JOÃO MENDES
COMPACTO PEUGEOT 208 STYLE É UM PREMIUM DE VERDADE
Testei a versão intermediária do compacto Peugeot 208 denominada Style. Tem motor de 3 cilindros, 1.0 L, turbo flex de 130 cv e o câmbio é automático. É uma versão com estilo mais esportivo com interior escurecido, teto panorâmico, aerofólio na cor black piano, rodas de liga leve de 17” e muito mais. O grande diferencial do 208 é o i-Cockpit que tem o painel de instrumentos mais elevado com o motorista olhando ele por cima do volante que tem um desenho diferente com a parte de cima e a parte de baixo achatadas. Esse painel é configurável e o volante é multifuncional com acesso ao computador de bordo e ao nível do som. Além disso esse painel de instrumentos tem as informações projetadas em duas telas sobrepostas criando a imagem 3D. O motor é esperto e apesar da gente perceber um pequeno intervalo para a entrada do turbo é muito gostoso de dirigir e a estabilidade é maravilhosa, como faz curva. É um carro bem equipado com uma multimídia com tela de 10” eficiente e bem posicionada, Visiopark 180°, câmera de ré, espelhamento sem fio Apple Car Play e Android Auto com comando de voz. Para conforto tem o ar condicionado digital, carregamento de smartphone wireless, chave canivete com abertura das portas a distância, sensor de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa. Os Faróis e luzes DRL em LED e nos retrovisores tem repetidor das setas. Os bancos são em tecido com costura azul, os tapetes tem a logo Style que também está nas soleiras das portas e na tampa do porta-malas que tem capacidade de 311 litros. São quatro air bags e muitos equipamentos de segurança. Você realmente se sente num compacto premium que tem bom desempenho, ótima estabilidade e consumo compatível. Com etanol faz 8,3 km/l na cidade e 12 km/l na estrada e com gasolina são 9,8 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. A versão testada com câmbio automático CVT custa R$111.490 e com câmbio manual custa R$97.990.
MAIOR DIFERENÇA ENTRE HARLEY-DAVIDSON STREET GLIDE E ROAD GLIDE
A Harley-Davidson lançou, no primeiro semestre de 2024, as novas Street Glide e Road Glide. As novidades, que foram completamente renovadas e revolucionam a consagrada família Grand American Touring, marcam o início de uma nova era de desempenho, tecnologia e design para viagens em duas rodas. Street Glide e Road Glide apresentam algumas semelhanças, como o atualizado motor Milwaukee-Eight 117. A principal diferença entre os modelos está na dianteira. A Street Glide possui a carenagem montada no garfo dianteiro, enquanto a Road Glide se caracteriza pela carenagem montada no quadro. Em termos práticos, a carenagem da Street Glide acompanha os movimentos de esterço durante a pilotagem. Já na Road Glide a carenagem permanece sempre voltada para a frente. Nos dois modelos, a aerodinâmica foi aprimorada e o desconforto da vibração do capacete em altas velocidades foi reduzido em média 60%.
FESTIVAL INTERLAGOS AUTOMÓVEIS TEM MUITAS ATRAÇÕES
De 9 a 11 de agosto vai acontecer em São Paulo o Festival Interlagos Auto. Um evento que praticamente substituiu o tradicional salão de automóveis, pra melhor. Além de você poder ver de perto as grandes marcas e as novidades, principalmente os carros elétricos que estão dando o que falar, você pode andar nos carros. Existem vários tipos de ingressos. O mais barato você entra no autódromo de Interlagos e tem acesso a todos os estandes para ver os carros e tem ingressos mais carros que você pode escolher e programar andar nos carros no circuito de Interlagos. Pode até andar de Ferrari ou Lamborghini. Duas supermáquinas exclusivas e raras estarão expostas, a LaFerrari e a McLaren P1. Mais informações em auto.festivalinterlagos.com.br
SVOLT DO GRUPO GWM APRESENTA BATERIA REVOLUCIONÁRIA
A SVOLT, subsidiária do grupo GWM na China, acaba de revelar uma linha de baterias short blade, lâmina curta, que pode revolucionar o segmento de dispositivos de armazenagem de energia para veículos. Para o mercado de veículos 100% elétricos, a empresa lançou a bateria de lítio de carregamento ultrarrápido SVOLT 6C, do tipo níquel-cobalto-manganês, que recarrega em surpreendentes 5 minutos e oferece autonomia de até 600 km. Além disso, ela tem versões que chegam a ter um alcance máximo de mais de 1.000 km e já estará disponível no final deste ano. Para o segmento de veículos híbridos plug-in, a SVOLT também apresentou a bateria NCM Dragon Armor 800V para suportar carregamento ultrarrápido, fornecendo para esses carros híbridos uma autonomia no modo elétrico de 300 km a 400 km, equivalente à de muitos veículos 100% elétricos. Projetada especificamente para a próxima geração de veículos híbridos essa bateria estará disponível em julho de 2025.