sexta-feira, 28 de agosto de 2020

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES

 NISSAN FRONTIER ATTACK É ATRAENTE E ROBUSTA


Produzida na hi Argentina a picape Nissan Frontier terminou 2017 como a picape mais premiada no Brasil. Passados poucos anos ela continua com seus mesmos predicados sendo bonita, robusta com mecânica confiável e até bom conforto para este tipo de veículo. Depois da versão de entrada tem a versão Attack, cheia de estilo, que comento agora. Ela tem motor 2.3 L, diesel, com duplo turbo que gera 190 cavalos. Essa versão tem um visual diferenciado com adesivos laterais com o nome Attack e a inscrição 4X4. Tem estribos laterais, barra tubular conhecida por “santantônio”, rack de teto na cor preta, pneus todo terreno com rodas escurecidas de 16” e sistema multimídia A-IVI com controle de áudio no volante. Na tela do sistema multimídia pode se monitorar a câmera de ré e o sistema de navegação. Esta Frontier, que esta na 12ª geração, tem uma suspensão traseira com eixo rígido, cinco braços e molas helicoidais, que foram aumentadas, para maior estabilidade. Essa suspensão traseira por ter esses cinco braços é denominada pela Nissan como “multilink” mas não é o multilink tradicional com as rodas independentes que conhecemos porque tem um eixo rígido mas o resultado é o que interessa e a picape ficou mais confortável e quica menos de traseira principalmente quando esta com a caçamba vazia, caçamba esse que tem capacidade para 500 Kg. Outro fator que eu gostei muito e tem haver com o conforto é o silêncio dentro da cabine. Andando com o carro você consegue conversar sem interferência do barulho externo e nem se percebe o barulho do motor diesel, sempre mais barulhento. Isso é fruto do para-brisas acústico e de novos isolamentos no painel, nos para-lamas e na tampa do motor. O banco traseiro ficou mais confortável e com relação a segurança o modelo tem três apoios de cabeça no banco traseiro, cinto de 3 pontos em todas as posições e sistema Isofix para prender duas cadeirinhas para o transporte de criança. O sistema 4X4 pode ser acionado a até 100 km/h e na eletrônica destaque para o controle de estabilidade e tração, controle automático de descida, e auxilio de partida em rampa. Gostei do comportamento dinâmico dessa Frontier. A Nissan Frontier Attack 2020 custa R$176.990. Abaixo dela tem a versão de entrada S MT por R$158.390 e a versão mais top é a LE AT por R$218.990. NOVA MITSUBISHI L200 TRITON SPORT Com novo design que trás uma dianteira com linhas mais marcantes e um ar mais agressivo a picape Mitsubishi L200 Triton Sport 2021 já está disponível para pré venda. A dianteira é toda nova e chama a atenção. Os faróis e a luz diurna, em LED, estão integrados e bem afilados enquanto um conjunto ótimo de maiores dimensões reúne o farol auxiliar e as setas de direção. Na lateral o novo estribo ficou mais integrado ao desenho do carro e na traseira novas lanternas em LED e um break light embutido na tampa da caçamba. No interior novo painel central, novo console e ar digital de série em todas as versões. O motor é o 2.4 L, turbo diesel de 190 cavalos com 43,9 Kgfm de torque. O sistema de tração 4X4 é o Super Select II. Uma novidade é o sensor de estacionamento dianteiro e o traseiro com mais precisão. Como item importante de segurança está disponível o sistema de frenagem autônoma. A versão de entrada é a GLS por R$188.990, depois vem a HPEcom mais 18 itens acima da GLS por R$212.990 e com mais 17 itens chegamos na top, a HPS, por R$232.990. A L200 foi o modelo que inaugurou a fábrica da Mitsubishi no Brasil e continua sendo produzida nela que fica na cidade de Catalão em Goiás.