quarta-feira, 30 de agosto de 2023

CULTURA

Pavinatto confirma presença na Bienal do Livro do Rio

Jurista deve reunir legião de admiradores com sessão de autógrafos de best-seller lançado pela editora Almedina Brasil

O jurista, professor e escritor Tiago Pavinatto promove noite de autógrafos do livro Da Silva: a Grande Fake News da Esquerda: o Perfil de um Criminoso Conhecido e Famoso Pela Alcunha Lampião no dia 2 de setembro, a partir das 18h, no estande D11 da 21ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Lançado pela editora Almedina Brasil, o título alcançou o topo das listas de mais vendidos da VEJA, PublishNews e Amazon.

A obra desconstrói a aura de heroísmo que muitas vezes é atribuída ao cangaceiro. Com base em uma pesquisa profunda de estudos nacionais e internacionais sobre Lampião, o autor traça um perfil minucioso que revela a verdadeira face desse personagem popular e o expõe como um psicopata, cujas ações atingiram níveis de crueldade e violência que vão muito além de qualquer interpretação idealizada.

Com mais de 900 mil seguidores no Instagram, Pavinatto já provou que consegue transpor sua popularidade online para os eventos presenciais. Em agosto, o lançamento do livro reuniu uma multidão de admiradores em São Paulo e registrou a comercialização de mais de mil exemplares, tornando-se o segundo maior recorde de vendas em um único dia no Brasil. A expectativa para a Bienal do Rio é manter o sucesso de público.

Serviço

  • O que: Noite de autógrafos do livro “Da Silva: a Grande Fake News da Esquerda” de Tiago Pavinatto
  • Quando: 02/09, sábado, a partir das 18h
  • Onde: estande D11 da 21ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Sinopse do livro

Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, nunca foi herói ou vingador. Terrorista mercenário que extorquia os ricos e destroçava a vida dos pobres com sadismo bestial, foi um criminoso serial que promoveu uma simbiose entre o cangaço e o coronelismo e, na prática, tornou se um coronel itinerante de coronéis sedentarizados. Agente da miséria a soldo dos donos do poder que sempre lucraram com essa miséria, Lampião compartilhou com eles esse lucro: O proletariado miserável, pobre e mediano era vítima desse cangaceiro parasitário e sádico. A falsa estética do seu heroísmo, a grande mentira do mito de Lampião foi engendrada pelo comunismo brasileiro em meados da década de 1920. Fake news perversa, o retrato de Lampião como herói ou injustiçado ou qualquer coisa que o valha é, em última análise, um fenômeno produzido pela estupidez humana canalizada para o coletivo da esquerda brasileira.

Sobre o autor

Tiago Pavinatto é graduado, pós-graduado, Mestre e Doutor pela Faculdade de Direito da USP do Largo São Francisco, onde prepara sua Livre-Docência. Professor, advogado, palestrante, jornalista, filósofo conservador heterodoxo e polêmico pensador político, é autor de diversos títulos publicados pelo Grupo Almedina. Tornou-se uma das maiores audiências da televisão brasileira como apresentador do talk show diário sobre política Linha de Frente e como integrante do elenco fixo de comentaristas de outro programa diário de grande sucesso, o icônico Os Pingos Nos Is, ambos transmitidos pela Jovem Pan News. Instagram | Twitter | Youtube | Facebook: @pavinatto

Sobre a editora

Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.