Q8 É O MAIOR SUV DA AUDI E TEM MUITO CONTEÚDO
João Mendes
Para quem quer SUV grande, premium, com muita tecnologia conforto e segurança uma opção a ser estudada é o Audi Q8 que testei na versão top, Performance Black. Seu motor é um 3.0 litros, V6, TFSi (turbo), gasolina, com apoio do sistema mild-hybrid de 48V que permite a função de roda livre, desligando o motor a combustão em baixas velocidades para economizar combustível. O Q8 tem uma potência de 340 cavalos e torque de 500 Nm ou 51 Kgfm e o câmbio é o Tiptronic de 8 velocidades. Com esse conjunto o Q8 faz de 0 a 100km/h em apenas 5,6 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 210 km/h. Para melhorar a estabilidade o modelo tem o eixo traseiro dinâmico que esterça as rodas traseiras em até 5º para auxiliar as manobras em espaços reduzidos ao estacionar. O movimento desse eixo também melhora a dinâmica de direção ao mesmo tempo que melhora a estabilidade. Andando com esse Q8 na cidade ou na estrada, em serra com curvas fechadas e em qualquer situação ele mostra uma ótima estabilidade e se comporta até como se fosse um carro menor, está sempre na mão. Para isso ajudam as rodas de 23” com pneus Continental medida 285/35R23. O Q8 2025 ficou mais bonito com a nova grade dianteira e as aberturas maiores das entradas de ar nas extremidades do para-choque e as luzes auxiliares e direcionais subiram para junto dos faróis. Os faróis são de LED Digital Matrix HD e por mais R$26.000 tem o opcional da luz laser que tem o dobro da intensidade da luza do farol Matrix e só é acionada quando o ambiente está muito escuro. Na traseira as lanternas também ganharam outro desenho e possuem opões de assinaturas como nos faróis. Um exemplo de assinatura na lanternas é quando elas se acendem de fora para dentro com um movimento que chama mais a atenção. O para-choque traseiro também foi redesenhado junto com a tampa do porta-malas que tem abertura elétrica. A capacidade do porta-malas é de 605 litros mas com os bancos traseiros rebatidos ela aumenta para 1.700 litros. O interior tem aquele acabamento premium com bancos em concha com revestimento em couro, iluminação que muda de cor de acordo com o cliente, o quadro de instrumentos tem tela de 12,3”, a central multimídia tela de 10,1”, sensível ao toque, com navegação, exibição 3D de ruas e comando de voz, e ainda tem uma tela adicional, abaixo do multimídia, com 8,6” dedicada ao controle do ar condicionado que é de quatro zonas. No centro do painel de instrumentos pode se monitorar o Night Vision Assist que é um opcional que custa R$24.000. Esse sistema é para ser usado à noite quando ele capta com boa distância o calor de um animal ou pedestre que não está muito visível numa estrada, por exemplo. Também está disponível como opcional, por R$16.000, o Head Up Display que reflete informações no para-brisa, como a velocidade, bem a frente do campo de visão do motorista.
Some-se a tudo isso uma série de outros confortos como o carregador de smartphone por indução, os diversos porta objetos as duas saídas do ar condicionado independentes para o banco traseiro e muito mais. O Audi Q8 Performance Black custa R$774.990 e a versão testada, com todos os opcionais, tem preço de R$850.000.