sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Espaço Motor


João Mendes

TOYOTA ETIOS


A Toyota lançou seu compacto Etios num momento em que vários concorrentes chegaram no mercado ou atualizaram seus modelos. A tarefa de conquistar esse mercado não é fácil mas conta a favor da marca a qualidade de seus produtos e os bons índices de satisfação dos proprietários de Corolla, Hilux, etc. Produzido na nova fábrica da Toyota em Sorocaba, interior de São Paulo, e comercializado nas lojas desde setembro nas versões hatch e sedã, o compacto tem a seu favor a mecânica confiável e o espaço interno. A Toyota conseguiu afastar bem os trilhos dos bancos dianteiros e assim permite que os pés dos passageiros do banco traseiro entrem sob os bancos dianteiros proporcionando mais conforto, porque os joelhos não ficam tão dobrados. Os motores 1.3 e 1.5 também são econômicos e o índice de reparabilidade também é bom sendo o Etios o 3º carro nacional em custo e facilidade de reparo após uma colisão. Uma grande diferença em relação aos outros concorrentes é a posição dos mostradores que ficam no centro do painel mas com pouco tempo andando no carro o motorista logo se acostuma. Com a versão de entrada custando R$30.000 o Etios aos poucos vai melhorando suas vendas e a Toyota espera que em 2013 essas vendas cheguem nas previsões planejadas.

ALAN MOTORS OX 250

Apresentada em primeira mão aqui na coluna o scooter OX 250i já esta disponível nas lojas da Alan Motors. Veio para brigar com o Dafra Citycom 300 mas é mais leve e tem melhor desempenho. Outros destaques, o belo design, o motor com injeção eletrônica de combustível, a suspensão traseira monochoque, a proteção do cano de descarga que evita queimaduras, o tamanho do compartimento para guardar o capacete debaixo do banco e o preço que é de R$12.900, muito bom já que a OX 250i é importada de Taiwan onde é fabricada pela PGO, empresa fundada em 1964 e foi um dos primeiros fabricantes de scooter de Taiwan. De 1972 a 1982 manteve cooperação tecnológica com o fabricante italiano Piaggio o que lhe fez desenvolver bastante seu parque fabril e tecnológico. Foi a primeira fábrica de scooters taiwanesa a entrar no concorrido mercado europeu, em 1988. Hoje a PGO está presente em mais de 34 países e está entre os 3 maiores fabricantes de Taiwan, país com normas anti- poluição de motocicletas mais restritivas do mundo. É representada exclusivamente no Brasil pelo grupo ALANMOTORS através do joint venture e co-branding ALANMOTORS-PGO.

MERCADO DE MOTOS

As vendas de motocicletas no varejo cresceram 25,2% na primeira quinzena de dezembro, em relação a igual período do mês anterior, passando de 54.801 para 68.612 unidades. Os números foram divulgados pela ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, com base nos licenciamentos registrados pelo Renavam, considerando os 10 dias úteis transcorridos na quinzena. O resultado quinzenal positivo, entretanto, ainda está muito abaixo dos níveis de 2011. Comparado à primeira quinzena de dezembro do ano passado, quando foram vendidas 96.736 motocicletas, o volume de licenciamentos corresponde a uma retração de 29,1%. Vamos ver como o ano vai terminar mas não atingirá, nem de perto, os números de 2011.

OFERTAS NAS LOJAS

Sempre é bom lembrar que no final do ano surgem boas ofertas nas lojas que querem se ver livres dos estoques dos carros produzidos no ano que se encerra. È uma boa hora para pechinchar e com a manutenção da redução do IPI a coisa ficou boa para o comprador.

MAIS TOYOTA

A fábrica da Toyota em São Bernardo do Campo, São Paulo, completou 50 anos. Lá começaram as montagens do Land Cruiser e depois foi a vez do Bandeirantes que foi produzido durante 40 anos e foi um ícone de robustez e durabilidade. Hoje a antiga fábrica produz peças de reposição para o Bandeirantes e peças para abastecer as outras fábricas do grupo em Zárate na Argentina onde é produzida a Hilux e Indaiatuba, SP, onde é produzido o Corolla. Também são produzidos bielas e virabrequins que são exportados para a fábrica dos estados Unidos. Parabéns Toyota.

NÚMEROS GIGANTES

No Brasil estão sendo comercializados carro de mais de 50 marcas e o total de modelos e versões chega a quase 600. É o 5º mercado mundial atrás apenas de Estados Unidos, Japão, Coreia e China;