domingo, 3 de novembro de 2024

CULTURA

"Diversidade Criativa em Diálogo": encontro para discutir economia criativa e inclusão social acontece no Rio de Janeiro

Evento promovido pela Coletiva Delas será realizado no dia 14 de novembro e contará com a participação da sociedade civil e instituições governamentais, além de renomados profissionais, pesquisadores e especialistas

A Coletiva Delas, hub de impacto social focado em reforçar a diversidade, equidade e inclusão por meio da economia criativa, promove o I Encontro Diversidade Criativa em Diálogo, que acontecerá no dia 14 de novembro de 2024, no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no Rio de Janeiro. O evento reunirá a sociedade civil, instituições governamentais, públicas e privadas para promover diálogos potentes sobre a importância da diversidade para a inovação, e como a economia criativa tem um papel fundamental para o desenvolvimento do estado.

Com o objetivo de mapear os avanços e desafios do setor e traçar planos de fortalecimento, o evento contará com rodas de conversa, palestras, workshops e atividades artísticas, oferecendo um espaço para debater e implementar políticas de inclusão. O encontro deve durar o dia inteiro e trará uma pluralidade de olhares para o debate, criando um ambiente fértil para o surgimento de novos negócios, priorizando o protagonismo de mulheres, pessoas negras, indígenas, periféricas e pessoas com deficiência.

Na data, haverá a participação de renomados especialistas, como Dani Balbi, a 1ª Deputada transexual do Rio de Janeiro, Edu Nascimento, especialista em política pública cultural e coordenador no Ministério da Cultura do Rio de Janeiro (MinC RJ), Sinara Rubia, diretora do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), e Danielle Barros, Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Além desses, Luciana Rodriguez do Impact Hub, Julia Zardo, professora doutora e gerente de Ambientes de Inovação da Firjan, Andrea Brazil, idealizadora da rede Capacitrans, Simone Alves, professora titular do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), mentora em programas de empreendedorismo e Inovação como Startup Rio, InovAtiva, Ela Empodera, Conecta Startup e Nexus; Daise Rosas, conselheira de Empreendedorismo Feminino do Ministério da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e da Escola Nacional de Negócios Afro (ENAFRO), estarão presentes. 

Segundo o Sebrae, a "economia criativa" é um termo criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos, com vistas à geração de trabalho e renda. No Brasil, esse conceito representa 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera 4,9 milhões de postos de trabalho. Diante desses números expressivos, o I Encontro Diversidade Criativa em Diálogo abordará a capilaridade da área - destacando a importância da diversidade nesse processo.

A conferência também proporcionará o compartilhamento de práticas e experiências bem-sucedidas, estimulando a inovação e promovendo encontros que busquem ampliar o olhar sobre passado e futuro, num diálogo constante entre o social e a tecnologia. A programação ainda inclui atividades como a Feira Coletiva de Negócios de empreendedorismo criativo feminino e LGBTQIAPN+, espaço kids oferecido pelo Paiol Cultural com oficinas e contação de histórias afrocentradas, oficina de comunicação antirracista desenvolvida pela co.liga e show de jazz com Juliane Gamboa.

“O encontro deve ser visto como uma plataforma que promove o protagonismo de grupos minorizados na economia criativa, oferecendo um espaço de diálogo, negócios e inovação. A Coletiva Delas se posiciona como um agente facilitador que conecta pessoas e marcas, transformando narrativas de exclusão em histórias de sucesso e impacto social”, destaca Karla Suarez, diretora executiva da Coletiva Delas, especialista em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), economia criativa e captação de recursos.

A realização conta com o patrocínio do Governo Federal, do Ministério da Cultura (MinC), da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro (SMC/RJ) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), além do apoio da co.liga. O projeto é contemplado, inclusive, pelo edital Viva o Talento, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.