, o Segway é utilizado por cerca de mil corporações e forças de segurança em todo o mundo.Ecologicamente correto, o equipamento é movido a bateria, podendo ser recarregado em qualquer tomada. Com autonomia de até 38km, os patinetes elétricos começam, efetivamente, a atuar, a partir de 1º de dezembro, quando começa a 'Operação Verão 2010'. E serão distribuídos da seguinte maneira: Copacabana e Leme (seis); Ipanema e Leblon (quatro); Lagoa (quatro); e toda a região do Aterro do Flamengo (seis).Acompanhado pelo secretário Especial da Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, e pelo comandante da Guarda Municipal, Cel. Ricardo Pacheco, Paes experimentou um dos equipamentos e teceu elogios à suafuncionalidade. - O guarda se desloca mais rapidamente, sem falar que o equipamento é de fácil manuseio, já que acompanha o movimento do corpo. Sem dúvida, o Segway vai aumentar a capacidade de ação e reação da Guarda Municipal, dando às pessoas maior sensação de segurança - disse o prefeito, que pretende ampliar o número de patinetes na cidade. - A idéia é que se atinja não só a orla, mas outras regiões que concentram grande número de pessoas, como o Maracanã e a Quinta da Boa Vista. Enfim, locais que precisam de uma atenção mais ostensiva da Guarda Municipal. Quanto mais policiamento ostensivo, maior a segurança para a pessoa que possa ser vítima de um delito, e maior a inibição para aqueles que pretende cometê-lo - disse o Eduardo Paes.O secretário da Ordem Pública destacou outra importante funcionalidade dos patinetes elétricos. - Como os guardas estarão a 30 centímetros do chão, terão um campo de visão privilegiado. Por isso, vamos conseguir com um efetivo menor fazer uma cobertura mais eficiente das áreas de lazer.O prefeito do Rio também falou sobre a 'Operação Verão 2010'. Segundo ele, a Prefeitura do Rio vai trabalhar para garantir aos cariocas e visitantes uma estação tranquila e ordenada.
- O verão é sinônimo de diversão, celebração e de encontro, principalmente nas praias. A Prefeitura do Rio quer é que as pessoas se divirtam mas respeitem os direitos dos outros. Que colaborem com a limpeza das praias e evitem, por exemplo, estacionar em locais proibidos. Por isso, realizaremos um grande trabalho para que possamos ter um verão com tranquilidade - disse o prefeito, que anunciou novidades para a Guarda Municipal.- A frota de carros da GM-Rio será totalmente renovada. Além disso, estamos fazendo um concurso para que tenhamos cerca de 1.500 a 2 mil novos guardas nas ruas.Dados técnicosO equipamento funciona com o auto-equilíbrio do condutor e foi concebido para circulação de curta distância, com aglomerados, sem risco ao pedestre. O Segway é ecologicamente correto. Movido abateria, pode ser recarregado, a exemplo de um celular. A empresa representante do equipamento no Brasil prestará toda a assistência técnica necessária à Guarda Municipal.Velocidade máxima - 20km/hAutonomia - até 38kmPreço – R$ 26 mil Texto: Flávia David Fotos: Beth Santos

Arezzo inaugura no Via Parque Shopping

Com o terceiro lançamento da coleção de verão, a Arezzo inaugurou sua quinta unidade na Barra da Tijuca, no Via Parque Shopping, na primeira quinzena de novembro. Segundo a coordenadora comercial da rede, Déa Durão, a marca pretende abrir mais oito pontos no Rio, entre franquias e lojas próprias, até o final do ano.
Conforme as projeções, o Via Parque Shopping finaliza, até dezembro, a revitalização do seu mix de lojas, com as marcas Andarella, Mr. Cat, Myth, X Site, Kevingston, Ricardo Eletro, Paetê, Márcia Barbieri, Rock Baby, Casual Street, Zinzane, C Gestante, Kay Francis.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Subprefeitura derruba cinco construções irregulares na Praça Seca

A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá coordenou nessa sexta, dia 13, a demolição de cinco construções irregulares na Rua Albano, Praça Seca, em Jacarepaguá. As obras, notificadas desde julho deste ano, foram erguidas na beira do Rio Tindiba, e por isso são ilegalizáveis. Além disso, esse tipo de construção coloca em risco as pessoas e poderia atrapalhar as melhorias esperadas com as obras do programa de Macrodrenagem previstas para a região, que beneficiarão a população de todo o bairro.
O subprefeito Tiago Mohamed reconhece que é preciso combater esse tipo de construção que ocupa as margens dos rios. “Com o programa de Macrodrenagem da Prefeitura do Rio, conseguiremos melhorar as condições dos rios de Jacarepaguá. O trabalho incluirá dragagem e alargamento de trechos, por isso é importante continuar mapeando as ocupações irregulares nas margens”, disse o subprefeito Tiago Mohamed.
A operação mobilizou cerca de 40 homens da Guarda Municipal, Grupamento Especial de Trânsito (GET), 18º BPM, Light, Rio Águas, CEDAE, 17ª Divisão de Conservação da Secretaria Municipal de Obras, Comlurb, Gerência de Operações Especiais (GOE), agentes da Secretaria Municipal de Urbanismo e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU).

Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária 2009

Começa oficialmente a Campanha Anual da Sociedade Brasileira de Mastologia, a Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária, no Rio de Janeiro.

O câncer de mama continua sendo a maior causa de morte entre mulheres no Brasil. Por isso, mais uma vez, a Sociedade Brasileira de Mastologia investe na prevenção como tema da campanha. A Semana Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária começa no dia 16 de novembro, segunda-feira, e alerta para o diagnóstico precoce, que aumenta a chance de cura em 90-100%.

A Semana vai ser marcada por ações em todo o Brasil. Uma delas é inédita e acontecerá em São Paulo, no dia 14, sábado, dois dias antes da abertua oficial: mulheres motociclistas da Harley-Davidson sairão com suas motos pelas ruas de São Paulo, vestidas com uma camiseta feita especialmente para o evento. À frente, com ua moto pintada de rosa e preto, vai a economista Telma Saldanha, de 40 anos, que luta contra o câncer de mama.

