Escola Pablo Neruda se destacou no Ideb com a segunda melhor nota do estado no ensino fundamental
Os alunos e professores da escola municipal Pablo Neruda, na Taquara, receberam na manhã de ontem, a visita do prefeito Eduardo Paes e da secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, que foram parabenizá-los pelo bom desempenho alcançado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), medido pela taxa de aprovação e pela nota na Prova Rio. O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, acompanhou a visita. A unidade ficou em segundo lugar no ranking do 1º segmento (1º ao 5º anos) e 2º segmento (6° ao 9° anos) de ensino da rede pública na avaliação referente a 2009, com nota 7,2, alcançando o índice que o MEC havia estabelecido para 2021.
Durante a visita à escola, o prefeito conversou com os estudantes e elogiou o esforço de cada um. Ele ainda destacou que o sucesso é resultado do engajamento de professores, pais e alunos:
- A gente achava que o fim da aprovação automática poderia influenciar negativamente no resultado do Ideb. Agora temos a convicção de que estamos no caminho certo, construindo uma escola que ensina e alunos que aprendem, afirmou Paes.
De acordo com a secretária Claudia Costin, o 2º segmento ainda tem muito que avançar e, para isso, alguns novos projetos já serão implantados este ano:
- Esse é um excelente resultado para o município. A média da União Européia é 6,0 e nós conseguimos 7,2 nesta unidade, o que mostra que a educação de qualidade é possível. No 2º segmento ainda temos que melhorar, mas estamos otimistas e com a melhora nas nossas avaliações isso vai se resolver a curto prazo. O ensino tem que se modernizar, ainda existe muita deficiência principalmente entre o 7º e 9º anos. Por isso, vamos lançar o "Ginásio Carioca", um esforço concentrado para colocar uma plataforma de aulas digitais, com vídeos e uso de jogos de computador, além de melhorar ainda mais o que é oferecido para instrumentalizar o professor - informou Claudia.