sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

QUEM ACONTECE

              Dina FRUTUOSO e o “Janeiro Branco”

Maria Helena Cantamissa

Iniciamos o novo ano, desejosos daquele profundo mergulho na PAZ, que nos remete a cor BRANCA, buscando esquecermos pelo menos por alguns dias, os percalços e tragédias que sempre acompanham a humanidade.

Desse modo, é mister lançarmos LUZ sobre a Lei nº 14.556/2023, que  instituiu a campanha “JANEIRO BRANCO”, dedicada à promoção da saúde mental, quando ao longo do mês, mobilizações de conscientização abordarão  doenças psiquiátricas, com enfoque especial na prevenção da dependência química e do suicídio, bem como, na promoção de hábitos e ambientes saudáveis.

Conversando com a Dra. Dina Frutuoso, autora de “Memórias Afetivas”, lançado pela editora Labrador, percebemos que o conteúdo do livro,  tem tudo a ver com o nosso “Janeiro Branco”.

Nas “Memórias Afetivas”, a autora  “que dedica sua vida ao estudo das relações humanas baseadas nas mais recentes pesquisas da neurociência,  explorando como as memórias moldam a forma de nos relacionarmos e de enfrentar desafios,  percorrendo ainda,  temas cruciais como ansiedade, burnout, burnon, resiliência, antifragilidade e espiritualidade, tornando-se uma leitura essencial para quem busca construir o sentido da vida, bem como a força transformadora das memórias e dos vínculos afetivos”, estando em perfeita consonância com a campanha “Janeiro Branco”.

E com essas “reflexões sobre o amor, resiliência e espiritualidade no relacionamento entre gerações” da Dra.  Dina, desejo-lhes um FELIZ 2026, pleno do significado da cor que simboliza novos começos, para que possamos reescrever um novo capítulo  com ênfase na PARTILHA do bem comum, mantendo nossa saúde sempre em perfeito estado.