quinta-feira, 31 de agosto de 2023

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES  

CHEVROLET MONTANA PREMIER, LUXO E ESPORTIVIDADE




Testei a picape Chevrolet Montana na versão Premier que é bem equipada e só perde em preço e equipamentos para a versão RS. A Nova Montana não tem nada haver com a antiga que era derivada de um automóvel. A nova, ano 2024, é construída na plataforma do Tracker e assim passa para o segmento intermediário para brigar com a Fiat Toro e Renault Oroch. A Montana Premier tem motor Flex, 1.2 L, 3 cilindros, turbo de 133 cavalos e câmbio automático de 6 velocidades. A caçamba, denominada Multi-flex, tem capacidade para 874 litros com melhor vedação contra água e poeira. O visual é mais esportivo com a grade frontal em cromo escurecido e as rodas são de 17” diamantadas e também escurecidas. Os faróis e luzes diurnas são de LED e tem alerta de ponto cego. Os materiais do interior dão um ar de sofisticação e esportividade. O volante é multifuncional e tem revestimento premium como os bancos. No painel computador de bordo completo com indicação da vida útil do óleo  e a indicação da pressão dos pneus. O multimídia está bem posicionado e a conectividade tem wi-fi nativo para até 7 aparelhos com sinal 12X mais intenso e sistema On Star. O ar condicionado é automático e os porta-objetos estão bem posicionados. No console tem carregador sem fio para o smartphone. É uma picape ótima para uso urbano que tem conforto, o espaço para os ocupantes da segunda fileira de bancos é bom, tem boa dirigibilidade e é bem equipada. Eu gosto desse câmbio automático de 6 velocidades da GM e acho que ele casa muito bem com esse motor turbo de 1.2L. Eu, durante estes testes, acabo andando em estradas e serras e o desempenho dessa Montana me atendeu muito bem. Não andei com ela cheia de passageiros e nem com carga mas gostei do consumo. No perímetro urbano, usando só gasolina, o computador de bordo acusou consumo de 12,2 km/l o que é muito bom. Segundo o Inmetro com gasolina o consumo fica em 13,3 km/l na estrada e 11,1 km/l na cidade, enquanto com etanol os números são de 9,3 km/l na estrada e 7,7 km/l na cidadeA Chevrolet Montana Premier custa R$148.990. A versão de entrada tem câmbio manual e custa R$121.790 e a versão mais cara é a RS por R$151.890, todas com 3 anos de garantia.

GWM LANÇA SEU PRIMEIRO CARRO 100% ELÉTRICO

A GWM Brasil lançou o seu primeiro carro 100% elétrico: o Ora 03, um hatchback premium urbano que já está disponível em duas versões, Skin e GT, além de uma série especial, limitada a 200 unidades, chamada de Skin Copacabana.  Com esse lançamento, a GWM completa sua família de carros com opções híbrida, híbrida plug in e 100% elétrica. Os preços do Ora 03 varia de R$ 150 mil, para a versão Skin, até o GT que sai por R$ 184 mil. No lançamento tem também a edição especial Skin Copacabana, por R$ 150 mil, com opcional de teto solar por mais R$ 10 mil. O MOTOR DO Ora 03 tem potência de 171 cavalos e a diferença entre as duas versões comercializadas é a capacidade da bateria. Enquanto a bateria da versão Skin tem capacidade de 48 kWh na GT é de 63 kWh. A pré-venda já está disponível nas concessionárias, nas lojas de shopping espalhadas pelo Brasil ou na plataforma Mercado Livre mediante o depósito de R$ 9 mil, que pode ser pago por Pix ou boleto.  O GWM Ora 03 tem piloto automático inteligente, 7 air bags. Alerta e frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de ponto cego, reconhecimento de placas de  velocidade com alerta de velocidade e muitas outras tecnologias que a gente não vê em carros compactos.