segunda-feira, 26 de maio de 2025

DE OLHO NA BARRA

                                                           VOCÊ SABIA?

                                                          MAIO DE 1995

RETROSPECTIVA E FLASHES VARIADOS DE REPORTAGENS DO JORNAL CIDADE DA BARRA, DE UM DOS LUGARES MAIS BELOS E PROMISSORES DO RIO DE JANEIRO

Deborah Lannes entrevista Paulo Drummond - Diretor da Barrabytes          

                        O PC E O ESCRITÓRIO DENTRO DE CASA

    Ainda não é muito comum entre nós no Brasil, mas certamente será muito em breve. Aquilo que os americanos chamam de SOHO (small office - home office) é considerado um mercado em rápida expansão para os fabricantes de hardware e produtores de software. Entre outras virtudes, é apontado - acredite - como uma das soluções para os problemas de tráfego urbano.

    Com os preços em declínio - uma tendência desde o primeiro computador pessoal - e a crescente capacidade de processamento, é natural esperar-se que este maravilhoso equipamento venha a assumir um papel dentro de nossas casas que hoje é da televisão. Aliás, dentro de alguns anos não haverá diferenças entre um e outro.

    O computador pessoal de hoje ainda está um pouco longe de ser um equipamento fácil de se operar. A própria televisão, os aparelhos de vídeo-cassete, os fornos de microondas, apesar de sofisticados requerem pouca ou nenhuma habilidade para sua operação. "Basta seguir as suas instruções na tela ..." dizem os comerciais.

    O computador pessoal caminha para tais facilidades, mas ainda com sensíveis desvantagens. Ainda é preciso um bom tempo de prática para "mexer" bem num computador pessoal. Muitas vezes os chamados "especialistas de ocasião" são chamados para socorrer... e em muitos casos pioram ainda mais a situação, deixando o dono da máquina em um estado que vai desde a a frustação até o ódio.

    Para solucionar tais encrencas, muitos fabricantes - principalmente os grandes, - procuram minimizar ou mesmo eliminar os problemas resultante do uso incorreto ou da falta de experiência dos chamdos "entendidos". OOBE (out-of-box-experience), literalmente a experiênia depois de abrir a caixa, é uma espécie de santo graal dos fabricantes de computadores domésticos. eles querem a máxima satisfação dos seus computadores a partir do momento que as caixas são abertas,. Como o novo Compaq 524 CDs, um verdadeiro escritório.

    Com as facilidades de comunicação que estão por aí (Fax, Internet, BBSs, E-mail) não está longe o dia em que empresas preferirão que muitos de seus funcionários fiquem em casa, ou que surjam novas empresas prestadoras de serviços com base doméstica, e aí o computador pessoal ganha um merecido lugar de destaque nas nossas casas. Isto sem contar com o crescente volume de títulos de entretenimento, e educação e cultura em CD-ROMs hoje disponíveis.

    A Própria IBM em recente notícia de jornais, divulgou que irá investir em lojas especializadas para atender este mercado. A Apple (Macintosh) já está nesse bonde há muito tempo e empresas como Compacq, AT&T e Packard Bell já pularam na frente e já estão oferecendo produtos SOHOs, de alta sofisticação e simplicidade. Preste atenção.

    A Barra da Tijuca é um desses lugares que se pode prever uma grande expansão dos SOHOs, não só pela sua característica de bairro moderno e dinâmico como também pelas pessoas que moram na Barra e que gostariam de continuar na Barra durante o dia, trabalhando longe das complicações típicas de outras áreas do Rio.