sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Comitê Olímpico Rio 2016

Carlos Arthur Nuzman - Foto: Graça Paes
O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, lançou nesta quinta-feira, 17, durante coletiva de imprensa realizada na sede do COB, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, um projeto que irá expandir a experiência dos Jogos Olímpicos a outras cidades brasileiras. Na ocasião, o processo de cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-jogos em todo o país, foi apresentado. Este procedimento visa identificar instalações esportivas que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Internacionais em todo o Brasil. Com a escolha de locais adequados os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais vão poder trazer seus atletas para o país-sede antes dos Jogos, visando à concentração e o aperfeiçoamento do treinamento e sua aclimatação às condições locais.


Estavam presentes ao evento além de Nuzman, o Diretor de Esportes do Comitê Rio 2016, Agberto Guimarães, o Superintendente do Comitê Olímpico Brasileiro, Marcus Vinicius Freire, o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, o presidente da Comissão de Atletas do COB , o ex-jogador de vôlei medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-84, Bernard Rajzman, o jogador de Handebol, Bruno Souza, entre outros.

Na apresentação do projeto, Nuzman ressaltou a importância deste processo para as cidades que se tornarem candidatas. “É uma excelente oportunidade de divulgação e promoção nacional e internacional do potencial esportivo e turístico da cidade. Esse projeto é uma peça fundamental na disseminação dos benefícios e da experiência dos Jogos para todo o país”, declarou Nuzman. “Os jogos Olímpicos vão envolver o país como um todo”, acrescentou ele. Nuzman também mencionou que as cidades escolhidas como sedes dos pré-jogos olímpicos e paraolímpicos por delegações internacionais serão beneficiadas com melhorias nas instalações esportivas e que é comum que estas cidades também sejam contempladas com intercâmbios em contrapartida pela escolha do local.

Seleção de locais de treinamentos Pré-Jogos

As cidades inscritas serão avaliadas por uma comissão multidisciplinar, formada por até 15 membros do Comitê Organizador Rio 2016, com apoio do COB, CPB, e Ministério do Esporte que vai avaliar a adequação dos locais às exigências do regulamento.

Para participar, os interessados deverão atender obrigatoriamente aos seguintes requisitos: transporte e localização, meios de hospedagem e infraestrutura de serviços médicos e de emergência, detalhados no regulamento que está disponível através do site: www.rio2016.com/treinamentoprejogos
Fonte: AIB