sexta-feira, 5 de agosto de 2022

ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES  

FORÇA, VISUAL E ESPORTIVIDADE NA FORD RANGER FX4




Testei a picape Ford Ranger na versão FX4 que tem visual esportivo e a disposição para o off road. O F é de Ford e o X4 é referência a tração 4X4 e FX4 é a sigla da nova versão da picape Ranger e também uma denominação global para aventureiros. Ela possui para-choques dianteiro na cor da carroceria mas com uma saia preta, uma grade exclusiva com acabamentos escuros e sem cromados, um santantônio também escuro é item de série, rodas escurecidas de 18” com pneus Pirelli ATR ou 17” com pneus Pirelli Scorpion, para-choques traseiro preto brilhante, maçanetas pretas, faróis Full LED, bancos em couro com costura vermelha e muitos outros itens que denotam esportividade. Seu motor é o 3.2 Duratorq, turbo diesel, de 200 cavalos de potência e 47,9 kgfm de torque e o câmbio é automático. No interior acabamentos em high gloss, multimídia e Ford Pass Connect. No dia a dia da cidade ou na estrada o conjunto câmbio/motor mostra toda sua disposição. Se sair da estrada para encarar um off road essa versão é a melhor. No interior o número de porta objetos, tomadas 12v e USB dão mais conforto. Na estrada, mesmo em velocidades maiores se mostra muito estável. Essa versão usa pneu misto que roda produzindo um ruído que não incomoda. A cabine e bem silenciosa e nem o barulho natural do motor diesel é percebido. O consumo também é bom para um veículo desse porte (2.269 Kg). Conseguimos fazer em média 9 km/l no perímetro urbano e quase 11 km/l na estrada segundo o computador de bordoA arrancada de 0 a 100km/h fica em 11 segundos. O tanque de combustível tem capacidade para 80 litros o que proporciona, na estrada, uma autonomia de mais de 800 Km. A capacidade de carga é de 1.001 Kg. Ford Ranger FX4 vem para brigar com a Toyota Hilux SRV e com a Chevrolet S10 LTZ que tem preços semelhantes e menos equipamentos. Esta versão FX4 tem todos os equipamentos da versão top, que é a XLT, e custa R$298.790. A diferença para a XLT é o visual mais esportivo. A Ford disponibiliza uma linha de acessórios entre eles o snorkel que facilita a travessia de trechos alagados com profundidade de até 80 cm. Pra mim a FX4 é a Ranger mais bonita.

10º MODELO ELÉTRICO LANÇADO PELA JAC MOTORS É UMA VAN

Disposta a consolidar sua nova identidade no mercado brasileiro, que exprime a vocação por veículos 100% elétricos, a JAC Motors está apresentando o seu 10º modelo totalmente livre de emissões no mercado nacional. De olho em um segmento crescente no país, que pode ser traduzido como “last mile”, ou “última milha” em tradução livre, o furgão E-JV 5.5 irá se destinar a entregas urbanas, especialmente no transporte de compras feitas online em que o operador retira a encomenda do centro de distribuição e leva diretamente à residência do comprador. “Esse segmento tem crescido muito no Brasil desde o início da pandemia. O consumidor acostumou-se a realizar compras online e quer receber rapidamente sua encomenda em casa. Por isso, escolhemos um veículo com amplo volume de carga, em um total de 5,5 m3, que é ágil nos deslocamentos urbanos e pode ser conduzido por qualquer motorista, sem restrições de circulação nos centros expandidos de grandes cidades. Tudo isso sem contar a excepcional economia no custo por km rodado à transportadora, justamente por ser 100% elétrico”, resume Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil. Além de ser extremamente barato recarregar a van elétrica da JAC, o procedimento também é rápido. Se estiver com 20% de carga, o uso de um wallbox de 7 kWh vai gastar pouco mais de 6h30 para se atingir os 100%. Vendida por R$ 314.900, a JAC E-JV 5.5 começa a ser entregue aos primeiros clientes em novembro.

Correspondência para esta coluna: joaomendes@estudioj.com.br