Por um território sustentável
Maria Helena Cantamissa
Prestes a completar 25 anos de existência, o movimento evolutivo do PACTO DE RESGATE AMBIENTAL, presidido por Donato Velloso, recebeu no ITANHANGÁ GOLF CLUBE, os melhores ambientalistas do país para palestras na XXIV EDIÇÃO do DIA MUNDIAL da ÁGUA.
Na ensolarada manhã de 26 de março, a sociedade civil da região atendeu ao convite de Velloso, para juntos ouvir e discutir a importância de se fazer o manejo sustentável dos recursos hídricos na AP4, ciceroneados por Vinicius Roseiras, CEO do Canal do Rio.
Patriota que sou, foi uma dádiva ouvir a solista Leda Lintford entoar o Hino Nacional, no início dos trabalhos, cujo ponto principal foi a “construção coletiva de novos caminhos que possibilitem e agilizem as intervenções necessárias para se atingir um território mais sustentável, com valorização patrimonial e melhoria na qualidade de vida”.
O Prof. Daniel Mendonça apresentou o vídeo, "Nossa vida é feita de escolhas". O Capitão de Corveta Corrêia da Capitania dos Portos, discorreu sobre a segurança do tráfego aquaviário em nossas lagoas.
Paulo Protásio, diretor executivo da Autoridade de Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado, dispensa apresentação e seu currículo se impõe.
A arquiteta Melissa Menegon enunciou um sopro de renovação com a sua apresentação das "Cidades zebradas", que são traçados naturais que delineiam a integração dos espaços construídos, criando padrões únicos de experiências”. A urbanista foi extremamente simpática em uma de suas referências “redefinindo as varandas de Mauro Magalhães”.
A Prof. Andrea Santos, ressaltou o dia 22 de março, alertando para o "ano do oceano" e seus impactos sem precedentes; destacou a importância da criação de áreas verdes, jardins de chuvas, reuso de água, tetos verdes para reduzir a temperatura da edificação, dentre inúmeras outros exemplos para mitigações desse fenômeno, notadamente a redução das ilhas de calor (6° a mais do que em locais reflorestados). Concluiu a sua fala com a indagação: - Que caminhos nós queremos para a nossa cidade?
O advogado Dr. Francisco Carrera, iniciou a sua fala enaltecendo a Prof. Andrea Santos como "um dos maiores nomes do planeta na área de mudanças climáticas" e depois deu um show, uma aula magna, como sempre, com a temática em Direito Ambiental e Serviços Ecossistêmicos em nosso Território. Finalizou imitando o assovio do pintassilgo, em homenagem a Mauro Magalhães.
Os Artistas Plásticos Oswaldo Marci e Anisia Vajgel expuseram algumas de suas belas obras, para o deleite dos presentes.
Destacamos o comparecimento da combativa Presidente do 32° Conselho de Segurança Comunitário, Maria Lúcia Mascarenhas, Ayrton Xerez, Max Peralta, Gonçalves Filho, Luiza e Renato Velloso e o indefectível casal Adriana e Marcelo Mello.
Nosso sempre querido Mauro Magalhães, presidente da Confraria dos Pintassilgos, comemorou seu aniversário, juntamente com os “Amigos da Barra da Tijuca”, nesse aprazível recanto, um verdadeiro oásis na “Cidade da Barra”.
No encerramento, Velloso agradeceu a todos, externando sua eterna gratidão aqueles que fazem parte desse “um quarto de século do Instituto Lagoa Viva.