segunda-feira, 26 de maio de 2025

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 


BYD DOLPHIN MINI É A PORTA DE ENTRADA DOS ELÉTRICOS


O teste da semana foi com o BYD Dolphin Mini versão de 4 lugares. Esse compacto 100% elétrico é a porta de entrada da BYD para quem quer ter um elétrico e atende muito bem como um veículo urbano. Sua autonomia chega a 280 km e sua velocidade máxima é de 130 KM/h. Eu fiz todos os meus deslocamentos habituais durante uma semana e ainda sobrou carga para rodar mais 90 km. Apesar de ser um carro pequeno o seu entre-eixos é apenas 10 cm menor do que o do Chevrolet Ônix sedã e apenas 20 cm menor do que o do Toyota Corolla que é um carro médio portanto sobra bom espaço para quem está no banco de trás. O BYD Dolphin Mini tem muita eletrônica embarcada, conectividade e uma tela do multimídia giratória com 10.1” com GPS, espelhamento da tela do celular sem fio, conexão 4G, USB e Bluetooth, roteador de wi-fi e sistema de informações de trânsito em tempo real narradas por uma voz feminina com sotaque português. O interior é chic com bancos revestidos de couro, carregador de celular por indução e o porta-malas tem capacidade para 230 litros. A iluminação é toda em LED e gosto muito do seu desenho. Tem linhas modernas mas sem exageros que os carros chineses apresentavam muito no passado. A suspensão dianteira é McPherson e a traseira tem eixo de torção. Gostei da estabilidade mas percebi que no eixo traseiro se sente mais as imperfeições do piso. Seu peso é de 1.240 kg o que fica acima da maioria dos carros compactos com motor a combustão. 

                              

O Dolphin Mini é 50 Kg mais pesado que o Chevrolet Onix, 60 Kg mais pesado que o Peugeot 208 e 70 Kg mais pesado que o Volkswagen Polo, por exemplo, mas o bom torque do motor compensa o peso maior. O motor tem 75 cavalos e 13,8 Kgfm de torque e a arrancada de 0 a 50 Km/h em 4,9 segundos impressiona. Já arrancada de 0 a 100 km/h fica em 14,9 segundos perdendo para os carros compactos com motor a combustão que fazem perto dos 10 segundos. É um carro que os jovens vão adorar, ótimo para motoristas de aplicativo e pra qualquer um que tenha seu dia a dia dentro da cidade. Se bem que quem mora no Rio de Janeiro, como eu, ainda pode ir e voltar até muitas cidades da serra, região dos Lagos e da Costa Verde, sem necessidade de recarga. O BYD Dolphin Mini tem 6 air bags, freio a disco nas 4 rodas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, monitoramento da pressão dos pneus, auto hold que é um sistema que mantém o carro parado sem que o motorista fique pisando no freio. A versão testada, de 4 lugares, custa R$118.800 e para 5 lugares acrescente mais R$4.000. Vale lembrar que carro elétrico só paga 0,5% de IPVA no RJ, uma carga completa da bateria vai ficar entre R$40 e R$60 e a manutenção é uma mixaria.