A Prefeitura do Rio iniciou na manhã de ontem, as obras do Transoeste, corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca a Santa Cruz. Com investimento de R$ 692,1 milhões, as obras também incluem a duplicação da Avenida das Américas, no Recreio, um viaduto no cruzamento entre a Avenida das Américas e Av. Salvador Allende e a abertura do túnel da Grota Funda. A Transoeste reduzirá pela metade o tempo médio de viagem entre os dois bairros, melhorando o tráfego na Zona Oeste, e integra, ao lado da Transolímpica e da Transcarioca, o projeto de preparação viária da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O prefeito Eduardo Paes participou da cerimônia do início das obras ao lado dos secretários municipais da Casa Civil, Luiz Antônio Guaraná; de Obras, Alexandre Pinto; de Transportes, Alexandre Sansão, do Subprefeito da Barra e Jacarepaguá Tiago Mohamed e representantes de associações comerciais e de moradores da região, e explicou a importância da execução desse projeto para a cidade do Rio de Janeiro.
- Essa obra une as duas áreas que mais crescem e mais se desenvolvem na cidade. Será uma das principais obras do nosso governo e nossa meta é que esteja concluída em dois anos. É uma obra essencial para a população que usa o transporte público na cidade. Estamos trabalhando muito para dar um transporte de qualidade para o carioca, que a partir de agosto também será beneficiado com a implantação do bilhete único municipal com a tarifa de R$ 2,40 - destacou Paes. O prefeito ressaltou ainda que o corredor expresso não terá pedágio.
Mesmo com a implantação da Transoeste, a Serra da Grota Funda continuará em funcionamento. A Transoeste terá 32 km de extensão, 30 estações de BRTs (Bus Rapid Transit) – corredor de ônibus articulados e semelhante ao implantado em Curitiba (PR) – com linhas expressas e paradoras.
A obra será dividida em três lotes que serão executados simultaneamente: Trecho 1 – Avenida das Américas entre o Terminal Alvorada e Avenida Benvindo de Novaes, Trecho 2 – Avenida das Américas entre a Avenida Benvindo de Novaes e a Estrada da Matriz, em Guaratiba e Trecho 3 – Avenida das Américas entre a Estrada da Matriz, em Guaratiba, até a Estrada da Pedra, em Santa Cruz.