sexta-feira, 7 de julho de 2023

Mulher é internada na UTI após fazer preenchimento estético para aumentar o bumbum

Conforme a Anvisa, o produto não é regulamentado e é proibido de ser comercializado



Uma mulher chamada Betânia Lima Guarda, de 29 anos, foi internada na UTI após realizar um procedimento estético para aumentar o bumbum em uma clínica em Goiânia. Ela apresentou embolia pulmonar e hemorragia, e seu quadro clínico é grave, com complicações renais, pulmonares e inflamações musculares. Betânia foi sozinha realizar o procedimento com uma esteticista, que disse que aplicou "ácido hialurônico com um bioestimulador". Mas as investigações confirmam que a substância aplicada, foi  "Indumax Pressuriderm Harmony Filler-Ca Cosmobeauty". Substância que teve sua notificação como cosmético cancelada em 20 de junho de 2022. Diante disso, e do risco sanitário envolvido no caso, a Anvisa editou a Resolução-RE N° 2.603, de 10 de agosto de 2022, determinando o recolhimento dos produtos na empresa Biodomani Indústria e Comércio.
 
Afinal, o que deve ser feito para realizar um procedimento seguro, confiável e longe de riscos?
 
A advogada especialista em direito médico e hospitalar Dra. Beatriz Guedes destaca que o primeiro passo para é verificar antes de se submeter a um procedimento estético, é se ele está ativo e registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou no Conselho Federal de Medicina (CFM). Essa é uma medida simples, mas fundamental, pois garante que o profissional esteja legalmente habilitado a exercer a medicina. Para fazer essa verificação, basta acessar o site do CRM, ou do CFM e digitar o nome completo do médico ou o número do registro do CRM.
 
Outro passo importante é verificar se o cirurgião plástico é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Essa é uma associação que reúne os principais especialistas em cirurgia plástica do país e garante que o profissional tenha passado por uma formação adequada e esteja atualizado com as técnicas mais recentes da área. Para verificar se o médico é membro da SBCP, basta acessar o site da sociedade e fazer a pesquisa pelo nome completo do profissional.
 
Funciona da mesma forma para médicos dermatologistas, que também são capacitados para realizar procedimentos estéticos. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é a única entidade no país autorizada a conceder o título de especialista em dermatologia.