SEM SENSURA
CCBB Educativo - Lugares de Culturas apresentará cortejo “Festanças e Folias” e oferecerá atividades gratuitas criadas para as exposições em cartaz no CCBB RJ
A equipe de educadores percorrerá o CCBB RJ cantando e tocando instrumentos como tambores, flauta, sanfona, triângulo e agogô, entre outros, propondo pequenas intervenções cênicas com o público visitante. A direção musical é de Luizão Santos.
A exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira” em cartaz até o dia 17 de fevereiro de 2025 no CCBB RJ ganha uma nova atividade: Améfrica, laboratório móvel, no térreo do museu, com mapas do Brasil, África e Europa que têm relação com as obras de 12 artistas presentes na mostra. O público poderá interagir traçando e conhecendo melhor o caminho de cada artista. É uma viagem entre as influências que inspiram algumas obras.
Outra atividade é a Identidade em Cores, do Laboratório de Arte, também desenvolvida pelo CCBB Educativo - Lugares de Culturas especialmente para os visitantes acima dos 7 anos de idade. Ela é inspirada nos autorretratos feitos pelo artista negro do século XIX, Arthur Timótheo da Costa. Formado na Escola Nacional de Belas Artes, o artista se destacou por suas produções com caráter impressionista, sendo considerado um pré-modernista. A partir da pintura, o público será convidado a refletir acerca da sua identidade racial e autorrepresentação como forma de reafirmar seu lugar no mundo.
Na atividade Pequenas Mãos, crianças de 3 a 7 anos e suas famílias são convidadas a participar da Nossa Bratucada, uma celebração dos ritmos afro-brasileiros. Ritmos que fazem parte da nossa herança cultural, como o Coco, Maracatu, Ijexá, Baião e Capoeira serão explorados junto à brincadeira Teca-Teca, também conhecida como “Amarelinha Africana”, introduzida ao folclore brasileiro. De origem moçambicana, se baseia nos movimentos marcados por canções e palmas.
Para a exposição “Fullgás – Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil”, que ficará em cartaz até o dia 27 de janeiro de 2025, o CCBB Educativo – Lugares de Culturas elaborou o Quadro a Quadro a partir de elementos visuais inspirados em quadrinhos da década de 1980 e nas obras da exposição, no visitante é convidado a montar uma grande página de história em quadrinho de maneira coletiva, com referências presentes na galeria. Já a estação Com Que Roupa convoca o público a revisitar seu guarda-roupa e reviver a moda que marcou época. Após um período de grande repressão, na década de 1970, a arte se liberta. Cores e formas ganham vida e a moda se reinventa. Nos anos de 1980, as bonequinhas "paper doll" fizeram sucesso entre as crianças e até hoje enchem de nostalgia quem viveu esse período.
O Livro Vivo vai contar com um repertório de histórias de vivências coletivas que possam se transformar em inspiração para os leitores e ouvintes. Tudo pensado e produzido para reunir toda a família em torno da leitura.
A proposta da Hora do Conto é viver experiências a partir da ficção, já que as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.
CAMPOS DE ARTE
Classificação: livre
Améfrica
Exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira”
Segunda e Quinta: 15h às 18h
Quarta e Sexta: 11h às 13h
Que tal traçar as linhas que atravessam os continentes e chegam ao Brasil?
Estação Com que Roupa
Exposição “Fullgás – Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil”
Segunda, quinta e sexta: 11h às 18h
Após um período de grande repressão a arte se liberta. Cores e formas ganham vida e a moda se reinventa. Nos anos 80, as bonequinhas “paper doll” fizeram sucesso entre as crianças e até hoje enchem de nostalgia quem viveu esse período. Direto do túnel do tempo, o CCBB Educativo - Lugares de Culturas criou essa estação para o público revisitar seu guarda-roupa e reviver a moda que marcou época.
ATELIÊ ABERTO
LABORATÓRIO DE ARTE
Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar
Sábado e feriado: 15h e 17h; domingo: 11h, 15h e 17h
Identidade em Cores
Classificação: a partir de 7 anos
Você já pintou seu próprio retrato? Quais as cores que misturadas chegariam próximo ao seu tom de pele? Para a exposição “Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira” foi criada essa atividade inspirada nos autorretratos feitos pelo artista negro do século XIX, Arthur Timótheo da Costa. Formado na Escola Nacional de Belas, o artista se destacou por suas produções com caráter impressionista, sendo considerado um pré-modernista. O público será convidado a refletir acerca da sua identidade racial e autorrepresentação como forma de reafirmar seu lugar no mundo.