Este ano, a musa da Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária é a simpática e bela atriz Giovana Anonella. "Fico muito feliz por estar envolvida e propagar a importância da prevenção do câncer de mama para mulheres de todas as idades", disse a atriz, que confirmou presença no café da manhã no Hotel Windsor na segunda-feira, dia 16.

No Brasil, em 20 anos, o número de casos e de mortes dobrou. A expectativa é assustadora: 50 mil novos casos vão surgir, com 10 mil mortes. Nos consultórios, os médicos vêm mulheres cada vez mais jovens e com tumores mais agressivos. “Apenas 5%-10% dos tumores de mama são hereditários devido à herança da mutação germinativa”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Dr. Ricardo Chagas.

Os fatores de risco dos outros 95%-90% quase todos são decorrentes de hábitos. Segundo Dr. Ricardo Chagas, é importante que a mulher leve uma vida saudável, mantenha o peso, faça exercícios aeróbicos e beba pouco álcool. Estudos mostram que o stress pode ter um impacto sobre o câncer, afetando o crescimento de tumores e o fato dele se espalhar para outras partes do organismo.

Dificuldades no caminho do tratamento:
Este ano, a lei 11.664 garantiu às brasileiras a partir dos 40 anos o acesso gratuito à mamografia pelo Sistema Único de Saúde. Uma pesquisa da Pnad 2006, do IBGE, mostra que 49,7% das mulheres com mais de 50 anos nunca fizeram uma mamografia. Muitas sequer sabiam que é o método mais eficiente de detecção. A questão agora é que, com o resultado em mãos, as dificuldades passam a ser ligadas a onde e quando tratar a doença. Em regiões periféricas e distantes de centros urbanos a distribuição desigual dos mamógrafos dificulta o acesso da maioria das mulheres. Segundo dados do Cadastro Nacional dos Equipamentos de Saúde (CNES), atualizados em agosto, a região Sudeste conta com 703 mamógrafos para atendimento pelo SUS enquanto a região Norte tem 72 e no Acre, somente um. “O problema é a subutilização e a má distribuição”, diz o presidente da SBM, Dr.Ricardo Chagas.

Serviço:
Abertura Oficial da Semana Nacional de Incentivo à Saúde Mamária
Café da Manhã para a imprensa -
Dia: 16 de novembro, segunda-feira
Horário: das 8h às 11h
Endereço: Hotel Windsor Barra - Av. Sernambetiba, 2630 - Barra – com a presença da atriz Giovanna Antonelli

Escolas comemoram 100 e 50 anos

O vereador Reimont, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal do Rio, homenageará na próxima segunda-feira (16/11), às 10h, no Plenário da Casa Legislativa, duas das mais tradicionais unidades escolares cariocas. A solenidade comemorará os 100 anos da Escola Municipal Campos Salles, a primeira educação infantil do Rio de Janeiro, e o Colégio São Vicente de Paulo, onde estudaram importantes cidadãos, como o ex-Presidente da República Fernando Collor de Mello. O Coral do Colégio São Vicente fará uma apresentação especial para o público presente e diversas personalidades das unidades escolares serão homenageadas com placas comemorativas.

PELÉ AO VIVO

Na tarde do próximo sábado, dia 14/11, às 13h, O Esporte Fantástico de Mylena Ciribelli conta em detalhes a história do gol mil de Pelé, que completa 40 anos no dia 19 de novembro. O repórter André Tal conversou com Joseval Peixoto, jornalista que narrou o gol 1000 pela rádio Jovem Pan. A equipe do Esporte Fantástico também entrevistou os jornalistas cariocas Washington Rodrigues e Iata Ânderson, que estavam no estádio do Maracanã em 1969 e revelam detalhes curiosos e emocionantes da data histórica. Os ex-jogadores Joel Camargo, Manoel Maria, Clodoaldo, Lima e Edu, companheiros de Pelé no time do Santos, relembram momentos marcantes vividos naquela noite. O Rei do futebol também revela o que sentiu momentos antes de entrar para a história. “Apesar de toda minha experiência, confesso que minhas pernas tremeram na hora de cobrar aquele pênalti. Todo o Maracanã parou para ver o milésimo gol. Ainda bem que deu tudo certo”, declarou Pelé. O Esporte Fantástico exibe ainda uma divertida partida de tênis entre os são-paulinos Felipe Massa e Fernando Meligeni. O repórter Fernando Nardini acompanhou o desafio. Após a disputa, realizada no clube do São Paulo, o piloto da Ferrari falou sobre o grave acidente que sofreu nos treinos classificatórios para o GP da Hungria. Massa também revelou os planos para a próxima temporada da Fórmula 1. No quadro “A vida antes da bola” o repórter Bruno Piccinato entrevistou o volante Amaral, ex-Palmeiras, Corinthians e Seleção Brasileira. Antes de ganhar fama com a bola nos pés, Amaral trabalhou como coveiro. O atleta revela detalhes dessa fase da vida com muito bom humor. Apresentado por Mylena Ciribelli, o Esporte Fantástico vai ao ar neste sábado, às 13h.

Prefeitura inaugura creche na Cidade de Deus

A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá e a Secretaria Municipal de Educação inauguraram nessa quinta, dia 12, o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Jardim do Amanhã, na Cidade de Deus. Como o novo EDI – modelo de atendimento educacional que integra a creche e a pré-escola em uma mesma unidade, o Município passa a oferecer mais 75 vagas nesta região, uma das mais carentes da cidade, reduzindo em quase 50% a demanda por vagas na área.

O espaço, onde foi instalada a nova unidade educacional, estava abandonado e era cuidado pela Associação de Moradores. Após negociações do subprefeito Tiago Mohamed e da administradora regional da CDD, Miria Ferreira, junto aos representantes da associação, o espaço foi cedido à Prefeitura para dar lugar ao EDI.

“Isso é só o começo dos investimentos da Prefeitura na Cidade de Deus, que há muito estava abandonada pelo poder público. Além disso, o Prefeito Eduardo Paes está empenhado em inaugurar no próximo ano mais três espaços como esse aqui na região”, disse o subprefeito Tiago Mohamed.


