Disco
acústico traz regravações de Vinicius de Moraes, Martinho da Vila, Fito Paez,
Chico César, Cazuza e Gilberto Gil entre outros
Chega
ao mercado, pela Kuarup Produtora, Hoje,
Ontem e Sempre, novo trabalho da cantora Eliana Pittman. O
álbum, gravado em formato acústico com violão e percussão, reúne dez
regravações de músicas de autores como: Vinicius de Moraes, Martinho da Vila,
Fito Paez, Chico Cesar, Candeia, Cazuza e Gilberto Gil entre outros. Como bônus
há mais oito faixas ao vivo de um show gravado em 1970, em Paris, na boate Dom
Camillo, com repertório de clássicos da música brasileira e Bossa Nova. “Com
este trabalho, festejo com orgulho e gratidão o meu ontem e o meu hoje, que vem
a ser o meu sempre”, afirma a cantora.
Trata-se
de uma das mais versáteis cantoras da música brasileira, tendo sido a única
brasileira a figurar a capa da revista norte-americana Ebony (principal
revista daquele país destinada ao público negro). No imaginário musical de quem
viveu os anos 1970, a cantora carioca é a vivaz intérprete de sambas e carimbós
que lhe deram fama nacional naquela década áurea, porém a verve internacional
herdada por seu pai, o extraordinário saxofonista americano Booker Pittman, fez
dela uma das nossas principais cantoras de jazz. Eliana, que gravou dezenas de
discos e se apresentou em mais de 30 países, continua sua carreira em plena
forma se apresentando em shows solos e de formatos diversificados em projetos
especiais paralelos como Divas
do Sambalanço (ao lado de Claudette Soares e Dóris Monteiro) E 100 anos de Dalva de Oliveira.
Eliana
é filha de Booker Pittman, importante saxofonista e clarinetista de jazz
nascido em Dallas (EUA), que migrou para o Brasil a partir dos anos 1930, sendo
carinhosamente apelidado de Buca por ninguém menos do que Pixinguinha (1897–1973),
que também tocava saxofone, entre outros múltiplos atributos artísticos.
E
agora a cantora lança Eliana
Pittman Hoje, Ontem e Sempre, disco produzido por Thiago
Marques Luiz, que traz como bônus um álbum ao vivo com registros de um
espetáculo em Paris, que foi viabilizado quando Marques Luiz soube por Eliana
que a cantora tinha no seu acervo particular de fitas de rolo gravações de
shows feitos dentro e fora do Brasil nos anos 1960 e 1970. Uma dessas fitas
reproduzia o áudio do show feito por Eliana na Cidade Luz. “Este disco é uma
dívida que Eliana tem com seu público que não vê um disco inédito desde 1991 e
é também uma dívida de seu público para com ela”, relata o produtor Thiago
Marques Luiz. “Que eu possa realizar coisas bonitas na minha vida, ajudar as
pessoas através do meu canto, trazendo esperança, paz e amor para cada um que
escuta o som da minha voz”, finaliza.
Faixa a Faixa:
1
– O Morro Não Tem Vez (Carlos Lyra / Vinicius de Moraes / Tom Jobim); 2 – Gamei
(Délcio Luiz / André Renato); 3 – Ex-Amor (Martinho da Vila); 4 – Drão
(Gilberto Gil); 5 - Onde Estará O Meu Amor (Chico César); 6 – Até A Lua (Tião
Carvalho); 7 – Preciso Dizer Que Te Amo (Dê / Cazuza / Bebel Gilberto); 8 –
Preciso Me Encontrar (Candeia); 9 - Yo Vengo A Ofrecer Mi Corazón (Fito Paez);
10 – Tributo à Vaidade (Café / Iran Silva / Carlinhos Madureira).
Bônus – Show Paris 1970 Boate Don Camillo
11
– Aquele Abraço (Gilberto Gil); 12 – Garoto De Ipanema (Tom Jobim / Vinicius de
Moraes); 13 – O Pato (Jaime Silva / Neuza Teixeira); 14 – Desafinado (Tom Jobim
/ Newton Mendonça); 15 – Big Spender (Cy Coleman / Dorothy Fields); 16 – Manhã
de Carnaval (Luiz Bonfá / Antônio Maria); 17 – Ponteio (Edu Lobo / Capinan); 18
– Felicidade (Tom Jobim / Vinicius de Moraes).
Sobre a Kuarup:
A
gravadora Kuarup foi fundada no Rio de Janeiro em 1977 pelo produtor Mario de
Aratanha e o saudoso fagotista Airton Barbosa, do Quinteto Villa-Lobos. Hoje, é
uma das principais gravadoras independentes do país. Especializada em música
brasileira, possui mais de 200 títulos em seu acervo, além de ter a maior
coleção de obras de Villa-Lobos em catálogo no Brasil. O repertório traz choro,
música nordestina, caipira, sertaneja, MPB, samba e instrumental, entre outros
gêneros. A gravadora passou a atuar na edição de músicas e no mercado editorial
de livros.