Com uma arquitetura moderna e arrojada, a nova unidade da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, que atenderá gratuitamente usuários de todas as idades, se dedicará exclusivamente à reabilitação de pacientes pós-traumáticos e à pesquisa científica foi inaugurado no dia 1º de maio de 2009, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.
A excelência do atendimento da Rede Sarah, uma instituição de saúde pública financiada com recursos do Ministério da Saúde e gerida por associação de direito privado, serviu de inspiração para o presidente Lula, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o governador Sérgio Cabral defenderem uma mudança no atual modelo de saúde pública do país.
Situada num terreno de 86 mil metros quadrados, cedido pela Prefeitura do Rio, sendo 57 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade possui 209 leitos e está preparada para atender 20 mil pacientes por mês. Possui equipamentos para ressonância magnética funcional, neurofisiologia de ponta, microscopia eletrônica, além de laboratório computadorizado de movimento e laboratório de neuropiscologia, entre outros. O Ministério da Saúde investiu R$ 150 milhões na construção e R$ 30 milhões na compra dos equipamentos.
O novo centro é destinado a programas de reabilitação para pessoas com problemas que afetam o sistema nervoso central, como acidente vascular cerebral, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, doença de Parkinson e Alzheimer. Como os demais hospitais da rede, o centro de Jacarepaguá não possui atendimento de emergência nem faz cirurgias. Os casos emergenciais devem ser encaminhados para os hospitais gerais da cidade.
O centro também vai realizar pesquisas em neurociência, em conjunto com os principais centros de excelência internacionais, a partir de um programa de pós-doutorado para pesquisadores do país e do exterior. Já este ano, o centro vai receber pesquisadores dos Estados Unidos, Bélgica e França.
A Rede Sarah é gerida pela Associação das Pioneiras Sociais (APS), serviço social autônomo, sem fins lucrativos. Atuando desde 1960, a rede tem unidades em Brasília, Salvador, Belém, São Luiz, Belo Horizonte, Rio, Fortaleza e Macapá.
Os interessados podem marcar consultas pelo telefone (21) 3543-7600