CONSELHO REGIONAL - Jacarepaguá - Barra - Recreio - Vargens

FAMRIO– FED DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

A COORDENAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DA FAMRIO CONVOCA AS ASSOCIAÇÕES,
FILIADA OU NÃO, E DEMAIS INTERESSADOS À PRÓXIMA REUNIÃO DO CONSELHO REGIONAL (VER ABAIXO) E COMUNICA O SEU CALENDÁRIO 2009 4º TRIMESTRE DAS
PLENÁRIAS MENSAIS ORDINÁRIAS QUE SE REALIZARÃO NO C.M.S. DO TANQUE.

P R Ó X I M A R E U N I Ã O
DIA: 14/NOV/2009 - SÁBADO - 16:30 Horas
CENTRO MÉDICO DE SAÚDE DO TANQUE - AV. GEREMÁRIO DANTAS 135 – TANQUE

P A U T A:
- PLANO DIRETOR – Avaliação das Audiências Públicas realizadas em
Setembro na Câmara de Vereadores.
- TRANSPORTE: METRO Linha 6 – Avaliação da campanha sob a realidade
das Olimpíadas Rio_2016.
VIA C – Projeto da Prefeitura e Propostas da Comunidade.
- PÁGINA NA INTERNET – Propostas e idéias para a criação e publicação
da página do Conselho Regional, até JAN/2010.
- CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAUDE – Avaliação do 2º momento da X
Conferência de Saúde. Articulação para a eleição do CODS AP4 em 2010.

CALENDÁRIO DAS PLENÁRIAS DO CONSELHO REGIONAL - 4ºTRIM / 2009

10–OUTUBRO / 14–NOVEMBRO / 12–DEZEMBRO

REUNIÕES DA COORDENAÇÃO DO CONSELHO
( 5ª Feira sempre às 19 horas no CMS do Tanque )
OUTUBRO – 01 e 22 NOVEMBRO – 05 e 19 DEZEMBRO – 03 e 17

COORDENAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DA FAMRIO

CEDAE ENCONTRA GATO EM CENTRO COMERCIAL NA ZONA OESTE

Policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e técnicos da Assessoria de Segurança Empresarial da Nova Cedae encontraram ontem, (12/11) uma ligação clandestina de ¾ de polegada em um centro comercial no bairro de Sepetiba, na Zona Oeste. A empresa não tinha sequer matrícula na Cedae.

Localizado na Estrada do Piauí, nº 6.303, o prédio tem nove salas, sendo que seis estão vagas. Como o responsável não foi encontrado, foi deixada intimação para que compareça à DDSD para prestar esclarecimentos.

“Ligações clandestinas contribuem para desabastecer algumas localidades, além de causar grande prejuízo nos cofres da Cedae”, afirma o presidente da companhia, Wagner Victer, ressaltando que furto de água é crime previsto no Código Penal. Os responsáveis pelos respectivos gatos foram conduzidos à DDSD.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Causas do apagão continuam um mistério

Por Redação - de Brasília

Lobão conversou com Lula sobre o apagãoMinistro de Minas e Energia, Edison Lobão conversou na manhã desta quarta-feira, por telefone, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para informá-lo sobre os procedimentos adotados para identificar as causas do apagão ocorrido na noite passada e definir que Estados foram realmente afetados. Lobão também tranquilizou o presidente sobre o restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em todo o país. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério de Minas e Energia.

Técnicos do setor de energia elétrica seguem tentando apurar as causas da falta generalizada de energia e nas próximas horas, o ministro Edison Lobão se reúne com o Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico para ouvir as conclusões sobre o problema e discutir medidas a serem adotadas para evitar que se repita. O Conselho é presidido pelo ministro de Minas e Energia e integrado por representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O blecaute ocorreu em função de um desligamento na Usina Hidrelétrica de Itaipu e atingiu vários estados do país e também o Paraguai. A causa provável, segundo Edison Lobão, teria sido um fenômeno atmosférico.

Cobranças

No Congresso, a líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (SC), respondeu pela manhã a iniciativa da oposição de pedir informações ao governo sobre o episódio do apagão. Ela afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, têm todo o interesse de esclarecer à sociedade o que ocorreu. Entretanto, isso só pode ser feito depois de apuradas as razões do blecaute, o que já está ocorrendo, segundo ela.

Sobre a tentativa de a oposição querer vincular o nome de Dilma Rousseff a uma eventual crise no sistema por ela já ter ocupado a pasta de Minas e Energia, Ideli defendeu a ministra da Casa Civil:

– Quando Dilma foi ministra, não tivemos apagão.

O líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), apresentou requerimento, à Mesa Diretora, para que os ex-ministros de Minas e Energia Silas Rondeau e Dilma Rousseff e o atual, Edison Lobão, expliquem os investimentos feitos no setor energético durante todo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A atitude da oposição, também segundo o ministro da Justiça, Tarso Genro, trata-se de um equívoco.

– Acho que eles estão comparando uma catástrofe com um tropeção na distribuição de energia. Acho que é mais um equívoco que eles vão cometer como oposição – disse ao ser questionado sobre o assunto por jornalistas no Itamaraty, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com o presidente de Israel, Shimon Peres.

Segundo Tarso Genro, a falta de energia elétrica não causou qualquer prejuízo ao sistema de segurança pública e aos presídios federais.

– Os presídios federais funcionam de uma maneira estável, absolutamente controlada, sem nenhuma possibilidade de utilização desse incidente para causar algum tipo de desordem – avaliou.

Explicações

Para o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, o apagão elétrico ocorrido em 18 Estados na noite passada necessita de uma explicação “precisa” das autoridades como forma de evitar especulações ou qualquer tipo de insegurança na população. O ministro admitiu que diante um problema de tamanha dimensão não existe alternativa para substituir o fornecimento de Itaipu. Mesmo fazendo questão de deixar claro que não é especialista no assunto, Bernardo disse que a Região Sudeste tem mais 30% da capacidade energética fornecida pela usina de Itaipu.

Ele rebateu críticas de que o sistema poderia ter sido substituído por termoelétricas na hora do apagão, para fornecer a energia necessária às regiões atingidas. Paulo Bernardo explicou que nenhum outro mecanismo naquele momento seria capaz de compensar o fornecimento de Itaipu.

