Nos corres da periferia: um romance em ritmo brasileiro
Em "Recalculando a rota", Aimee Oliveira apresenta uma jovem do subúrbio carioca que enfrenta desafios dentro e fora de casa, enquanto persegue o sonho de abrir uma clínica estética
É no subúrbio do Rio de Janeiro que Vivian enfrenta as lutas diárias por uma vida melhor, ao lado de quatro mulheres fortes e unidas: a mãe, a avó, a irmã e a sobrinha. Porém, com a chegada de Vinícius, o cotidiano da protagonista vira de cabeça para baixo, desafiando-a a enfrentar questões do passado e a lidar com provocações constantes do ex, que ela passou a odiar. Mas essa reaproximação dos dois será capaz de reascender a paixão entre eles?
Em meio ao turbilhão de emoções e à rotina atribulada, a protagonista passa a olhar mais para si mesma e a perseguir seus sonhos – o maior deles é abrir a própria clínica estética a fim de atender os moradores da periferia. Sempre com uma alegria inabalável, boa música na cabeça e samba nos pés, Vivian vai descobrir como cultivar a liberdade, amar-se em primeiro lugar e a nunca desistir dos próprios desejos, mesmo quando o mundo parece estar contra ela.
– Você sabe como os sonhos são, Viv...
– Sei? - perguntei, num sussurro.
– Nem sempre eles dão certo. – Ele levantou a cabeça para me olhar.
Retorci as mãos para não demonstrar com o resto do corpo o quanto aquilo mexeu comigo. Eu também tinha sonhos que não deram certo. E mais um monte que não sabia no que ia dar. Mas ouvir algo assim da mesmíssima pessoa com quem sonhei tanta coisa junto, e também a mesma que me fez acordar e correr atrás dos meus objetivos, me soou muito triste [...]
– Alguns dão. Você só vai saber se tentar.
(Recalculando a Rota, p. 178)
Nesta história de amor ao estilo amantes-para-inimigos-para-
Com uma escrita bem-humorada e personagens fidedignos, Recalculando a Rota, que conta com o design de capa da artista Paula Cruz, é uma história de amadurecimento que valoriza a sororidade, a amizade e o fortalecimento entre os laços familiares. A obra também é uma ode a todas as jovens brasileiras que estão no corre em busca de igualdade e que nunca desistem de seus ideais.
Sobre a autora: Aimee Oliveira já é queridinha pelos leitores jovens adultos. Não à toa aimée, em francês, significa “amada”. Apesar disso, ela faz questão de reforçar que de francesa só tem o nome. De sangue carioca e fã de Pocah, a escritora nasceu na cidade de Niterói, mora em São Gonçalo e estudou Design de Moda na cidade do Rio. Ela desistiu de seguir na área para se dedicar a um sonho maior: escrever as histórias que rondavam sua cabeça todos os dias, inclusive durante o caminho até a faculdade. Seu primeiro livro foi lançado em 2014, e de lá para cá ganhou o prêmio Wattys por seus escritos. Em 2015 e 2021, lançou outros romances de sucesso, como Ladeira abaixo, e continua conquistando inúmeros fãs. Recalculando a rota é sua aguardada estreia na Plataforma21.