quinta-feira, 31 de agosto de 2023

ESPAÇO MARINA BARRA CLUBE


                             PERSONALIDADE EM FOCO

Reprodução da revista do Marina Barra Clube, na época editada por esse editor que vos escreve no ano de novembro de 1992.


                                  DEMÉTRIO HABIB

UM ADMINISTRADOR DE VISÃO.  E MUITO OTIMISTA. 

O presidente do Conselho de Administração do Marina Barra Clube, é advogado e está acostumado a lidar com as particularidades de sua profissão. Mais especificamente,  com as causas do Direito Comercial e Marcas e Patentes.

Mas sobre  o lazer, o seu e o dos outros, ele também fala com muita satisfação . Com seu jeito tranquilo e descontraído, conversou sobre sua vida, sua família, seu trabalho, suas distrações e sobre a administração do Clube que ele tem o grande prazer de presidir.

Dr. Demétrio começou sua gestão de dois anos – março de 92 a março de 94 – com uma postura aberta, voltada para uma administração moderna e participante, acreditando ser fundamental confiar e delegar poderes. Daí sua confiança,  tanto na atuação do Conselho, quanto na participação de todos os sócios.

Demétrio, como prefere ser chamado, é casado com Lina e tem três filhos: Letícia, Gustavo e Felipe. Para eles, o Marina é uma extensão da própria casa: a família toda adora o Clube.

Os filhos foram criados praticamente dentro dele, pois Demétrio e Lina são  sócios-fundadores – seu título é o de número 143 – e conhecem o Marina desde que o lugar ainda era um um areal.  Isso tem 9 anos, a mesma idade do Marina. 

Como pai, num tempo de tanta insegurança por todo lado, Demétrio sabe da importância de se poder deixar os filhos soltos, com tranquilidade.  “Eu vivo aqui no clube, minhas crianças não querem sair daqui. Nós queremos entrosar bem a garotada, dar bastante motivação. Pra gente é uma segurança ter as crianças aqui.”

Realmente. Além do espaço privilegiado do próprio Clube dentro da Barra da Tijuca, a área que o Marina reservou especialmente para as crianças – a Cidade das Crianças – foi projetada por uma pessoa querida e respeitada, uma especialista nas fantasias e sonhos infantis: Maria Clara Machado. E Demétrio  pretende continuar atento e sensível  ao respeito que cada criança merece.

Ele sabe o que diz. Seus filhos sempre participaram ativamente de tudo, especialmente de natação, representando o Marina em vários clubes cariocas. E é com justificado orgulho que ele conta que seu caçula  Felipe é  campeão carioca em nado de peito.

Mas muitas das crianças de ontem que cresceram com o Marina são os adolescentes de hoje, para os quais a gestão de Demétrio está olhando com muita simpatia. Como ele próprio sabe, porque tem os seus em casa, o adolescente é  aquela pessoa nem mais criança, nem adulta ainda, que precisa ter as melhores condições para se desenvolver e encontrar os seus caminhos.

Por isso, uma de suas preocupações atuais  é abrir novos espaços e novas motivações para essa faixa etária, para que continuem a sentir o Marina como quando eram crianças. E alguns passos nesse sentido já foram tomados,como a abertura da discoteca aos amigos não-sócios dessa garotada, que se transforma pouco a pouco e se prepara para ser os dirigentes de amanhã. 

Lina participa com o bate-papo com a revista. E conta

que ela, Demétrio e as crianças sempre fizeram muitos amigos dentro do Clube. Ela, especialmente, tem nas secretárias adjuntas, além  de amigas, grandes colaboradoras na parte social. Estão sempre trocando idéias a respeito se eventos e do que mais possa ser realizado e dinamizado, uma vez que a grande vontade de Demétrio é fazer uma administração inteiramente voltada para o bem-estar dos associados. Por issso todas as sugestões são sempre bem vindas.

Demétrio lembra que  no momento, o Marina fez algumas inovações: novas atividades esportivas, novo salão de cabeleleiro, a nova administração dos restaurantes Garça’s e Arco Íris por uma nova concessionária, a reformulação da revista Marina por uma nova equipe e a inauguração da Happy Hour às sextas-feiras, com música ao vivo.

Ele acredita que tudo isso vá  motivar o sócio a participar cada vez mais da vida do clube. Com toda certeza, ele e Lina participarão, não só pelas responsabilidades como Presidente do Conselho, mas pelo puro e simples prazer de estar com amigos, curtindo os bons momentos. 

Fazendo jus ao seu jeito calmo, Demétrio gosta das atividades que combinam com tranquilidade: um carteado, uma sinuca, uma boa pescaria, esse sim, seu hobby predileto.

E ele parece ser mesmo  um pescador dos bons, pois participa sempre de campeonatos anuais de pesca. Diz ter muita sorte com os peixes, embora diga brincalhão, que pescador conta muita mentira. E Demétrio,  não terá também uma história fantástica pra contar? Tem sim, mas ele faz quetao de afirmar que a sua é verdadeira e nem se trata de um enorme peixe.

Como acontece sempre que sai para pescar, Demétrio estava sempre com a sua equipe. Dessa vez, enfrente às  Ilhas Tijuca. De repente  um princípio de incêndio na lancha deixou rodos em polvorosa.  Foi um pânico geral. Mas felizmente, como nas histórias de final felizes, conseguiram debelar o fogo e reverter a situação. Hoje ele conta essa história entre boas risadas, mas naqule dia, relembra, foi realmente um grande susto.

A equipe da revista deseja saber se Demétrio quer deixar alguma mensagem para os sócios do Clube. E calmamente,  como durante o tempo o bate-papo ele reafirma de uma forma simples e muito direta seu desejo de que cada um participe intensivamente da vida do Marina.: “Vamos vestir a camisa do Clube.” 

Demétrio espeta que sim.