– Na hora que caiu, as outras não seguraram – afirmou.

O ministro também não quis arriscar um palpite sobre a pane no sistema elétrico, mas descartou problemas na linha de transmissão pois, segundo ele, se a linha tivesse sido danificada, a eletricidade não teria voltado mais tarde. Bernardo disse ainda que o apagão não foi ocasionado por problema de geração já que esteve na região há dez dias e constatou que as usinas jogam água pelos vertedouros em consequência do volume armazenado nas represas.

– A capacidade de geração está intacta e tem água sobrando. Isso é generalizado na região em todas as hidrelétricas da bacia do Paraná – rebateu.

Como os técnicos passaram a noite na tentativa de restabelecer o abastecimento de energia, somente nas próximas horas poderão se dedicar à análise dos eventos e aos dados armazenadas nos computadores, já que o sistema é todo informatizado e pode fornecer informações sobre onde começou o problema, disse o ministro. Ele negou também problemas de investimento no setor e disse que o sistema funciona normalmente. Paulo Bernardo destacou que um acidente ninguém pode dizer que não irá acontecer.

Fragilidade

O apagão também se transformou em pauta no Senado. O presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), disse que o episódio demonstra “uma certa fragilidade” do sistema energético. Para ele, o problema torna-se mais sério por envolver uma hidrelétrica do porte de Itaipu, que tem uma das tecnologias mais avançadas. Sarney considera equivocada qualquer comparação do episódio de ontem com a crise do setor energético em 2001. Segundo ele, o que ocorreu foi “um acidente”. O presidente do Senado ressaltou, entretanto, que cabe um debate amplo que envolva, além do setor produtivo, a modernização de equipamento e as relações de consumo.

Com o presidente da Casa, que não é especialista no assunto, concorda o consultor Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infra-estrutura. Ele acredita que o apagão que atingiu o país na noite passada mostra a necessidade de investimentos no setor elétrico para que os brasileiros não fiquem reféns de acidentes como o que parece ter provocado a falta de abastecimento de energia.

Ainda sem uma causa oficial conhecida, Pires disse que várias hipóteses podem ter provocado o acidente, mas afastou problemas meteorológicos ou queda de linhas de transmissão de Furnas, já que tanto a empresa como a meteorologia já descartaram essas possibilidades. Pires disse que o país precisa modernizar a gestão das linhas de transmissão, principalmente as de longa distância como as de Itaipu, para que no momento de um acidente o problema seja equacionado antes de afetar tantas cidades.

– As linhas de transmissão muito longas no Brasil são muito mal administradas. Em 1999 houve um evento igual ao de ontem (terça-feira), na época falaram de raio, vamos ver o que vão falar agora – disse Pires aos jornalistas.

Ele lembrou que – com a retomada da economia e o aumento de temperatura, "com reportagens mostrando que já está faltando ar condicionado para vender" – a sobrecarga pode ter causado algum problema técnico, mas que com uma gestão mais eficiente o apagão poderia ter sido restrito a uma região.

– Isso mostra que o Brasil está muito vulnerável, você não pode deixar um país com a dimensão do Brasil refém de acidentes – acrescentou.

Pires ressaltou que em breve o país vai receber mais uma linha de transmissão de longa distância no rio Madeira, das usinas de Santo Antonio e Jirau.

– Daqui a pouco vamos ter a linha do Madeira, também de longa distância. É preciso modernizar para quando tiver eventos desse tipo se consiga isolar o acidente e não afetar o Brasil inteiro – avaliou.

O Operador Nacional do Sistema (ONS) disse que não há motivo para ter ocorrido uma sobrecarga no Sistema Interligado Nacional, já que no horário de início do apagão – pouco depois das 22h – as indústrias estavam desligadas. O órgão ainda não tem uma posição oficial sobre a falta de energia que atingiu 18 Estados brasileiros, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.

Segundo o secretário-executivo do Ministério de Minas de Energia, Márcio Zimmermann, três linhas de Furnas saíram do sistema, mas ainda não foi revelada a causa. A empresa, no entanto, informou nesta quarta-feira que nenhuma linha foi danificada e que está operando normalmente. O apagão durou cerca de 5 horas.

Transmissão normal

A empresa Furnas Centrais Elétricas informou em nota, nesta quarta-feira à tarde, que suas linhas de transmissão que ligam a Usina de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN) estão operando normalmente e que não foi identificado qualquer dano nos circuitos e torres de transmissão. Na noite passada, uma pane paralisou a Usina Hidrelétrica de Itaipu, causando um apagão de quase três horas em dez estados brasileiros e também no Paraguai. O Rio de Janeiro foi o mais castigado.

A nota de Furnas diz, ainda, que o ONS está apurando as causas do blecaute. "As informações sobre o evento ainda estão sendo coletadas e processadas e, portanto, qualquer diagnóstico neste momento é puramente especulativo", afirma o comunicado.

Fonte; CDB

CARTA PUBLICADA NO ESTADÃO

Carta-resposta de um Juiz ao Presidente Lula publicada no Estadão.
Carta do Juiz Ruy Coppola

Mensagem ao presidente!

Estimado presidente, assisti na televisão, anteontem, o trecho de seu discurso criticando o Poder Judiciário e dizendo que V. Exa. e seu amigo Márcio, ministro da Justiça, há muito tempo são favoráveis ao controle externo do Poder Judiciário, não para 'meter a mão na decisão do juiz', mas para abrir a 'caixa-preta' do Poder... Vi também V. Exa. falar sobre 'duas Justiças' e sobre a influência do dinheiro nas decisões da Justiça.

Fiquei abismado, caro presidente, não com a falta de conhecimento de V.Exa., já que coisa diversa não poderia esperar (só pelo fato de que o nobre presidente é leigo), mas com o fato de que o nobre presidente ainda não se tenha dado conta de que não é mais candidato.
Não precisa mais falar como se em palanque estivesse; não precisa mais fazer cara de inconformado, alterando o tom da voz para influir no ânimo da platéia. Afinal, não é sempre que se faz discurso na porta da Volks.

