JOÃO MENDES
O Audi e-tron, primeiro veículo 100% elétrico da marca alemã já está disponível para venda no seu modelo 2021 nas carrocerias SUV
e Sportback. O modelo é equipado com dois motores elétricos realmente silenciosos, que combinam para uma potência total de 408 cv com 664 Nm de torque – as forças são distribuídas em 135 kW de potência e 309 Nm de torque na frente e 165 kW de potência e 355 Nm no motor traseiro. Por ter torque instantâneo, completa 0-100 km/h em 5,7 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 200 km/h. O sistema de baterias de íons de lítio pesa cerca de 700 kg e é composto por 36 módulos de alumínio, que deixam o centro de gravidade do Audi e-tron semelhante ao de um sedan. No ciclo WLTP, o SUV possui autonomia de até 436 quilômetros e o Sportback de até 446 quilômetros, ideal para percorrer longos trajetos. Para facilitar o carregamento nos diferentes pontos de recarga espalhados pelo País, o e-tron em sua versão de topo agora passará a contar com acesso para carregamento em corrente alternada também do lado do passageiro – antes apenas o lado do motorista contava com o acesso. A Audi é pioneira no desenvolvimento de tecnologias de iluminação e a mais avançada delas é o farol Full LED Digital Matrix, introduzido pela primeira vez em um veículo em série no Audi e-tron Sportback e agora disponível no Brasil como opcional na versão Performance Black. O conjunto traz novas funções que permitem que a luz seja dividida em pequenos pixels e controlada com precisão excepcional, o que se traduz em diversas inovações. A primeira delas chama atenção logo ao ligar e desligar o veículo, pois os faróis projetam na parede ou no chão uma assinatura animada e personalizada, que pode inclusive conter a palavra “e-tron”. Outra novidade é a iluminação da faixa de rolagem da estrada: além de iluminar da forma tradicional, os faróis destacam e se ajustam à largura da faixa, além de projetar pequenas setas no piso logo à frente do veículo. Uma terceira característica identifica a presença de pedestres na beira de uma rodovia e ilumina a área onde ele está para ampliar sua visibilidade em ambientes pouco iluminados. Por último, o conjunto também é capaz de acompanhar os próximos metros da estrada e iluminar de forma antecipada e dinâmica para aumentar a visibilidade. O sucesso do Audi e-tron no mercado brasileiro se reflete não apenas nos números de vendas e satisfação dos clientes, mas também no reconhecimento da imprensa especializada, que transformou o modelo no elétrico mais premiado do País. O veículo venceu ao todo oito premiações nacionais e latino-americanas: Prêmio Abiauto, Prêmio Americar, Prêmio L’Auto Preferita, Prêmio Mobilidade Estadão, Prêmio TopCar TV, Prêmio Motorshow, Prêmio Memória Motor e Prêmio UOL Carros. Os novos interessados já podem confirmar os pedidos nas concessionárias da marca no Brasil. O Audi e-tron está disponível a partir de R$ 529.990,00 na versão Performance e de R$ 569.990,00 na Performance Black. Já o Audi e-tron Sportback parte de R$ 559.990,00 na versão Performance e de R$ 599.990,00 na Performance Black. Todas as versões serão comercializadas na modalidade venda direta. Além das novidades mencionadas para o ano-modelo 2021, o cliente poderá adicionar também como opcional um sistema que permite o carregamento de até 22 kW em corrente alternada – atualmente o modelo carrega até 11 kW nos carregadores AC.
SACRAMENTO MOTOSPORTS TRAZ CAPACETES SCHUBERTH
O mercado nacional de duas rodas acaba de reforçar seu rol de grandes marcas de equipamentos de segurança disponível no país. Referência em qualidade e líder global na fabricação de capacetes, a Schuberth, empresa alemã com quase sete décadas de experiência no setor, terá, a partir de abril deste ano, três modelos – todos articulados – comercializados no Brasil pela Sacramento Motorsport, loja especializada no comércio de equipamentos e vestuário para motociclistas. Com preços que variam de R$ 4.450,00 a R$ 5.650,00, os usuários poderão escolher entre o E1, modelo de aventura on e off road, e os aclamados C3 PRO e C4 PRO, sonho de consumo dos pilotos de touring.
CAOA CHERY TIGGO 5X ATINGE 20 MIL UNIDADES PRODUZIDAS
Sempre com uma publicidade agressiva, estratégia que tem funcionado, a CAOA CHERY alcançou a marca de 20 mil unidades do SUV Tiggo 5X produzidos na planta da CAOA Montadora, em Anápolis (GO). O modelo, foi o primeiro CAOA CHERY a ser produzido na fábrica após o acordo de cooperação estratégica entre a CAOA e a Chery, assinado em 2017. O Tiggo 5X conta com uma moderna central multimídia de 9" com sistemas Android Auto e Apple Car Play, freio de estacionamento eletrônico com sistema Auto Hold, motor 1.5 litro turbo flex e possui câmbio automático de dupla embreagem de seis velocidades. A garantia é de três anos para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Atualmente, além do Tiggo 5X também são produzidos na planta goiana de Anápolis, o Tiggo 7 e o Tiggo 8. Na planta trabalham 1.500 funcionários e ela ocupa uma área de 172 mil m² com capacidade para montar 86 mil veículos por ano.
MAIS VENDIDOS EM MARÇO
O mercado de veículos virou uma loucura. Os usados valorizados, fábricas interrompendo a produção, as concessionárias sem os carros para vender e no meio desse panorama o ranking dos mais vendidos é esse: 1º Fiat Strada 9.135 unidades comercializada; 2º Hyundai HB20 7.492; 3º Chevrolet Onix 7.458; 4º Volkswagen Gol 6.347; 5º Fiat Mobi 6.215; 6º Fiat Toro 5.855; 7º Chevrolet Tracker 5.761; 8º Hyundai Creta 5.708; 9º Jeep Renegade 5.664 e em 10º Chevrolet Onix Plus. Vamos aos mais vendidos por categoria, na picape venceu a Fiat Strada, o compacto vitorioso foi Hyundai HB20, a Chevrolet Tracker foi lider entre os SUVs e Chevrolet também teve o sedã mais vendido em março, o Onix Plus.