sexta-feira, 5 de junho de 2020

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES

BELA E ATRAENTE FORD RANGER STORM


Apresentada como uma picape conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 a Ford Ranger STORM virou realidade e teve seu lançamento "on line" no mês de março. “Storm” significa tempestade e testei a primeira unidade que chegou no Rio de Janeiro. Fiquei impressionado com a manifestação das pessoas nas ruas e onde estacionei com comentários sempre muito positivos, os detalhes da versão agradam. Ela tem todos os equipamentos da XLS com o conjunto mecânico da XLT e mais o Santo Antônio com os braços estendidos na lateral da caçamba, rodas importadas de 17" na cor preto brilhante, pneus Pirelli Scorpion AT+, sistema Sync 3, estribos exclusivos, a grade frontal com inscrição STORM e adesivos no capô e na lateral. Essas diferenças é que dão um ar mais esportivo e chamam a atenção. Os pneus, com características 60% para o off road e 40% para o asfalto, costumam produzir um barulho maior quando rodam no asfalto mas esse modelo desenvolvido pela Pirelli não produz ruído que incomode. A Ford não está mais comercializando a Ranger com motor flex. No modelo de entrada a motorização é a 2.2 Duratorq Diesel mas a motorização da Storm é a da versão top, a turbodiesel, 3.2 litros de 5 cilindros, Duratorq, que desenvolve 200 cavalos de potência e 47,9 kgfm de torque. O câmbio é automático de 6 velocidades e a tração 4X4 com reduzida e diferencial traseiro blocante. A cada ano a Ford vai recalibrando e melhorando o conjunto de suspensão e assim a Ranger fica mais confortável mesmo quando está sem carga na caçamba. Na segurança destaque para o controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle adaptativo de carga, controle anticapotamento e controle automático de descida. Andei mais no perímetro urbano e com esse isolamento social não peguei nenhum engarrafamento e assim, com trânsito sempre livre e velocidade mais constante, consegui que o consumo ficasse em 11,4 km/l de diesel. O Preço de lançamento foi R$150.990 e tinha uma promoção para os 60 primeiros compradores mas o valor passou para R$155.990 o que ainda é uma boa relação custo benefício. A Ford ranger Storm com seu visual esportivo é a picape mais bonita do mercado. MAIS DO CHEVROLET EQUINOX Na edição passada comecei a comentar minha experiência com o Chevrolet Equinox que é o SUV topo de linha da marca. O motor de 1.5 turbo é econômico e no perímetro urbano o consumo de gasolina informado é 9,5 km/l e na estrada 11,7 km/l. a conectividade total com os sistemas My Link e On Star. É importante olhar a extensa lista de equipamentos de segurança que tem alerta de colisão frontal, alerta de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, assistência de permanência em faixa, alerta de ponto cego com sensor de aproximação, frenagem automática de emergência em baixa velocidade, câmera de ré, alerta de movimentação da traseira, alerta de esquecimento de pessoa e objeto no banco traseiro, controle eletrônico de estabilidade e tração e o banco do motorista com alerta de segurança que citei no início deste texto. O Chevrolet Equinox 2020 só está disponível com o motor 1.5 turbo e preço inicial de R$135.190 mas ainda existem unidades disponíveis do modelo 2019 com motor 2.0 por R$134.390. A garantia é de 3 anos.

AUTOS MAIS VENDIDOS EM MAIO
Com todo esse isolamento e as montadoras fazendo mais vendas on line o mercado teve números muito fracos em maio e assim o ranking dos 10 mais vendidos teve novidades. O Chevrolet Onix continua disparado na frente com 3.296 unidades comercializadas, em 2º o renovado Hyundai HB20 2.218, em 3º Renault Kwid 1.818, sua melhor posição na história, 4º Fiat Argo 1.768, 5º Ford Ka 1.719, 6º o sedan mais vendido Chevrolet Onix Plus 1.688, 7º Volkswagen Gol 1.616, 8º Volkswagen Polo 1.570, 9º o SUV mais vendido Chevrolet Tracker 1.564 e 10º Toyota Corolla 1.374.

RANKING DAS PICAPES Os números do mercado de pica5pes também foram muito abaixo das expectativas e no mês de junho a tendência é melhorar mas confira as picapes que mais venderam em maio. 1ª Fiat Strada 1.983, 2º Fiat Toro 1.662, 3º Toyota Hilux 1.444, 4º Ford Ranger 1.400 e 5º Chevrolet S10 1.267 unidades comercializadas. Como há muito tempo a Fiat continua na liderança com seus dois produtos e a grande novidade é a Ford Ranger na frente da Chevrolet S10, acho que isso nunca aconteceu. A Ranger tem melhorado a cada ano e durante a pandemia fez o lançamento da versão Storm que tem muitos equipamentos e bom preço isso certamente ajudou o modelo a superar a Chevrolet S10.