Não precisa mais chorar. O eminente presidente precisa apenas mandar, o que não fez até agora.

Não existem duas Justiças, como V. Exa. falou. Existe uma só.

Que é cega, mas não é surda e costuma escutar as besteiras que muitos falam sobre ela.

Basta ao presidente mandar seu amigo Márcio tomar medidas concretas e efetivas contra o crime organizado.

Mandar seus demais ministros exercer os cargos para os quais foram nomeados.

Mandar seus líderes partidários fazer menos conchavos e começar a legislar em favor da sociedade.
Afinal, V. Exa. foi eleito para isso.
Sr. presidente, no mesmo canal de televisão, assisti a uma reportagem dando conta de que,

em Pernambuco (sua terra natal), crianças que haviam abandonado o lixão, por receberem R$ 25,00 do Bolsa-Escola , tinham voltado para aquela vida (??) insólita simplesmente porque desde janeiro seu governo não repassou o dinheiro destinado ao Bolsa-Escola .

E a Benedita, sr. presidente?
Disse ela que ficou sabendo dos fatos apenas no dia da reportagem. Como se pode ver, Sr. presidente, vou tentar lembrá-lo de algumas coisas simples. Nós, do Poder Judiciário, não temos caixa-preta. Temos leis inconsistentes e brandas (que seu amigo Márcio sempre utilizou para inocentar pessoas acusadas de crimes do colarinho-branco).

Temos de conviver com a Fazenda Pública (e o Sr. presidente é responsável por ela, caso não saiba), sendo nossa maior cliente e litigante, na maioria dos casos, de má-fé.
Temos os precatórios que não são pagos.
Temos acidentados que não recebem benefícios em dia (o INSS é de sua responsabilidade, Sr. presidente). Não temos medo algum de qualquer controle externo, Sr. presidente.
Temos medo, sim, de que pessoas menos avisadas, como V. Exa. mostrou ser, confundam controle externo com atividade jurisdicional (pergunte ao seu amigo Márcio, ele explica o que é).
De qualquer forma, não é bom falar de corda em casa de enforcado.
Evidente que V. Exa. usou da expressão 'caixa-preta' não no sentido pejorativo do termo.
Juízes não tomam vinho de R$ 4 mil a garrafa.
Juízes não são agradados com vinhos portugueses raros quando vão a restaurantes.
Juízes, quando fazem churrasco, não mandam vir churrasqueiro de outro Estado.
Mulheres de juízes não possuem condições financeiras para importar cabeleireiros de outras unidades da Federação, apenas para fazer uma 'escova'. Cachorros de juízes não andam de carro oficial. Caixa-preta por caixa-preta (no sentido meramente figurativo), sr. presidente, a do Poder Executivo é bem maior do que a nossa.
Meus respeitos a V. Exa. e recomendações ao seu amigo Márcio.

P.S.: Dê lembranças a 'Michelle'.

(Michelle é cachorrinha do presidente que passeia em carro oficial)

Ruy Coppola, juiz do 2.º Tribunal de Alçada Civil do Estado de São Paulo, São Paulo












.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

AVISO DE COLETIVA

CEDAE PEDE QUE POPULAÇÃO DO ESTADO ECONOMIZE ÁGUA DEVIDO A APAGÃO
Companhia solicita que população racionalize consumo nas próximas 72 horas

DATA: Hoje - Quarta-feira (11/11)
HORÁRIO: 10h30
LOCAL: Sede da Nova Cedae, na rua Sacadura Cabral, 103, 9° andar, Centro do Rio

Em decorrência do apagão do sistema elétrico, ocorrido por volta das 22h de ontem (10/11), o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, concederá, às 10h30 desta quarta-feira, uma entrevista coletiva em que vai detalhar as ações que a companhia está implementando para restabelecer a normalidade do sistema de abastecimento de água dos 62 municípios atendidos pela empresa em todo o Estado do Rio de Janeiro. A entrevista coletiva será na Sede da Nova Cedae, na rua Sacadura Cabral, 103, 9° andar, Centro do Rio

Rio pára em dia de chuva, apagão e deslizamentos; Túnel Rebouças pode ficar interditado por 48 horas

Da Redação
em São Paulo*
e do UOL News, no Rio de Janeiro


(texto atualizado às 15h58)

Deslizamentos de terra provocados pela forte chuva interditam desde a noite de terça-feira o Túnel Rebouças, principal via de ligação das zonas norte e sul do Rio, que tem mais de dois quilômetros de extensão e por onde passam diariamente cerca de 180 mil veículos.



TÚNEL REBOUÇAS FECHADO

Os deslizamentos no túnel prosseguem...

e não há previsão para liberação do trânsito
RIO FICA 'TRAVADO' NESTA QUARTA
TÚNEL SEM PREVISÃO DE LIBERAÇÃO
FOTOS DO DESLIZAMENTO
Segundo a prefeitura, pelo menos 100 toneladas de terra caíram da encosta do Morro do Cerro Corá, na zona sul. Novos pequenos deslizamentos continuavam ocorrendo durante a tarde de hoje. Não há previsão para a liberação das pistas, mas o secretário municipal de Obras, Eider Dantas, mencionou a possibilidade de cerca de mais 48 horas de interdição (em tese, o túnel pode ficar interditado até o início da tarde de sexta-feira).

Cerca de 25 homens da Defesa Civil Municipal tentam trabalhar na remoção de terra no túnel, mas a chuva intensa e o risco de mais deslizamentos impede os trabalhos. Segundo a Defesa Civil, a remoção total de terra só poderá ser concluída depois que a chuva parar, quando também poderá ser feita uma avaliação mais precisa das condições do túnel. Por enquanto, não há informação oficial sobre danos à estrutura do túnel.

Os bairros mais atingidos pelas chuvas no Rio de Janeiro são, segundo a prefeitura, Campo Grande, Taquara, Praça Seca, Piedade, Guadalupe, Tijuca, Centro, Catete, Glória, Barra da Tijuca, Praça da Bandeira, Bonsucesso e Higienópolis.

