sexta-feira, 6 de setembro de 2024

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

JEEP COMMANDER BLACK HAWK É A VERSÃO TOP DO LÍDER


Existe um segmento que não tem vendas tão expressivas quanto ao volume mas nele tem produtos que atendem quem tem família grande, são os SUVs de 7 lugares. Neste segmento as opções com luxo e sofisticação são poucas e o Jeep Commander lidera com folga. Eu já fiz matéria sobre ele mas agora vou falar da versão top da linha chamada Black Hawk, Falcão Negro na nossa língua. Essa versão tem um motor importado chamado de Hurricane (Furacão) que tem 4 cilindros, 2.0L, turbo, gasolina como combustível, 272 cavalos e 40,8 kgfm de torque e é ligado por botão sendo a chave presencial. A tração é 4X4 e o câmbio é automático de 9 marchas com borboletas no volante para as trocas manuais. Apesar dessa “cavalaria” toda consegui andar na cidade consumindo aproximadamente 8 km/l e apesar de seu peso, 1.685 kg, ele tem muita disposição para arrancar, nas retomadas e faz de 0 a 100km/h em apenas 7 segundos. Como o motor é mais forte que outro que integra a linha Commander, o 1.3 Turbo Flex de 185 cv, a suspensão foi recalibrada. No visual o Black Hawk chama a atenção. É todo preto, até nas rodas, e os vidros da coluna B para trás são escurecidos. O modelo tem nova grade e novas aletas da ventilação e os faróis, luzes auxiliares e até a luz de posição, DLR (Daytime Running Light), são de LED. O carro é cheio de tecnologia e segurança. O volante tem sensor capacitivo para saber se as mãos estão nele, tem alerta de ponto cego, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, assistente de centralização de faixa, assistente de permanência na faixa, parada de emergência e muito mais. No interior os bancos são de couro com parte em camurça e regulagem elétrica nos dois bancos da primeira fila e memória para o banco do motorista. A mesma camurça que fora parte dos bancos está no painel dando um aspecto de mais sofisticação ao modelo. Tem teto solar panorâmico e muito outros itens de conforto como som premium da Harman Kardon, o sistema  multimídia com tela de 10,1” que se conecta a smartphones sem fio, wi-fi nativo grátis por um ano, ar condicionado digital com saída na segunda fileira de bancos onde também tem tomadas USB do tipo A e C e tomada de 127 Volts. No console dianteiro tem carregador de smartphone wireless com refrigeração para que o aparelho não altere seu desempenho com o calor do carregamento e do uso. O painel de instrumentos é digital, configurável, em tela de 10,25”. A tampa do porta-malas abre e fecha automaticamente e a capacidade é de 233 litros usando os 7 lugares e com bancos rebatidos a capacidade vai até 1.760 litros. Rebater os bancos da 3ª  fileira é muito simples e quando acontece surge um fundo plano que facilita a colocação de cargas. O carro possui uma infinidade de porta objetos e até um no fundo do porta-malas. Com 4.76 m de comprimento o Jeep Commander Black Hawk é montado na fábrica do grupo Stellantis em Pernambuco e seu preço é de R$321.290 e agora a garantia é de 5 anos.

AUTOS MAIS VENDIDOS EM AGOSTO

O Volkswagen Polo continuou sendo o carro mais vendido no Brasil no mês de agosto com 14.274 unidades comercializadas. Em 2º vem o Chevrolet Onix com 9.018, 3º Fiat Argo 7.768, em 4º o Volkswagen T-Cross que é o SUV mais vendido do Brasil com 7.118, em 5º Hyundai HB20 com 7.103 e depois temos Chevrolet Tracker em 6º, Hyundai Creta em 7º, Jeep Renegade em 8º, Nissan Kicks em 9º e em 10º o Chevrolet Onix Plus, que é o sedã mais vendido no Brasil, com 4.843.

O RANKING DAS PICAPES

A Fiat Strada, picape mais vendida do Brasil, finalizou mais uma vez o mês na 1ª posição do ranking, com 16.420 unidades emplacadas atingindo o maior volume de emplacamento desde seu lançamento em 1998. Aliás, esta é a quarta vez na história que o modelo supera as 14 mil unidades em um mês. A segunda colocada no ranking de agosto também é da Fiat, a Toro, com 5.549 unidades. Em 3º vem a Volkswagen Saveiro com 5.519, 4º Toyota Hilux 4.730, 5º Ford Ranger 2.782 depois tem a Chevrolet Montana em 6º, Chevrolet S10 em 7º, em 8º a RAM Rampage, 9º Renault Oroch e em 10º Mitsubishi L200.