IMPONENTE E MAIS SOFISTICADO NISSAN KICKS 2026
João Mendes
O teste da semana foi com o Nissan Kicks 2026. Ele não chega para substituir o Kicks que já existia e que passou a ser denominado Kicks Play. O Kicks 2026 ficou muito mais imponente e equipado. Em relação ao Kicks Play o Kicks 2026 ficou mais comprido em 4 cm, mais largo em 4 cm e mais alto 1 cm. Agora ele tem 4,36 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1.62 m de altura. Seu motor é o 1.0 litro, 3 cilindros, turbo, flex que desenvolve até 125 cavalos e tem torque de 22,4 kgfm e o câmbio é automático de 6 velocidade. O câmbio funciona muito bem com esse motor. Andei em estradas, serras, no trânsito e não observei nada fora do normal, rende bem e com gasolina não bebe muito. O consumo segundo o Inmetro fica em 11,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada usando só gasolina e eu andei só com gasolina e o consumo, segundo o computador de bordo ficou próximo desses números. Já usando só etanol o consumo fica em 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Quando se está num carro automático a gente tem que colocar em Drive e sair andando e nas manobras prestar bem atenção olhando os obstáculos a sua volta ou a tela da multimídia que neste Kicks mostra a câmera de ré e até uma imagem 360º do carro. O único problema desse carro é que o comando do câmbio é por teclas e, apesar da Nissan ter colocado referências para elas serem percebidas pelo tato, não consegui firmeza e sempre tive que olhar para o console para escolher a tecla que me atendia. Elas são quatro, P - estacionamento, R - ré, N - neutro e D – drive dispostas da esquerda para a direita. Já o interior do Kicks 2026 na versão testada, Platinum, que é a do topo da linha, ficou muito mais sofisticado e luxuoso. Logo de cara chama a atenção duas telas de 12,3”, uma para os instrumentos e a outra para a multimídia que monitora a câmera de ré e a câmera 360º inteligente acoplada ao detector de objetos em movimento. Essa central oferece uma experiência completa de conectividade de fácil acesso e manuseio. A conexão com o smartphone e sem fio. Essa versão Premium ainda tem som Bose Personal Plus com 10 alto-falantes, carregador de celular por indução, teto panorâmico e bancos com revestimento Premium. Para segurança destaque para o Nissan ProPILOT que é um sistema de assistência à condução que utiliza câmeras, radares e sensores para ajudar o motorista a manter o carro centralizado na faixa, controlar a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente disponível na versão topo de linha. Achei o modelo confortável, com bom espaço interno, porta-malas de 470 litros, 38 litros a mais do que o do Kicks Play.
O comportamento dinâmico também me agradou, a suspensão dianteira é independente MacPherson com barra estabilizadora e na traseira tem eixo de torção com barra estabilizadora. O Nissan Kicks 2026 está sendo comercializado em quatro versões. Vamos aos preços: Sense é a versão de entrada por R$166.990; Advance R$177.990; Exclusive R$184.790 e a versão top é a Platinum por R$199.990. A garantia é de 3 anos

