quinta-feira, 8 de julho de 2010

Prefeitura dá início às obras da Transoeste

Investimento de R$ 692 milhões vai reduzir quase pela metade o tempo de viagem entre Santa Cruz e Barra da Tijuca, melhorando o tráfego da Zona Oeste
O Prefeito Eduardo Paes deu início, nesta quinta-feira, às obras da Transoeste – corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz e inclui duplicação da Av. das Américas, no Recreio, viaduto no cruzamento da Av. das Américas com Av. Salvador Allende e a abertura do túnel da Grota Funda. A Prefeitura investirá R$ 692,1 milhões na construção, que vai reduzir em mais de 40% o tempo de viagem entre os dois bairros. A obra foi dividida em três lotes que serão executados simultaneamente e a previsão é que seja concluída em dois anos. O evento contará com a presença do Subprefeito da Barra e Jacarepaguá Tiago Mohamed.
A Transoeste é um dos três corredores expressos que compõem o projeto de preparação viária da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ao lado da Transolímpica e Transcarioca. Com 32 quilômetros de extensão, a Transoeste terá pista segregada para o sistema BRT (Bus Rapid Transit): o corredor exclusivo de ônibus articulados, com linhas expressas e paradoras, que terá 30 estações ao longo do trajeto. Com a Transoeste, será possível ir da Barra a Santa Cruz em menos de uma hora. Hoje, o mesmo percurso é feito em quase o dobro do tempo: cerca de uma hora e 40 minutos.