Com o objetivo de melhorar a acessibilidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, inicia nesta sexta-feira (21/12) às 10h os testes com funcionamento da primeira gôndola do teleférico construído pelo Programa Morar Carioca no Morro da Providência, a mais antiga favela do Rio. O evento contará com a presença do prefeito Eduardo Paes e do secretário municipal de Habitação, Pierre Batista. O equipamento terá três estações e vai interligar a Providência (Praça Américo Brum) com a Central do Brasil e a Cidade do Samba (Gamboa). Terá capacidade para transportar cerca de mil pessoas por hora. Nos próximos três meses, o equipamento permanecerá em fase de testes e em abril será liberado para os moradores.
Nas obras do Morar Carioca, a Prefeitura está investindo R$ 163 milhões. Deste total, cerca de R$ 75 milhões são destinados à implantação do teleférico em ações que abrangem a construção das estações, montagem das torres, remanejamento da rede de energia e construção de vias de serviços que dão acesso ao equipamento. As gôndolas do teleférico são feitas de acrílico e alumínio e possuem assentos de madeira. As cabines têm capacidade para oito passageiros sentados e dois em pé e percorrerão uma extensão de 721 metros.
Outra iniciativa do Morar Carioca que também irá melhorar a acessibilidade dos moradores na Providência será a construção de um plano inclinado que vai ligar a Ladeira do Barroso à Praça do Cruzeiro. A cabine terá capacidade para 10 pessoas, com acesso adequado aos passageiros portadores de necessidades especiais. Também haverá um espaço acoplado à cabine reservado para o transporte de cargas e do lixo. Na Providência, estão sendo realizadas obras de urbanização e implantação de infraestrutura.
As ações do Morar Carioca na comunidade abrangem implantação de novas redes de água, esgoto e drenagem, construção de equipamentos sociais e de 855 moradias. As obras incluem também a implantação de um centro esportivo coberto, a urbanização da Praça Américo Brum, alargamento de ruas, reforma da pavimentação e melhoria das condições de acesso. Já foram entregues um Espaço de Desenvolvimento Infantil (creche) para 200 crianças; um Centro de Trabalho, Emprego e Renda e a reforma da Escola Municipal Francisco Benjamin Galloti.