sexta-feira, 12 de maio de 2023

COLUNA ESPAÇO MOTOR  

 POR JOÃO MENDES  

NOVA MONTANA COLOCA CHEVROLET NA BRIGA




 Testando a Nova Chevrolet Montana que chegou as concessionárias recentemente e em abril já vendeu 3.087 unidades contra 3.812 da sua rival maior, a Fiat Toro, que já é comercializada desde 2016. A Montana é uma picape do segmento intermediário, é maior que as picapes derivadas de automóveis e menor que as do segmento médio. Ela tem 4.717 mm de comprimento contra 4.945 mm da Toro. A picape da Fiat é maior em 228 mm. Uma curiosidade, a primeira Chevrolet S10, que foi lançada em 1996, é maior que a Nova Montana em apenas 62 mm. A disputa no segmento das picapes médias foi tão grande, ao longo dos anos, que elas foram aumentando de tamanho e hoje, a Montana, considerada do segmento intermediário, tem o comprimento de uma picape média dos anos 1990. A Nova Montana chega para brigar com a Fiat Toro e tem qualidades pra isso. São 4 versões com a motorização 1.2 turbo, flex, de 133 cavalos. Testei a versão top que é a Premier que tem câmbio automático de 6 velocidades com a opção das trocas manuais através de um botão na lateral do pomo da alavanca. A exclusiva caçamba Multi-Flex, com divisórias Multi-Board para melhor acomodar objetos, conta com capota marítima, para melhor vedação contar água da categoria, e ainda tem como opcional a tampa elétrica que é acionada por controle remoto. No interior da caçamba tem 8 ganchos para amarração de carga e a capacidade é de 874 litros contra 820 litros da Fiat Toro. A tampa da caçamba abre na forma mais tradicional, rebatendo para baixo e não para os lados. O design da Nova Montana me agrada. Mantém a identidade da Chevrolet que está em outros produtos sem exageros. As rodas são de alumínio aro 17” com design exclusivo e tem rack de teto. A versão Premier é bem equipada. Tem assistente de partida em aclive,  acendimento automático dos faróis com sensor crepuscular, chave inteligente com sensor de aproximação e partida do motor, sensor traseiro de estacionamento com câmera de ré e acabamento interior com revestimento premium. Essa versão dá um show em conectividade com o On Star e wi-fi nativo a bordo para 7 dispositivos. Bem equipada custa R$142.590 com 3 anos de garantia. A versão de entrada custa R$118.690.

SALÃO MOTO BRASIL VAI TER SHOW IMPERDÍVEL

Este ano o maior evento de motociclismo do Estado do Rio de Janeiro vai ser uma experiência diferente. Ele volta para o Riocentro, de 26 a 28 de maio, com as motos e os diversos estandes na área coberta e pistas para testes das motocicletas na área externa. Além dessas atrações a organização preparou uma festa com mega show na sexta-feira, dia 26, com três grandes atrações. Vai ser a “Rock in Radio” da Positividade FM com Guilherme Lemos fazendo um tributo a Tributo a Legião Urbana, Valério Araújo com Tributo a Cazuza e Ayrton Ramos com Tributo a Raul Seixas. As portas do Riocentro se abrem às 15 horas, a festa começa às 17:30h e vai até o final do evento.

AUDI LANÇA SÉRIE ESPECIAL DO A5

A Audi do Brasil acaba de lançar uma série especial do seu A5 Sportback denominada Carbon Edition. O modelo tem motor 2.0 turbo de 204 cavalos de potência e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos. A edição especial tem um design exclusivo com o spoiler traseiro e as capas dos retrovisores externos compostos em fibra de carbono, material altamente resistente, leve e tecnológico. As rodas são da Audi Sport de 19 polegadas com pinças de freio vermelhas pra completar o visual mais esportivo. Esta edição é limitada de apenas 50 unidades que possuem uma etiqueta da numeração no console. Seu preço começa em R$397.990