Quadro a Quadro
Classificação: a partir de 6 anos
HORA DO CONTO
Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar
Atividade voltada para a família
Sábado, domingo e feriado: 14h
Dias 14 e 28/12 – Histórias de Memórias - Patrimômio
O guardião dos livros
Duração: 20 minutos
Classificação: a partir de 5 anos
Exposição: Patrimônio
Em uma monótona tarde na biblioteca, um jovem se depara com aquilo que mudaria para sempre sua vida: uma lista de tarefas enigmáticas e a missão de desvendá-las. Para resolver aqueles afazeres escritos no papel, ele passa a conhecer as histórias de cada livro, desconectando o jovem dos jogos eletrônicos e tornando-o um futuro leitor.
Varal de histórias
Duração: 20 minutos
Classificação: a partir de 5 anos
Exposição: Patrimônio
Maria das Graças e Maria da Conceição estendem roupas no varal enquanto apresentam personagens e cenários da cidade do Rio de Janeiro em um avental de histórias. Povos nativos como os Tamoios, navegadores, Família Real Portuguesa, Tia Ciata são alguns dos personagens deste relato, junto com o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e Avenida Central.
O voo de Alberto
Duração: 25 minutos
Classificação: a partir de 5 anos
Exposição: “Fullgás – Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil”
Vamos ajustar os relógios e voltar no tempo. Anos 1980 em meio às vitrolas que rodam discos de vinil, cubos mágicos, TV de tubo e aviões de papel, cresce um menino que tem o sonho de voar.
O som que vem do meu quintal
Duração: 20 minutos
Classificação: a partir de 5 anos
Exposição: Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira
No "Morro da Alegria" a vida de uma favela carioca é interrompida pela escuridão que silencia o samba e as vozes da comunidade. João, um garoto apaixonado por cantar, aprende com Seu Juca, antigo sambista da comunidade, que a música é uma forma de luta e expressão da identidade. Juntos, eles e outros sambistas se reúnem secretamente nos quintais das casas para preservar a tradição do samba, desafiando aqueles que os impedem de cantar.
LIVRO VIVO
Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar
Sábado, domingo e feriado: 16h
Classificação: livre
Leitura compartilhada para crianças, adultos e toda família. Esta ação investe no livro como objeto de mediação entre o conteúdo da mostra e o espectador. O repertório escolhido traz histórias de vivências coletivas que inspiram os leitores e ouvintes a contribuírem para um mundo melhor.
Local: Ateliê Aberto – Sala do CCBB Educativo – 1º andar
Sábado e feriado: 13h
Duração: 30-40 minutos
Classificação: 3 a 7 anos
Nossa Bratucada: uma celebração dos ritmos afro-brasileiros
Exposição: Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira
Nesta atividade serão explorados os ritmos que fazem parte da nossa herança cultural, como o Coco, Maracatu, Ijexá, Baião e Capoeira, junto à brincadeira Teca-Teca, ou “Amarelinha Africana”, introduzida ao folclore afro-brasileiro.
Agendamento de visitas mediadas
com equipe do CCBB Educativo – Lugares de Culturas
Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas às exposições realizadas pela equipe do CCBB Educativo – Lugares de Culturas. Com duração de uma hora, estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as mostras em cartaz no CCBB RJ. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail agendamento.rj@
A programação de visitas mediadas às exposições – para o público geral e para grupos escolares –, e demais atividades acontecem de quarta a segunda (terça-feira o CCBB não abre). Os educadores acompanham o público pela galeria propondo reflexões que promovem novas percepções sobre as imagens, instalações e objetos expostos. Durante as visitas, os educadores estimulam o diálogo em um percurso que cria conexão entre os temas abordados na exposição e o público presente.
Os ingressos para as visitas mediadas estão disponíveis na bilheteria física e no site bb.com.br/cultura. O ponto de encontro é na sala do CCBB Educativo, no 1º andar. E ainda podem ser programadas visitas bilíngues, com acessibilidade, em Libras e com suportes cognitivos e sensoriais. O CCBB Educativo – Lugares de Culturas apresenta muitas outras atividades. Confira a programação completa no site bb.com.br/cultura e nas redes sociais. As atividades são totalmente gratuitas e acontecem no CCBB RJ, localizado na Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro - RJ.
O CCBB Educativo – Lugares de Culturas é um projeto patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
CCBB Educativo – Lugares de CulturasLocal: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@
Classificação indicativa: Livre
Mais informações: bb.com.br/cultura
CCBB nas redes sociais: x.com/ccbb_rj | faceb