O Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) divulgou na semana passada os dados da 7ª edição do Atlas da Notícia, projeto que mapeia o jornalismo local e identifica os desertos de notícias no Brasil. Os dados do levantamento, divulgados no 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, mostram uma redução no número de desertos noticiosos no País.
Segundo a nova edição do Atlas, nos últimos dois anos houve uma redução de 7,7% no número de desertos de notícias no Brasil. Nesse período, 251 municípios deixaram de ser desertos de notícias, mas 43 ingressaram nessa condição. Além disso, outros 208 municípios brasileiros passaram a contar com ao menos um veículo de comunicação local. A maior expansão ocorreu no Nordeste: A região incorporou 283 novas iniciativas à base de veículos do Atlas, o que equivale a um aumento de quase 11% em relação ao último censo, em 2023. Outro dado importante é o de que 143 municípios nordestinos deixaram de ser considerados desertos de notícias. O levantamento destaca que esse crescimento no número de veículos locais registrados deve-se em parte ao surgimento de novas iniciativas online.
Uma das cofundadoras da Sumaúma, plataforma criada para amplificar as vozes da Amazônia e recentralizar os valores do jornalismo a partir da floresta, Veronica Goyzueta anunciou sua saída da publicação. Ela junta-se a partir de agora ao time da Agência Porvir, especializada em educação, como coordenadora de Projetos.
Peruana radicada no Brasil desde o início da década de 1990, Veronica uniu-se ao time da Sumaúma, comandado por Eliane Brum e Jonathan Watts, ainda em março de 2022, seis meses antes de seu lançamento oficial. Ela segue paralelamente como professora na ESPM.
A Fundação Gabo anunciou os 15 finalistas do Prêmio Gabo 2025. São três trabalhos jornalísticos em cada uma das cinco categorias do prêmio: Áudio, Cobertura, Fotografia, Imagem e Texto. Reportagens de BBC News Brasil, revista piauí e Reuters representam o Brasil entre os finalistas.
Amanda Maciel Perobelli, da Reuters Brasil, concorre em Fotografia; Angélica Santa Cruz, da piauí, em Texto; e o documentário A Raposa, da BBC News Brasil, em Imagem. A cerimônia de premiação está marcada para 26 de julho, durante o 13º Festival Gabo, em Bogotá, na Colômbia.