Mapa do Manifesto do Movimento “O metrô linha 4 que o rio precisa” |
Com mais de seis milhões de habitantes, o Rio de Janeiro é a cidade de seu porte mais mal servida em termos de transporte metroviário no mundo. Nosso metrô tem hoje apenas 42 km operando com duas linhas superpostas que formam uma longa “tripa” e não uma rede como ocorre em todo o mundo.
Breve histórico da Linha 4
O projeto da Linha 4 do Metrô para a Barra existe desde a década de 90. O traçado original previa a ligação de uma estação no Morro de São João (localizada em frente ao Shopping Rio Sul) com estações no Humaitá, Jardim Botânico, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico. Posteriormente um estudo alternativo foi feito, projetando a ligação da estação Humaitá com Laranjeiras e Largo da Carioca.
Como resultado da escolha do Rio para sede das Olimpíadas de 2016, o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou a construção da Linha 4, mas para surpresa geral, não mais respeitando o projeto original. A opção divulgada foi o prolongamento da já saturada Linha 1 em direção ao Jardim Oceânico, passando pelas estações: N.S.Paz, Jardim de Alah, Antero do Quental, Gávea, e São Conrado.
A alegação para essa alteração são os chamados “compromissos olímpicos” de proporcionar ligação rápida do “polo hoteleiro” concentrado em Copacabana e Ipanema, com o “polo olímpico” concentrado na Barra da Tijuca.
Criação do Movimento “O Metrô Linha 4 que o Rio precisa”
Preocupados com a descaracterização do plano metroviário imaginado para a cidade e com o obvio fato de que a Linha 1 assim esticada não terá capacidade para absorver o volume adicional de usuários que passarão a vir da Barra, Jacarepaguá e Recreio, formou-se, em meados de 2010, um movimento constituído de 30 Associações de Moradores das áreas a serem servidas por esse novo traçado. Juntamente com especialistas em transporte, engenheiros e profissionais de várias especialidades o grupo têm se dedicado a estudar a melhor solução para o complexo problema metroviário do Rio de Janeiro. Em 17/12/2010, esse Movimento protoclou, na Casa Civil do Governo do Estado, um oficio ao Governador manifestando posição favorável à manutenção de um traçado independente para a Linha 4.
O que o Movimento propõe
A população dos bairros representados pelo Movimento pode ser estimada em cerca de 1,5 milhão de habitantes - crescentemente preocupados com o legado danoso de um traçado metroviário que sirva predominantemente a duas ou três semanas de jogos olímpicos, mas que não atenda às necessidades de transporte rápido e confortável nos anos subsequentes a 2016.
O Movimento propõe como solução mais eficaz em termos do INTERESSE PÚBLICO a implantação do conceito de rede, mantendo o traçado original da Linha 4 (conforme marcado em azul no mapa anexo que faz parte integrante desse manifesto).
O Movimento reconhece os benefícios esperados como resultado dos Jogos Olímpicos e considera que a premência de tempo para executar a ligação Zona Sul – Barra deve ser levada em conta. Porém essa premência não deve servir como justificativa para a implantação de atalhos que venham a prejudicar o plano metroviário previsto para a cidade e a perfeita integração da Linha 4 original com as Linhas 1 e 2 já existentes.
Se a Secretaria de Transportes, apesar de admitidamente não dispor atualmente de estudos de demanda nem de projetos detalhados de traçados e custos, está optando por prolongar a Linha 1 na direção da Gávea, que o faça de maneira a manter a integridade da Linha 4 garantindo a possibilidade de sua extensão futura.
Para isso são pré-requisitos indispensáveis:
1. Estação Gávea em dois níveis – Essa estação terá que ser construída em dois níveis: a) um para receber os trens vindos de São Conrado e já apontando na direção Jd.Botânico para permitir a continuidade da Linha 4 e b) outro para integração com a Linha 1cuja estação final será Gávea.
2. “Bypass” desnecessário, caro e inconveniente: Antero do Quental deve ser ligada à Gávea como previsto. Não faz qualquer sentido econômico a construção de um “bypass” entre Antero do Quental e São Conrado. Também não faz qualquer sentido operacional um suposto “triângulo” para ligar esse suposto “bypass” à estação Gávea.
3. Estação General Osório seja uma estação de passagem da Linha 1 em direção à estação Gávea. O projeto construir uma nova plataforma na mesma estação para servir de ponto final dos trens da Linha 2 é contrário ao INTERESSE PUBLICO. Além de implicar em custos elevados causará a interrupção do serviço daquela estação por vários meses. Além disso, trata-se de um investimento desnecessário já que a sobrecarga de usuários vindos da Barra será absorvida tão logo seja implantado o trecho Gávea – Carioca via Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo e Laranjeiras (ou mesmo a alternativa via Morro de São João). Ainda por cima, já que no futuro os trens da Linha 2 irão percorrerão o nível inferior da estação Carioca (via a futura estação Cruz Vermelha) com direção à Praça Quinze de lá para a Linha 3, não faz sentido o desvio para General Osório.
4. Estação final do lado oeste da Linha 4 deve ser Alvorada. Em função do elevado volume de usuários de Barra, Recreio e Jacarepaguá e para eliminar baldeações intermodais, o trecho de 6 km entre Jardim Oceânico e Alvorada deve ser servido por trens e não pelo sistema BRT. O custo inicial menor de implantação do BRT é injustificável como alegação para que os trens não cheguem até Alvorada. Para reduzir custos seria indicado serem concluídas até o final de 2015 apenas as estações Jardim Oceânico e Alvorada. A implantação das 4 ou 5 estações de permeio seria concluída após a realização das Olimpíadas.
EM SUMA: O PRESENTE MANIFESTO PROPÕE COMO PRIORITÁRIA A IMPLANTAÇÃO DA LINHA 4 DO METRÔ QUE ATENDERÁ O INTERESSE PÚBLICO NÃO APENAS DURANTE OS DIAS DE JOGOS OLÍMPICOS, MAS SIM QUE O TRAÇADO SEJA AQUELE QUE MELHOR SERVIRÁ AOS USUÁRIOS NO FUTURO.
Visando a abertura de um canal de comunicação verbal e escrita com as Autoridades Estaduais (em especial com a Secretaria Estadual de Transportes) informamos os nomes, telefones e e-mails de três representantes no nosso Movimento “O Metrô Linha 4 que o Rio precisa):
· Licinio Machado Rogério - Tel: 3902-2369 - E-mail: lmrogerio@ig.com.br
· Ricardo Lafayette – Tel: 7854-5713 - E-mail: ricardolafayette@gmail.com
· William Hossell – Tel: 8595-3757 - E-mail: williamhossell@gmail.com
Rio de Janeiro, 9 de maio de 2011