sexta-feira, 28 de março de 2025

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

DESENVOLVIDO NO BRASIL FIAT PULSE HYBRID É MAIS ECONÔMICO



Testei o Fiat Pulse Hybrid que tem um sistema híbrido leve de 12V. Ele tem o motor 1.0 turbo, denominado T200, mais potente, 130 cv, com câmbio automático CVT de 7 velocidades com as borboletas no volante para as trocas manuais. O motor a combustão recebe assistência de torque nas acelerações com energia das baterias, uma de chumbo EFB de 68Ah e outra de lítio de 11 Ah. Essas baterias recarregam nas desacelerações e nas frenagens. O sistema elétrico não traciona as rodas mas ajuda a gerar uma economia de combustível portanto mais eficiência e menos poluição. Segundo o INMETRO o consumo de gasolina é de 12,6km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada. A versão que testei foi a Impetus, muito equipada, a top. No interior revestimento dos bancos e do volante em couro, painel de instrumento de 7” digital com, hodômetro total e parcial, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus), central multimídia de 10" com espelhamento de smarthphone sem fio, comandos de Voz, navegação através de GPS, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C e uma entrada USB Tipo A para o banco traseiro.  Para mais conforto a entrada no Pulse Hybrid se faz com a chave por aproximação e nessa mesma chave se pode fazer a partida remota do motor. Tem o console com bons porta-objetos, Wireless Charger (Carregador do Celular por Indução), câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas sensor de estacionamento dianteiro e traseiro. No estilo chama a atenção a grade frontal preta, mesma cor do teto, do aerofólio traseiro e dos retrovisores externos que tem a função Tilt Down e as rodas são de liga leve 17”. Para mais segurança tem AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de mudança involuntária de faixa), AHB (Comutação automática de farol alto), 4 Airbags e Hill holder (Assistente de partida em rampa). Os faróis, as lanternas e a luz diurna (DRL) são de LED. Os faróis de neblina dianteiros tem a função cornering lamps. O Fiat Pulse tem um desenho que eu gosto muito por ser moderno e sem linhas exageradas. A versão Hybrid é gostosa de dirigir pelos 130 cv do motor que respondem bem nas acelerações e retomadas e agora o carro ficou mais econômico. A versão testada foi a top, Impetus, que custa R$144.990 e a outra versão é a Audace por R$129.990. Todo esse sistema híbrido foi desenvolvido pela equipe da Fiat no Brasil.

RIO BOAT SHOW COMEÇA EM ABRIL

Vem aí mais uma edição do Rio Boat Show que é o maior salão náutico da América Latina. O evento mais uma vez acontece na Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio e reúne os maiores fabricantes de embarcações do Brasil e sempre estão presentes algumas marcas de carros premium. Quem for na Marina da Glória vai poder ver de perto a embarcação de luxo, Schaefer V44, da modelo Gisele Bündchen, o iate  idêntico ao adquirido pelo jogador Cristiano Ronaldo, a Azimut Grande 27 Metri, e também a lancha da cantora sertaneja Simone Mendes, uma Z260 Open da Azov Yachts. Nos dias 26,28,29,30/04 e 02/05 o horário é das 15h às 22h. No domingo dia 27 vai das 13h até às 22h, nos dias 01 e 03/05 vai das 13h até às 22h e no domingo, 04/05, último dia do evento, termina mais cedo, vai das 13 às 21h.

AUMENTA O NÚMERO DE MULTAS NO ESTADO DO RJ

O Estado do Rio de Janeiro teve aumento de 80% no registro de multas de trânsito entre os anos de 2023 e 2024. Os dados são da Zapay, fintech de consultas e pagamentos de débitos automotivos, que faz parte do ecossistema de mobilidade Sem Parar.  De acordo com os dados da empresa, quase metade das infrações registradas na plataforma, 48% foram por excesso de velocidade. Já multa por estacionamento em local proibido fica em segundo lugar, bem atrás da primeira, correspondendo a 9,2% de todas as infrações registradas no estado. Em terceiro lugar no ranking da Zapay está a infração por avançar o sinal vermelho, que corresponde a 7,5% das multas em 2024.