Teatro, acrobacia e música no Auto de Natal do Solar Meninos de Luz — dias 12 e 13/12
AUTO DE NATAL NO PAVÃO-PAVÃOZINHO E CANTAGALO
Solar Meninos de Luz encerra o ano letivo com o espetáculo “Um Menino Chamado Natal”, uma aventura mágica, que une teatro, acrobacia e música, com uma mensagem esperança.
A peça será encenada pelo grupo de extensão da Escola de Teatro Meninos de Luz, com participação da Orquestra Solar Meninos de Luz.
Espetáculo será apresentado nos dias 12 e 13 de dezembro (sexta e sábado), às 10:30h, com entrada franca.
Baseado no livro de Matt Haig, o espetáculo acompanha a jornada de um menino que, movido pela esperança de transformar seu reino, parte em busca de um lugar mágico guiado apenas pelo mapa deixado por sua mãe. Para enxergar esse mundo, Natal precisa aprender a ver além do que os olhos alcançam. Assim, ele irá ao encontro de suas origens e de sua missão de vida: levar amor e esperança para as crianças do mundo todo.
O Solar Meninos de Luz, no Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, encerra o ano letivo com seu tradicional Auto de Natal. O espetáculo, sempre esperado pelos alunos e a comunidade, traz de forma inédita a história mágica de “Um Menino Chamado Natal”, sucesso infanto-juvenil de Matt Haig (Inglaterra, 1975), com adaptação de Maria Augusta Montera. No palco, jovens talentos do grupo de extensão da escola de teatro contam as aventuras do pequeno Nikolas, filho de um humilde trabalhador, que decide levar amor e esperança para as crianças do mundo todo. As apresentações acontecem nos dias 12 e 13 de dezembro (sexta e sábado), às 10h30, no Teatro Meninos de Luz, com entrada franca.
Dezesseis atores encenarão o espetáculo, sob a direção de Cheila Oliveira, diretora da Escola de Teatro do Solar Meninos de Luz, projeto patrocinado pelas empresas Lorinvest e Karoon Energy, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS RJ) e Lei Rouanet. A peça conta também com acrobacias, além de participação da Orquestra Solar Meninos de Luz, um dos projetos da Escola de Música Solar Meninos de Luz, que tem patrocínio da BTG Pactual, SondoTécnica, Squadra Investimentos e Jungheinrich, também através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei do ISS. O maestro é Jonas Hammar.
Sem fins lucrativos, o Solar Meninos de Luz é um complexo educacional social que atua há mais de 30 anos com educação em tempo integral nas comunidades Pavão-Pavãozinho-Cantagalo. Sua missão é transformar a vida de crianças em situação de vulnerabilidade social através de ações preventivas, proporcionando educação em horário integral, com o envolvimento de suas famílias e da comunidade. Eleito pela quinta vez "Uma das 100 melhores ONGs do Brasil" pelo Instituto Doar, em 2025, o Solar Meninos de Luz mantém-se por meio de apoios e parcerias de empresas e pessoas físicas. O retorno avaliado em 2024 pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS/SROI) mostra que, de cada um real investido, são gerados R$ 7,05 em benefícios sociais para a comunidade, um retorno de mais de R$ 43 milhões à sociedade. Uma das formas de contribuir para o Solar Meninos de Luz é apadrinhar uma criança, fazendo uma doação recorrente para o suporte educacional, ou doar outros recursos para manutenção dos serviços de saúde, cultura, esporte e assistência social. Mais informações, no site: www.solarmeninosdeluz.
Auto de Natal
“Um Menino Chamado Natal”, de Matt Haig, adaptado por Maria Augusta Montera
Cheila Oliveira
12 e 13 de dezembro (sexta e sábado) - 10h30
Classificação etária: livre
Entrada gratuita
Teatro Solar Meninos de Luz
Lotação: 300 pessoas
End: R. Saint Roman, 149 – Copacabana - Rio de Janeiro - 22071-060
www.solarmeninosdeluz.org.br