Aluno brasileiro participa da 15ª edição do Mestrado em Economia e Ciência do Café – Ernesto Illy
Curso reúne estudantes de 20 países e prepara profissionais para o setor cafeeiro sustentável
A 15ª edição do Mestrado em Economia e Ciência do Café Ernesto Illy, promovido pela illycaffè e pela Fundação Ernesto Illy ETS, começou em janeiro de 2026 e conta com a presença de um estudante brasileiro: Victor de Campos Jordão. O programa, que oferece uma formação abrangente sobre os aspectos biológicos, agronômicos, tecnológicos e econômicos do café, reúne jovens talentos de 20 países: Brasil, Camarões, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Filipinas, Honduras, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, Lituânia, Malaui, Moçambique, Noruega, Peru, Ruanda, Tanzânia e Uganda.
Destinado a graduados em economia, engenharia e ciências agrícolas, o curso combina aulas online e presenciais, com um total de mais de 400 horas de ensino ministradas por 60 professores renomados. As atividades presenciais terão início em maio de 2026, culminando na elaboração de um projeto prático relacionado às disciplinas do programa.
Desde sua primeira edição, o Programa de Mestrado em Economia e Ciência do Café Ernesto Illy já recebeu mais de 290 alunos de mais de 40 países em todo o mundo. O programa contribuiu para a formação de profissionais especializados em café, comprometidos com a aplicação da abordagem ética e sustentável que distingue o modelo de negócios da illycaffè, ao mesmo tempo em que protege, promove e apoia a qualidade sustentável do café illy.
|
Natural de São Paulo, Victor possui formação em Engenharia Química pela FEI e pós-graduação em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela FGV. Com uma experiência consolidada na área de sustentabilidade do setor cafeeiro, ele atualmente trabalha na Experimental Agrícola do Brasil, no setor de compras de cafés sustentáveis.
"Há dois anos atuo na área de compras de cafés sustentáveis, onde ajudo a selecionar fornecedores que atendam aos rigorosos requisitos de sustentabilidade da illycaffè. Isso inclui fazendas que combatem o trabalho escravo, o trabalho infantil, a discriminação e que investem na preservação ambiental", explica Victor.
Quando questionado sobre suas expectativas em relação ao curso que está começando, Victor explica que seu objetivo é crescer tanto pessoal quanto profissionalmente na área de sustentabilidade, além de acreditar que essa formação será fundamental para ampliar seu conhecimento técnico e abrir novas possibilidades de atuação no setor cafeeiro.
A participação de Victor nesta edição do mestrado reforça o compromisso do programa com a formação de profissionais capazes de transformar o mercado do café em várias partes do mundo de forma sustentável e inovadora.
Além da illycaffè e da Fundação Ernesto Illy ETS, o programa conta com o apoio da Universidade de Trieste, da Universidade de Udine, da SISSA (Escola Internacional de Estudos Avançados de Trieste) e do Parque Científico e Tecnológico de Trieste – Area Science Park. Também está confirmada para esta edição a bolsa parcial concedida pela Fundação Friuli. Um total de 17 estudantes se beneficia anualmente do apoio financeiro oferecido pela Fundação Ernesto Illy ETS: 12 estudantes recebem bolsas integrais e 5 recebem bolsas parciais.