sexta-feira, 19 de setembro de 2025

COLUNA ESPAÇO MOTOR

       ANDANDO NO VOLKSWAGEN TERA

 JOÃO MENDES 


Desenvolvido no Brasil o Volkswagen Tera chegou e será comercializado em 20 países, em dois continentes. O novo SUV compacto da Volkswagen chega com muitas novidades na conectividade e estreia o Otto, primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil. Com a IA generativa, o SUV integrado ao app Meu VW 2.0 oferece uma nova forma de dirigir e se conectar. Nativo no aplicativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto traz inovação e será capaz de produzir respostas generativas. A Otto nasce integrado com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas e responderá perguntas abertas da internet. O Tera também pode vir com o pacote ADAS que entrega ainda mais recursos de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. Para garantir a melhor visibilidade aos motoristas, o modelo tem faróis em full LED em todas as versões, além de lanternas traseiras também em LED, com efeito click-clack. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série. Pensado para oferecer o melhor pacote da categoria em todas as versões, o Tera conta com uma ampla lista de série. As versões Comfort e High, tem o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução. Testei a versão com o pacote Outfit The Town Edition, disponível para a versão High mais essa edição especial já esgotou e não vou perder meu espaço para falar dela. Para impulsionar o modelo, dois motores consagrados foram escolhidos: 1.0 MPI de 84 cv e a 1.0 170 TSI, de 116 cv. A versão MPI será sempre equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI. As configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis marchas. O espaço interno é bom mas se os ocupantes dos bancos da frente tiverem uma estatura maior e recuarem os bancos o espaço no banco traseiro fica reduzido. 



Já o porta-malas tem capacidade para 350 litros o que é bem razoável. Gostei muito do design do Tera principalmente da dianteira , da grade, da saia e do desenho dos faróis. A estabilidade é boa e como a versão tem o motor 1.0 turbo a tocada é bastante agradável. Gosto muito desse motor. Vamos aos preços: a versão de entrada é a Tera 1.0 MPI por R$105.890, depois vem a Tera 170T por R$118.890, Tera Confort por R$128.890 e a top da linha é a Tera High por R$142.890.