JOÃO MENDES
SOFISTICADO
E ESPORTIVO FORD EDGE ST 2019
Com enorme
prazer fiquei por um tempo maior com um Ford Edge ST utilitário esportivo da
Divisão de Performance da Ford que é muito equipado e é o mais potente da
categoria. Seu motor é um 2.7L, V6, gasolina, biturbo, que desenvolve 335 cavalos
com 534 Nm de torque e seu câmbio é automático de 8 velocidades com
possibilidade de trocas manuais através de borboletas no volante. Para escolher
parking, neutro, ré ou drive se usa um seletor redondo no console. As rodas são
de 21” e a tração é 4X4 inteligente AWD. Ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 6,2
segundos e tem velocidade máxima de 209 km/h. O Ford Edge ST é produzido
no Canadá e vem com uma lista enorme de equipamentos para dar conforto e
segurança. O Edge ST tem um conjunto de sistemas que é denominado de Ford
CoPiloto 360 que reúne o alerta de colisão frontal com assistente autônomo de
frenagem, sistema de permanência em faixa, auxiliar de manobras evasivas,
sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de
estacionamento automático, piloto automático adaptativo com stop & go,
farol alto automático, navegação, câmera de ré e sistema de estacionamento
automático. Para curtir mais esse carro o som é da conceituada Bang &
Olufsen, com 12 auto-falantes, o porta-malas, com capacidade para 602 litros,
tem abertura automática passando o pé num sensor que embaixo do para-choques
traseiro, o rebatimento dos bancos é elétrico e tem partida remota. Com ela,
nos dias mais quentes, você pode ligar o carro e consequentemente o ar
condicionado, a uma certa distância e só abrir as portas quando a temperatura
interna já estiver mais agradável. A cabine tem ótimo isolamento acústico com o
sistema ANC que faz um cancelamento eletrônico ativo de ruído. Para quem esta
no banco traseiro visualiza duas telas de 8” para assistir DVD e dois fones de
ouvido sem fio. No console carregador sem fio para smartphone e mais tomadas
USB e HDMI. Desfilando pelas ruas do Rio de Janeiro observo que o carro
impressiona pelo seu design e pisando fundo no acelerador impressiona o
desempenho. Apesar das suas dimensões, 4,79 m de comprimento e 1,93 m de
largura, é bom de curva, uma tradição da Ford. Com toda essa performance,
sofisticação e segurança não podia ser barato, custa R$299.000, tem garantia de
3 anos e as revisões tem preço fixo de R$799 para 10.000 Km, R$999 para 20.000
Km e R$1.099 para R$30.000 Km, uma manutenção bem em conta para um carro deste
valor. O Ford Edge ST veio para brigar com outros utilitários esportivos de
marcas premium mas com melhor conteúdo e preço.
MAIS
DO RENAULT STEPWAY
Na
edição passada comentei as novidades da Renault que acabam de chegar, Sandero,
Logan e Stepway 2020. Muita gente estranhou porque Stepway sempre foi uma
versão do Sandero mas a partir do modelo 2020 o Stepway passa a ser um modelo
da marca e foi homologado como um SUV. Para isso ele teve sua altura aumentada
em 40 mm em relação ao Sandero de origem e também possui ângulo de transposição
e ângulo de saída característicos de um utilitário esportivo seguindo a
legislação. Todas as versões tem motor 1.6, rodas de 16” e a lanterna traseira
em LED com máscara negra. A versão de entrada é a Zen com rodas de aço e câmbio
manual que custa R$61.190. A intermediária é a Intense com rodas de liga leve e
câmbio CVT por R$70.990 e a versão top é a Iconic com rodas diamantadas, sensor
de luminosidade e chuva e banco em couro por R$73.090.
FATOS
RELEVANTES
* O Salão Duas Rodas 2019 mais
uma vez vai acontecer no SP Expo. Começa no dia 19 de novembro e vai até o dia
24 do mesmo mês.
* A Honda mostra no próximo
dia 07 de agosto o seu modelo Civic 2020.
*
A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil em São Carlos
produziu 2.350 cabeçotes que foram exportados para a fábrica de Chemnitz, na
Alemanha.
O cabeçote, peça da câmara de combustão do motor onde estão velas e válvulas de
admissão e escape, responsável por conduzir e controlar a entrada de ar,
combustível e gases de escapes, será utilizado na Alemanha na produção de
motores 1.0l TSI.