sexta-feira, 28 de novembro de 2025

COLUNA ESPAÇO MOTOR

         KARDIAN MOSTRA UMA OUTRA RENAULT

João Mendes


Testei o Renault Kardian na versão Iconic que é a top da linha. Seu motor é 1.0l, 3 cilindros, flex, com injeção direta de combustível, que desenvolve até 125 cavalos e tem torque de 22,4 kgfm. Seu câmbio é automático com dupla embreagem e 6 velocidades. O Kardian marca o início de uma revolução na Renault. É um carro sofisticado, moderno, bem acabado e equipado. O painel é digital com tela de 10”, a tela da multimídia também tem 10”, espelha o celular sem fio e mostra a câmera frontal e a traseira. 

O carro possui vários sensores que indicam a proximidade de objetos e o freio de estacionamento é eletrônico. Gosto do desenho do Kardian, do desempenho, da estabilidade, do interior que tem muitos porta-objetos, carregador de celular por indução e com ventilação e seu porta-malas tem capacidade para 419 litros podendo ir a 1.304 litros com os bancos rebaixados. O consumo com gasolina fica em 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada. Na segurança destaque para os 13 sistemas avançados de direção (ADAS) e 6 air bags. O Renault Kardian, que é produzido no Brasil, obteve cinco estrelas nos testes mais recentes do programa de avaliação de veículos novos para América Latina e Caribe LatinNcap. O Kardian foi avaliado em 2024 e obteve quatro estrelas, iniciando uma nova era para a Renault na região em direção a veículos mais seguros. Seguindo a busca pela excelência por parte do fabricante, o Kardian foi atualizado com a incorporação do sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) para Usuários Vulneráveis das Vias (VRU) e foi avaliado novamente a pedido do fabricante ganhando as 5 estrelas que é a nota máxima. O Kardian atualizado oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, e AEB como opcional, obtendo 83,41% em Ocupante Adulto, 82,92% em Ocupante Infantil, 72,96% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 83,78% em Assistência à Segurança. A versão Iconic testada custa R$149.990 e a cor Azul Iron custa mais R$1.700 mas o Kardian tem versão de entrada, Evolution, por R$113.690 com câmbio manual. A garantia é de 3 anos ou 100 mil km.