quarta-feira, 12 de novembro de 2025

EDUCAÇÃO

 

Do "desafio" à "perspectiva": Enem 2025 muda o olhar e propõe debate sobre envelhecimento no Brasil

Educadora da Rede Alfa CEM Bilíngue explica como a mudança da abordagem incentiva reflexões mais amplas sobre a velhice e o papel social do idoso

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025, realizado ontem (09), teve como tema da redação “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, além da aplicação das provas de linguagens e ciências humanas. Uma proposta inovadora em comparação com o modelo que o exame vinha adotando nos últimos anos.

“Pela primeira vez, tivemos como palavra-chave o termo ‘perspectivas’, algo que se difere um pouco do que veio aparecendo nos anos anteriores, em que imperou a palavra-chave ‘desafios’”, comenta Simone Arigony, professora de redação da Rede Alfa CEM Bilíngue, escola 1º lugar no ranking do ENEM 2024.

Segundo a educadora, é importante reconhecer que essa mudança não significa que não se deve falar de obstáculos no texto. Continua sendo necessário pensar quais são as opiniões, as percepções que a sociedade brasileira tem acerca da velhice e que muitas vezes podem ser também problemáticas.

“Alguns argumentos que podem ser desenvolvidos neste tema giram em torno da estigmatização do idoso na mídia, a falta de políticas públicas eficazes do governo para essa parcela da sociedade, o preconceito que reina na nossa sociedade em relação à pessoa idosa, que muitas vezes é vista como incapaz”, explica Simone.

Dentro dessa linha de raciocínio, alguns repertórios podem ser interessantes para a redação. “Dois deles que são muito conhecidos e que dialogam com o tema, são os filmes ‘Up: Altas Aventuras’ e ‘Um Senhor Estagiário’. Ambos retratam na sua temática central à pessoa idosa, possibilitando uma reflexão sobre a forma como o idoso é visto na sociedade”, exemplifica.

Segundo a educadora, existem também alguns autores da sociologia, da filosofia, que não necessariamente falam sobre o idoso de maneira específica, mas que analisam a nossa sociedade e muitas dessas análises são pertinentes a esse tema. 

“Cabe mencionar, por exemplo, o sociólogo sul-coreano Byung-Chul Han, que vai falar sobre a sociedade do desempenho e vai perceber que, no século XXI, as pessoas buscam cada vez mais se manterem produtivas e que essa lógica de produtividade, muitas vezes, é o que faz a pessoa idosa ser enxergada como inútil, já que por associar essa parcela da sociedade a um grupo que não trabalha, a importância delas para o convívio social é reduzida. Ao abordar assuntos assim, é muito importante que o aluno tenha atenção e saiba enfatizar a sociedade brasileira para que não corra o risco de tangenciar o assunto da redação”, finaliza Simone.