A Defesa Civil Municipal recebeu 90 chamadas nas últimas 24h. Em dias normais, o número de chamadas varia entre 10 e 12 por dia. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel João Carlos, por causa da chuva, técnicos do órgão fazem monitoramento das condições do morro do Vidigal e do Maciço da Tijuca, permanecendo em "estado de atenção", com profissionais de plantão 24 horas.

Não há registros de feridos e nem desabrigados. A maioria dos chamados, registrados entre ontem e hoje, é para infiltrações e rachaduras em residências. Para atendimento em casos de emergências ou solicitações, a Defesa Civil coloca à disposição das população o telefone gratuito 199.

A chuva também causou a interrupção do fornecimento de energia e telefone em parte da cidade. De acordo com a Light, o apagão atinge partes do município de Nova Iguaçu; Anil e Freguesia, em Jacarepaguá; Cosmos e Barra da Tijuca, na zona oeste; Santa Teresa, na região central; e Tijuca, na zona norte.

A assessoria da Light informou que técnicos da empresa estão fazendo reparos nestas regiões. Os moradores do bairro de Copacabana também ficaram sem energia por 20 minutos durante a manhã. A queda foi provocada por um problema na linha de transmissão que abastece a subestação da região, que afetou todo o bairro.

Na manhã desta quarta-feira, com sinais de trânsito apagados, motoristas tentavam trafegar pela contramão para conseguir chegar ao trabalho.

A situação caótica não se restringe aos meios de transporte terrestres. O aeroporto Santos Dumont, no centro, fechou para pousos e decolagens, e o Internacional Antonio Carlos Jobim, na Ilha do Governador, zona norte, operava por meio de instrumentos.

O secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, pediu aos cariocas que não saiam de carro, que dêem preferência a trens e metrô e, se possível, fiquem em casa. "O dia todo será complicado", vaticinou.

Em entrevista ao UOL News, o coordenador de operações da Defesa Civil, coronel Evandro Sarno, declarou que, apesar da situação caótica, a chuva forte era prevista e "não pegou o Rio de Janeiro de surpresa". "Os maiores problemas estão na fluidez do trânsito", disse.

Deslizamento na Rio-Santos

A Defesa Civil Estadual não tinha registro de ocorrências graves em outros municípios do RJ por causa da chuva até o início da tarde. Houve um deslizamento de terra numa encosta da rodovia Rio-Santos no município de Itaguaí (75 km a oeste do Rio de Janeiro), que provocou a interdição parcial da pista no sentido Rio-Parati. Não houve vítimas e não há registro de congestionamento nesse trecho da rodovia.

Chuva deve continuar

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva que causa transtornos no Rio desde a noite de ontem é fruto da influência de áreas de instabilidade provocadas pelo encontro da umidade vinda da Amazônia com uma frente fria, provavelmente originária da Argentina. O meteorologista Lúcio de Souza informou que a previsão é de que o cenário chuvoso permaneça inalterado nas próximas 48 horas.

A estimativa do Inmet é de 45 a 50 milímetros de chuva nas 24 horas na região metropolitana do Rio, o que é considerado cenário de chuva moderada. No entanto, de acordo com o meteorologista, os danos são agravados por causa da característica intermitente da chuva. "É um fenômeno característico da instabilidade da primavera com a chegada do verão", explicou Souza.

*Com informações da Agência Estado

CONSTRUÇÃO DE PRÉDIO COMERCIAL USAVA ÁGUA IRREGULAR NA OBRA

Policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) e técnicos da Assessoria de Segurança Empresarial da Nova Cedae encontraram hoje (11/11) ligação clandestina de água numa construção comercial em Campo Grande, na Zona Oeste. O encarregado da obra, que não tinha sequer matrícula na Cedae, foi encaminhado à DDSD para prestar esclarecimentos.

Localizado na Estrada da Posse, 1.171, o edifício comercial de dois andares e 15 salas estava na fase do acabamento. O “gato” de ¾ de polegada na tubulação da empresa abastecia obra com área de 340 metros quadrados.

“Ligações clandestinas contribuem para desabastecer algumas localidades, além de causar grande prejuízo nos cofres da Cedae”, afirma o presidente da companhia, Wagner Victer, ressaltando que furto de água é crime previsto no Código Penal. Os responsáveis pelos respectivos gatos foram conduzidos à DDSD.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Secretário de Segurança Pública do Estado, na Câmara Comunitária

O Secretário de Segurança Pública do Estado, José Mariano Beltrame, dará palestra sobre “Segurança Pública no Rio de Janeiro”, dia 11 de novembro, às 20h00, no auditório da CCBT.
A Camara Comunitária da Barra da Tijuca em parceria com o 31º CCS (Conselho Comunitário de Segurança), tem como objetivo aproximar os líderes e a comunidade da região com a autoridade responsável por essa área, tão sensível a toda a população do Rio de Janeiro. Como outros bairros da cidade, a comunidade da Barra e regiões vizinhas tem todo o interesse em conhecer os projetos, planos e ações da Secretaria de Segurança Pública e que sejam de importância e relevância para a região.
Depois da palestra, o Secretário responderá a perguntas da platéia dirigidas a ele.
Será também uma boa oportunidade para que os condomínios e moradores da região encaminhem, por escrito, suas sugestões e demandas para o Secretário.

IVO PESSOA ESTRÉIA TEMPORADA DE SHOWS NA BARRA DA TIJUCA

O cantor e compositor IVO PESSOA (dono da voz que se ouve na novela ALMA GÊMEA, na música-tema dos protagonistas, UMA VEZ MAIS) estréia na próxima quinta-feira (12/11) a temporada de shows na casa GALETO XIC no Condado de Cascais, Barra da Tijuca, que acontecerá também nas demais quintas de novembro, sempre a partir das 21:00hs. No melhor estilo bistrô, a casa contou com presenças ilustres em sua recente inauguração, entre elas a do diretor global J.B. Oliveira, o Boninho. Além de boa comida e um espaço charmoso e aconchegante, os habituées da casa poderão curtir e até interagir nos 3 shows do cantor IVO PESSOA, que estará mostrando de forma bem intimista para um seleto público, as músicas que o consagraram nas novelas e algumas faixas de seu mais recente trabalho, o CD “Olha Dentro dos Meus Olhos”. Dica imperdível!

