Empreendedorismo no Brasil: Desafios e Oportunidades
Aline Mara Gumz Eberspacher (*)
O Brasil perdeu recentemente o grande empreendedor Abilio Diniz, que marcou gerações e se destacou por ser um empresário conhecido como “mão na massa”. Filho de portugueses, ajudou o pai na abertura de uma doceria chamada Pão de Açucar, que depois se transformou em um dos maiores negócios do Brasil, colocando o Grupo Pão de Açucar como o segundo maior da América Latina.
Abilio Diniz era conhecido pelo seu envolvimento em participar do processo administrativo, seguindo o ditado “quem quer, faz”, e que o sucesso é resultado do trabalho. Também era conhecido por se preocupar com o crescimento do Brasil e pelo cuidado com sua saúde. Praticava esporte com regularidade, cuidava da alimentação e chegou a lançar o livro “Caminhos e escolhas: o equilíbrio para uma vida mais feliz", com dicas para a saúde.
Embora o caminhar de Abilio Diniz tenha sido exitoso, empreender no Brasil exige coragem e ousadia. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar o primeiro ano e 60% fecham antes dos cinco. Os desafios são muitos, entre eles é necessário conhecer as características do segmento do mercado, o produto, o perfil do consumidor, a qualidade da mão de obra necessáriae a divulgação dos produtos, entre outros. Além disso, o empreendedor tem que saber solucionar problemas, gerar oportunidades, criar soluções e investir na criação de ideias relevantes para seu público e sociedade. Em suma, é alguém que tem disposição de idealizar, coordenar projetos, e implementar novos negócios.
Ao estudarmos o perfil empreendedor até parece ser impossível cumprir os requisitos de um superprofissional, mas não é verdade! O empreendedor é um ser humano normal, que desenvolveu as competências necessárias para empreender com sucesso. Porém, é importante destacar que é fundamental estar preparado para enfrentar os desafios recorrentes ao empreendedorismo brasileiro, que é marcado por características e fatores típicos do país, que se destacam pela criatividade, inovação, resiliência e pela capacidade de desenvolver um bom networking.
Embora o empreendedorismo no Brasil seja marcado por características positivas, o empreendedor brasileiro enfrenta inúmeros desafios que podem dificultar o sucesso de seus empreendimentos. Dentre os principais, a burocracia como tempo para abrir uma empresa que pode variar de 1 a 7 dias, a complexidade tributária envolvendo sete impostos federais, além dos estaduais e municipais que podem dificultar a operação das empresas, a sucessiva instabilidade econômica marcada por crescimentos e recessões e o acesso ao capital com dificuldade para obter recursos.
Embora sejam muitos e diversos os desafios enfrentados pelo empreendedor, o empresário Abilio Diniz conseguiu deixar um legado na história do varejo brasileiro. Conhecido por sua trajetória de sucesso e resiliência durantes desafios econômicos e disputas familiares, ele mostrou que com direcionamento, planejamento, estratégia, determinação, coragem e humildade é possível alcançar resultados exitosos.
Não é negligenciável que empreender no Brasil é uma jornada repleta de desafios, mas também de oportunidades. Os empresários brasileiros enfrentam obstáculos únicos, desde a burocracia até a instabilidade econômica, mas também demonstram uma resiliência excepcional e uma capacidade de inovação. Figuras como Abilio Diniz exemplificam o potencial de sucesso que pode ser alcançado por meio de determinação, criatividade e trabalho árduo, inspirando uma nova geração de empreendedores a perseguir seus sonhos no Brasil.
(*) Aline Mara Gumz Eberspacher, Doutora em Sociologie pela Université Paul Valéry (Montpellier III-França). Coordenadora de cursos de pós-graduação na área de Negócios do UNINTER.