domingo, 15 de maio de 2011

NÃO ADIANTA DISCUTIR. ESSE É O CARA QUE DEFENDE O TRAÇADO ORIGINAL DO METRÔ A 20 ANOS

Há mais de 15 anos cobramos e defendemos esse traçado. Sem nenhuma vaidade, foi a Ouvidoria da Barra que há tempos procurou apoio das Associações de Moradores da Zona Sul para se agregarem a nós da Barra sob o argumento que essa ligação da Gávea com o Leblon ou Ipanema traria desconforto aos usuários daquele bairro pois pegariam os trens lotados oriundos da Barra. Ao nosso ver a prioridade é a ligação com o Largo da Carioca pois grande parte dos usuários, principalmente dos transportes comunitários dos grandes condomínios, se dirigem ( quase 70%) ao Centro da Cidade. Para o Centro, no traçado que priorizamos seriam, após o Jardim Oceânico, apenas 4(quatro) estações enquanto pela Zona Sul nada mais do que 15(quinze) estações no percurso !!!


Não obstante, o custo das alterações por nós defendido (início no Terminal Alvorada(Cebolão) e a substituição do trecho Humaitá- Morro de São João (Rio Sul Botafogo) pela ligação Laranjeiras - Carioca que representaria pouco mais de; se não me engano; cerca de 6 quilômetros em relação ao traçado licitado em 1998 que era Jardim Oceânico - Morro de São João e acresceria o custo da obra em cerca de R$ 1 BILHÃO. O custo por quilometro sairia, nos valores de hoje, em aproximadamente R$ 160 MILHÕES.

O traçado da Gávea até Ipanema sugerido pelo Governo do Estado sairá em aproximadamente R$ 480 MILHÕES o quilometro !!!! Dessa forma, o traçado licitado ficaria em R$ 2,6 BILHÕES sendo que a concessionária RIOBARRA, vencedora da licitação bancaria 55% da obra.

Com nossas alterações propostas, mesmo incluídos os cerca de 6 quilômetros de acréscimo, aumentaria o custo total do traçado O METRÔ QUE O RIO PRECISA chegaria a algo em torno de R$ 4 BILHÕES aí incluídos estações, trilhos e vagões !!!

Na forma que o Estado defende, SEM ATENDER SATISFATORIAMENTE a população da Barra, do Recreio e Jacarepaguá o custo total ultrapassará R$ 6 BILHÕES . Desafio a quem provar ao contrário !!!

A alegação da Secretaria de Transportes é que a demanda para Carioca, oriunda da Barra e Recreio para Carioca é de apenas 100 MIL passageiros(afirmativas do Dr, Bento e do Secretário Júlio Lopes) enquanto para a Zona Sul é de 270 mil . Ressalto que só os principais condomínios da Barra (ABM-Nova Ipanema, Novo Leblon, Riviera, Mandala e Rio 2, têm juntos, mais de 100 mil usuários !!!! Fora isso, a alegação de que o rabicho para Zona Sul foi escolhido em função da disponibilidade de maior rede hoteleira para atender às Olimpíadas, é desculpa esfarrapada. Acrescente-se ainda que a população de nossa região prevista pelo IBGE para o ano 2020 ultrapassará mais de 1 MILHÃO de moradores, excluindo-se a população flutuante que trabalha na Barra e Recreio !!!

As Olimpíadas serão realizadas em 15 dias enquanto o sufoco de nós moradores, para entrar e sair da Barra é o ano inteiro. Por isso, dentre outros motivos, achamos que escalas de prioridades devem ser observadas sem contar que em todo mundo as linhas metroviárias são independentes e intercaladas em malha. Eles já jogaram a LINHA 2 em cima da LINHA 1 e agora querem jogar ambas em cima da 4.

Essa é uma rápida colocação de argumentos da Ouvidoria da Barra e só lamentamos que grande parte das demais associações comerciais, e de moradores, se preocupem em fazer média com nossos gestores públicos.

O terminal rodoviário que pretendem instalar no Jardim Oceânico é outra aberração que implicará, além dos sérios problemas que provocará no trânsito do Jardim Oceânico e consequentemente na entrada e saída da Barra, numa indenização aos atuais proprietários do Motel Maxim em torno de R$ 30 MILHÕES.

A população e síndicos dos principais condomínios de nossa região também têm sido PASSIVOS e OMISSOS nesse engajamento de luta pela solução do transporte de massa em nossa região e dessa forma permite que nossos governantes façam o que querem e por interesses outros que não são os das populações dos bairros envolvidas.

A Ouvidoria da Barra continuará à disposição de todos para se manifestarem e cobrarem o assunto na tentativa de convencer ao Sr. Governador do Estado sobre nossas reais necessidades e anseios, porém sem participar dessas reuniões inócuas onde muita gente, principalmente dirigentes de associações, querem aparecer fazendo média com os representantes do Governo do Estado para permanecerem sempre em evidência por interesses diversos.

Cordialmente,
Paulo Bittencourt - Ouvidoria da Barra