terça-feira, 19 de abril de 2022

Expectativa X Motivação

Carla Maia


Oi Gente!  hoje, vou falar de um tema muito bacana, expectativa e motivação, ambos nos alavancam, mas também nos atrapalham, quando não são bem trabalhados. Bora lá! 

Primeiro vou clarear o q é expectativa e o que é motivação. Blz

Expectativa? Condição de esperar que algo aconteça, é uma crença depositada no futuro. E muitas das vezes quando o esperado não acontece exatamente como se programou, ou mesmo nem acontece, ocorre a emoção (energia que se move) da decepção, o que vai gerar sentimentos indesejados.

Motivação? É a condição do corpo humano que direciona a ação, é o impulso interno do agir e atuar.

Muitos dos problemas que criamos na vida, estão de certa forma relacionados a expectativa que geramos por alguém ou por uma determinada situação. Essa condição se dá tanto na vida pessoal como na vida profissional. E mediante essa frustração do não acontecido, é que tomamos determinada atitude, gerando um comportamento, que é pautado no sentimento de decepção ou desilusão, que foi experenciado pela emoção.

A questão é que a natureza do ser humano, é a de esperar do outro, uma determinada atitude, vislumbrar uma determinada resolução de uma situação, querer que o que foi planejamento aconteça como tal, ... enfim criamos expectativas pautadas em nossas crenças e nossos valores.  

Querendo ou não estamos sempre criando ilusão e possibilidades tanto para as pessoas como para as situações a nossa volta, quantas vezes você não idealizou uma conversa com seu chefe, seu liderado, seu companheiro(a), seu vizinho, ..., vislumbrou uma nota na prova, aguardou para receber um relatório, o resultado de uma determinada tarefa que solicitou,... e nada aconteceu como você esperava?

Essa expectativa vai interferir diretamente na motivação, quando essa expectativa é atingida, e tudo acontece como esperado, ok! Ficamos felizes e motivados diante os fatos, mas quando, isso não acontece? O quanto você permite que essa frustração influencie seu comportamento, atrapalhe sua atuação diante da vida e das circunstâncias?

O corpo precisa desta condição interna – motivação, para tomar decisões e atuar, precisa deste impulso interno para o agir. E como fazer para que essa ação seja efetiva e produtiva?

Você já parou para se perguntar como o outro olha o mundo, como ele percebe, o que ele ouve, vê e sente? Se o que voce solicitou ou espera dele, ele tem capacidade de entregar? Se você é claro na sua comunicação? Nem sempre o outro quer frustrar ou desiludir alguém, ele não atua de maneira intencional, mas apenas não entendeu suas necessidades, ou a tarefa que você determinou. E muitas das vezes ambos acabam se frustrando.

Por isso saber se colocar de forma clara, ter uma comunicação assertiva, construir um conceito mais próximo da realidade, tanto própria como do outro, não esperar recompensas nas relações, agir com autorresponsabilidade, deve-se tornar um hábito e estes pontos podem contribuir de forma efetiva para que se atue de forma  madura com relação ao nível de expectativa que criamos. 

Pois, a expectativa quando bem administrada, é importante na vida do ser humano, você vai criar um sonho e idealiza-lo, vai se sentir motivado, vai acreditar no que quer, vai buscar crescimento pessoal e profissional.

Para um gestor saber lidar com suas expectativas, assim como as dos liderados, é fundamental para manter a boa ralação e a motivação do mesmo.

Esse comportamento deve acontecer diariamente, por exemplo: no momento da contratação, deve-se deixar claro qual atividade o colaborador vai desempenhar, salário, benefícios, quem será seu chefe direto, muitas vezes as entrevistas são feitas sem que o mesmo conheça seu gestor direto, esse é um dos grandes fatores de desmotivação, pois quando o mesmo conhece, acaba por não se criar um bom relacionamento.

Outro ponto é quando se é solicitado uma tarefa, a mesma deve ser muito bem explicada e alinhada entre ambos, para que o líder não espere uma coisa e o liderado entregue outra. Neste caso, ambos se desmotivam, pois, as expectativas não foram bem alinhadas e cada um ficou com o que entendeu.

A mesma coisa acontece nos relacionamentos pessoais, deixar muito claro o que espera do outro, facilita a entrega e melhora a relação. Se você quer ir a praia, seja claro e diga “Eu quero ir a praia hoje, me faz bem, melhora meu astral, e gostaria que você fosse comigo”, e não simplesmente, estou com vontade de ir à praia, o outro pode não entender aquele comentário, e achar que é um simples desejo. 

Nosso cérebro está preparado para perceber o ambiente social e avaliá-lo, a isso podemos chamar de percepção social, quando conhecemos alguém ou nos encontramos diante de uma situação, logo fazemos uma analise e a enquadramos em uma categoria. Esta percepção que criamos é baseada nos nossos filtros, nossas crenças e nossos valores. Por isso corremos o risco de julgar e criar as expectativas sobre as pessoas e o mundo, devemos estar atentos e presentes para atuarmos de forma respeitosa e poder contribuir para o nosso crescimento e o do outro.

Nos mantermos motivados, é um exercício, é uma habilidade que podemos aprimorar, e essa relação expectativa x motivação é bastante complexa e integrada, se formos capazes de estabelecer expectativas produtivas, com certeza seremos melhores motivados. 

Faça uma lista das expectativas que já criou em relação a algo ou alguém, quais foram seus comportamentos após o fato experenciado.  

Refaça a expectativa, tente cria-la de forma mais real possível e perceba onde você se perdeu pelo caminho da viagem na maionese.

Diminua suas expectativas, preste atenção nelas, e as refaça, da próxima vez que for criar uma, anote e leia, você vai se surpreender com o que espera. 

É natural criarmos expectativas o tempo todo, até mesmo com as pequenas coisas, comece a se perceber pelas pequenas e depois tente reavaliar as maiores. 

Boa sorte, e boas expectativas!