SEMANA JURÍDICA DEBATE SEGURANÇA PÚBLICA, UNIÃO ESTÁVEL E ASSÉDIO MORAL

De hoje, até o dia 13 de novembro, magistrados, advogados e estudantes de Direito estarão reunidos na Universidade Veiga de Almeida
Temas comuns à rotina de escritórios de advocacia e tribunais e de interesse da maioria dos cidadãos estarão na pauta da Semana Jurídica 2009 – Liberdades Democráticas, ciclo de palestras que acontece entre os dias 9 e 13 de novembro, na Universidade Veiga de Almeida (UVA). O evento, voltado para estudantes e profissionais de Direito, contará com a participação de magistrados e advogados, como Luciano Arantes e Sylvia Rhaddour, presidente e vice-presidente da Subseção Barra da Tijuca da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Rio de Janeiro.
Na programação de segunda-feira, dia 9, o delegado de Polícia e especialista em Políticas Públicas, Luiz Fernando Damasceno Nader, abordará as desigualdades sociais como uma das maiores causas da violência em nosso país durante a palestra A Segurança Pública no Contexto dos Problemas Sociais Brasileiros.
No dia seguinte, o destaque será a participação da professora universitária e defensora pública aposentada, Marlene Padilha, comentando as peculiaridades e as regras previstas pelo Direito de Família para uma união estável, tipo de contrato que vem sendo adotado por muitos casais brasileiros para oficializar um relacionamento.
Na área de Direito do Trabalho, o controverso tema assédio moral será tratado pela juíza da 29ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), Cláudia de Carvalho Soares. Geralmente praticado por alguém em posição de comando, este tipo de assédio acontece quando os trabalhadores são vítimas de vigilância excessiva e expostos a situações constrangedoras diante de outros colegas em seu ambiente de trabalho.
Segundo o coordenador da graduação em Direito da UVA do campus Barra, Soniárlei Leite, o evento ainda contará com uma Gincana Jurídica, com tarefas para estudantes e graduados na área. “O objetivo é facilitar o aprendizado em um ambiente descontraído”, adianta.
As palestras da Semana Jurídica 2009 – Liberdades Democráticas começam sempre às 19h e têm entrada franca. Os interessados em obter certificado de participação e que não forem alunos da UVA deverão pagar a taxa de R$ 20 pela emissão do documento. Mais informações pelo telefone (21) 2574-8888.

Serviço: Semana Jurídica 2009 - Liberdades Democráticas
Data: de 9 a 13 de novembro, às 19h
Local: Universidade Veiga de Almeida, Av. Gen. Felicíssimo Cardoso, 500, Barra da Tijuca

Programação:9/11 19h – Mesa de Abertura com Dr. Luciano Bandeira Arantes, presidente da subseção Barra da Tijuca da OAB-RJ, e Dra. Sylvia Drummond Rhaddour, vice-presidente da subseção Barra da Tijuca da OAB-RJ.19h30min - Reforma Política e a Edição da Lei nº 12.034/2009, com Vânia Siciliano Aieta, Doutora em Direito, professora universitária (UVA e UERJ) e especialista em Direito Eleitoral.20h30min - A Segurança Pública no Contexto dos Problemas Sociais Brasileiros, com Luiz Fernando Damasceno Nader, Mestre em Direito, delegado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, professor universitário e da Academia de Polícia Civil Silvio Terra e especialista em Políticas Públicas, Segurança e Justiça Criminal.10/1119h - União estável: aspectos pessoais e patrimoniais, com Marlene Padilha, Mestre em Direito, defensora pública aposentada, advogada e professora universitária (EMERJ E FEMPERJ) 20h30min - Sucessão do Companheiro: questões controvertidas, com Leonora Roizen Albek Oliven, Mestranda em Psicanálise, Saúde Pública e Sociedade (UVA), advogada e professora universitária (UVA e Unigranrio).
11/1119h - Tópicos Especiais em Direito Autoral, com Victor Drummond, Mestre em Direito; Advogado; professor universitário (PUC-RJ e EMERJ) e convidado das Universidades de Lisboa, Complutense de Madri e Santiago de Compostela 20h30min - A Proteção Jurídica das Indústrias Criativas, com Deborah Sztajnberg, Mestre em Direito; Advogada; especialista e assessora jurídica em gestão da indústria do entretenimento; professora universitária. 12/11
19h - Gincana Jurídica e Encontro de Egressos, com a supervisão dos professores da graduação em direito da UVA, Antonio Alves Barreiros, Rosemary Lopes Faria e Soniárlei Vieira Leite.13/11
19h - O Assédio Moral na Relação de Emprego, com Cláudia Márcia de Carvalho Soares, Doutora em Direito, Juíza da 29ª Vara do Trabalho do TRT-RJ e professora universitária.20h30min - Flexibilização dos Direitos Trabalhistas, com Isabella Amaral Palladino, Mestre em Direito, advogada, professora universitária (UVA e UNESA).

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Retirada 15 toneladas de lixo do Canal do Rio Morto no Recreio

A Subprefeitura da Barra de Jacarepaguá, numa ação conjunta, com a Comlurb, retirou 15 toneladas de lixo do Canal do Rio Morto, no Recreio. Durante a ação, que terminou nessa sexta, dia 6, foi instalada uma barreira, feita de garrafas pet, para reter os resíduos. O lixo retido na barreira será recolhido duas vezes por semana. Uma equipe de 20 homens trabalhou na limpeza do canal.
No sábado, dia 7, a equipe da Comlurb fará uma ação de educação ambiental junto à comunidade próxima ao canal. Uma campanha de porta em porta percorrerá as ruas pedindo aos moradores para não jogarem lixo no rio, além de informar sobre a coleta regular do bairro.
Para o subprefeito Tiago Mohamed, esse é um trabalho importante. “É fundamental que essas iniciativas de limpeza venham sempre acompanhadas de ações de educação ambiental. A população deve colaborar não jogando lixo nos rios e canais ”, ressaltou o subprefeito.

