sábado, 13 de junho de 2020

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 
BMW LANÇA M2 COMPETITION E SÉRIE 2 GRAN COUPÉ

A BMW do Brasil lança na rede de concessionárias autorizadas dois novos integrantes da linha M (Motorsport), subdivisão esportiva da marca: o M2 Competition e o Série 2 Gran Coupé M235i xDrive. Ambos os modelos dispõem de sistema de direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas; sistema contínuo de monitoramento que identifica quando e quais manutenções são necessárias; e pacote Connected Drive, assistente que fornece uma série de serviços ao motorista e passageiros. Entre as opções estão chamada de emergência inteligente, serviços online (portal de notícias, clima e aplicativos), serviços remotos, preparação para Apple CarPlay, informações de trânsito em tempo real e Concierge. O M2 Competition é um veículo esportivo que transforma qualquer estrada. Ele dispõe de motor M Twin Power Turbo com seis cilindros em linha acoplado a uma transmissão M de dupla embreagem com Drivelogic para obtenção de desempenho esportivo na estrada. Seu vigor vem de um torque impressionante de 550 Nm que proporciona valiosa propulsão e prazer ao dirigir, impulsionado pela adrenalina e isto à máxima velocidade de 280 km/h (com o Pacote M Driver). Os dois turbocompressores, com peso otimizado, garantem que a unidade de potência tenha uma resposta extremamente imediata, com capacidade de altas rotações sem contenção - perfeita nas manobras rápidas e nas curvas esportivas. O som do sistema de escapamento M Sport pode ser adaptado aos modos específicos de direção a partir do toque de um botão - poderoso e definindo cada momento. Quando testado em pistas, o conceito de resfriamento assegura temperaturas ideais de operação, enquanto a suspensão M Sport garante um manuseio preciso. As amplas entradas de ar no spoiler dianteiro revelam a potência concentrada do novo motor a gasolina Bi turbo de 410 cv e seis cilindros em linha. O modelo é capaz de sair da inércia para chegar aos 100km/h em apenas 4,2 segundos e leva outros 10 segundos a partir dos 100km/h até apontar os 200km/h. A transmissão é manual, de seis velocidades, e a estrutura reforçada apresenta chassi com barra estrutural em carbono. Já o Série 2 Gran Coupé M235i xDrive chega reforçado pela história de sucesso da família de Gran Coupés da BMW, que já comercializou mais de 400 mil unidades em todo o mundo. Sintonizado à nova linguagem visual da marca, o modelo esbanja um visual ousado e imponente, com faróis em LED afunilados na dianteira e a tradicional grade em formato de duplo rim conectada no centro. Há detalhes em aço escovado no miolo da grade dianteira, nas amplas tomadas de ar no para-choque dianteiro e nas capas dos retrovisores. Suas janelas laterais não possuem moldura permitindo melhor controle visual lateral, maior área envidraçada e maior área de acesso aos bancos traseiros. A versão é impulsionada por um potente motor de quatro cilindros, o BMW TwinPowerTurbo, 2.0 litros, com 306 cavalos de potência entre 5.000 rpm e 6.250 rpm e 450 Nm de torque entre 1.750 rpm e 4.500 rpm. Trata-se do mais potente propulsor de quatro cilindros atualmente em linha da BMW. Câmbio automático de oito marchas e tração integral xDrive completam a tríade. Com novos pistões e taxa de compressão, mais largo e eficiente turbo charger – e sensores de resfriamento otimizados – esse conjunto impulsiona o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e à velocidade máxima de 250 km/h. Produzidos na fábrica do grupo em Leipzig, na Alemanha, os bólidos chegam ao país para ampliar as opções de escolha dos clientes da marca com custo de R$ 439.950 (M2 Competition) e R$ 308.950 (Série 2 Gran Coupé M235i XDrive).

CHEGOU A MITSUBISHI L200 TRITON MOTOSPORTS
Em comemoração aos 26 anos de história do rali Mitsubishi Motorsports, a marca de veículos 4x4 lança uma série especial de sua já renomada picape: a L200 Triton Motorsports. Disponível em três opções de cores de carroceria - Branco Fuji Perolizado, Bege Jisan Sólido e a inédita Cinza Concrete, a edição exclusiva é feita com base na L200 Triton Sport e oferece aos clientes um visual ainda mais robusto, em linha com o estilo de vida dos praticantes do Rali Mitsubishi Motorsports. No visual tem acabamento em preto fosco em diversas partes do modelo como na grade frontal, no robusto para-choque de impulsão, nos detalhes do para-choque traseiro, nos espelhos retrovisores, nas molduras das caixas de rodas, nas bordas dos faróis de neblina e das lanternas traseiras. O teto é preto brilhante e equipado com um rack em barras longitudinais. As rodas de aro 17 também foram pintadas de preto e estão envolvidas pelos pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus 265/65. A série especial L200 Triton Motorsports traz sob o capô o moderno motor 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque. A série utiliza o mais moderno sistema de tração do mercado, o Super Select II, com os modos 4x2, 4x4 (que pode rodar no asfalto), 4x4 com bloqueio do diferencial central e 4x4 reduzida. As trocas podem ser feitas facilmente através do seletor no console central. O modelo chega às concessionárias Mitsubishi de todo o País com preço de R$ 179.990.