Subprefeitura derruba 5 construções irregulares na Taquara

A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá coordenou nessa sexta, dia 06, a demolição de 5 construções irregulares na Taquara, em Jacarepaguá. Um bar que funcionava na beira do rio e mais quatro trailers montados sobre a calçada foram retirados das ruas Curumaú, Boiuna e da Estrada da Soca.
O subprefeito Tiago Mohamed reconhece que é preciso combater esse tipo de construção que ocupa as calçadas e as margens dos rios. “Vamos intensificar essas ações de ordenamento urbano em toda a região de Jacarepaguá, Barra, Recreio e Vargens, além de continuar mapeando as ocupações irregulares nas margens”, disse o subprefeito Tiago Mohamed. A operação contou com o apoio de equipes Guarda Municipal, Grupamento Especial de Trânsito (GET), 18º BPM e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU).

ÁGUA DA CEDAE FARÁ A HIDRATAÇÃO DOS ATLETAS DE MAIS UMA MARATONA NO RIO

A exemplo de outros eventos esportivos, a Nova Cedae será, mais uma vez, a fornecedora oficial da água para os atletas que participarão, no próximo sábado (07/11), na orla da Zona Sul, da Corrida Claro Rio em Movimento, uma das principais atrações do Viradão Esportivo. A empresa também disponibilizará um corredor de “chuveirinhos”, utilizado pela Cedae em outros eventos e que virou atração à parte já esperada pelos maratonistas.

Esta é a segunda vez no ano que a Cedae apóia a competição noturna. Serão 20.000 copos com a logomarca da empresa, número que corresponde ao consumo esperado dos inscritos. A Companhia se fará presente ainda na figura de seus atletas. Cerca de 30 funcionários participarão da disputa.

Os corredores percorrerão um percurso de 8 Km, com largada às 19h, na Praia do Leblon, e chegada no Leme. Eles utilizarão as pistas das avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica. O evento será encerrado com um show dos ritmistas da Banda Suvaco de Cristo. A prova terá duração máxima de uma hora e meia.

- A distribuição de água vem sendo adotada pela Companhia de forma pioneira desde os Jogos Pan-Americanos de 2007, inclusive, a água da Cedae foi destacada pelo COI como água potável dentro dos padrões mundiais para a prática esportiva. Normalmente, em eventos esportivos, o sistema de hidratação dos atletas era feito com água mineral de marcas multinacionais. Quebramos esse paradigma e caracterizamos nossa água em padrões internacionais – destacou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Subprefeitura derruba construção irregular no Itanhangá

A Subprefeitura da Barra e Jacarepaguá coordenou ontem, dia 03, a demolição de uma construção irregular na Rua Rangel Guimarães s/n, no Recanto da Barra, no Itanhangá. O imóvel, usado como oficina de conserto de eletrodomésticos, foi construído na margem do Rio Tijuquinha, o que é proibido.
O subprefeito Tiago Mohamed reconhece que é preciso combater esse tipo de construção que ocupa as margens dos rios. “Com o programa de macrodrenagem da Prefeitura do Rio, que já tem recursos aprovados pelo Governo Federal, conseguiremos dar um salto muito grande no tratamento dos rios de Jacarepaguá. O trabalho incluirá dragagem e alargamento de trechos, por isso é importante continuar mapeando as ocupações irregulares nas margens”, disse o subprefeito Tiago Mohamed.
A operação contou com o apoio de equipes da 16ª Divisão de Conservação da Secretaria de Obras, Guarda Municipal, 31º BPM e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU).

Márcio Pacheco é primeiro secretário a pedir exoneração na gestão Eduardo Paes

O vereador Márcio Pacheco pediu exoneração de seu cargo de secretário municipal da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro, hoje quinta-feira (5/11), voltando à Câmara Municipal para votar o Plano Diretor do município e preparar a sua pré-candidatura ao Senado, nas Eleições de 2010.
Político atuante nas questões envolvendo juventude, direitos humanos, geração de empregos, direitos do consumidor e turismo, Márcio Pacheco passou a trabalhar junto às pessoas com deficiência ao longo de todo o seu primeiro mandato de vereador, quando foi presidente dessa Comissão na Câmara do Rio. Em 2007, durante os Jogos Pan Americanos, presidiu uma CPI para apurar irregularidades no Parapan.
Como secretário, suas principais ações foram a melhoria no atendimento prestado às comunidades, a elaboração de um planejamento urbanístico em parceria com a UFRJ (a fim de tornar a cidade acessível para os Jogos Paraolímpicos), o aumento da quantidade de transportes públicos adaptados para pessoas com mobilidade reduzida, a inauguração do Centro Municipal de Atenção à Pessoa com Autismo e a recuperação de recursos que haviam sido cortados dos servidores públicos da Secretaria.
Apesar de seu trabalho como secretário ser bem avaliado na gestão municipal, a volta do vereador para a Câmara foi bem recebida pelo prefeito Eduardo Paes, que inclusive nomeou a especialista Isabel Gimenez como secretária interina, a pedido de Pacheco.

Brasil denunciado ante Côrte Internacional

A Chancelaria de Honduras anunciou hoje oficialmente que apresentará, ante a Corte Internacional de Justiça de Haia, uma queixa contra o Brasil, por ingerência em assuntos internos. De acordo com o jornal El Heraldo, o embaixador hondurenho Julio Rendón Barnica “atuando como agente da República de Honduras ante a Corte Internacional de Justiça, apresentou uma solicitação contra a República Federativa do Brasil por questões jurídicas relativas à situação diplomática e ao princípio de não intervenção em assuntos que são da competência interna do Estado”.Ao ser conivente com a volta clandestina a Honduras do ex-presidente Manuel Zelaya e ao dar-lhe abrigo na Embaixada em Tegucicalpa, permitindo ademais que a mesma se tornasse um verdadeiro quartel-general de onde este passou a conclamar à insurreição, a diplomacia brasileira violou o princípio de não intervenção e desrespeitou legislação internacional.Mas tudo indica que o governo do Presidente Lula continua disposto a impor a Honduras uma rendição aos desígnios chavistas e a proporcionar a Zelaya as instalações da embaixada brasileira para sua tentativa de insurreição.