JOÃO MENDES
VOLKSWAGEN
T-CROSS HIGHLINE AUTOMÁTICO É O TOP DA LINHA
Grande
novidade lançada este ano o T-Cross marca a entrada da Volkswagen no segmento
SUV compacto. Eu já comentei muito sobre o modelo no lançamento e por ocasião
de um teste com a versão com motor 1.0 e câmbio manual e nesta edição me dedico
a versão top que tem motor, acionado por um botão, 1.4 L, 4 cilindros, 150
cavalos, câmbio automático de 6 marchas e leva o nome Highline e a sigla 250
TSI uma alusão ao torque que é de 25,5 Kgfm. Com esse motor e câmbio o consumo,
segundo o Inmetro, fica em 11 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada com
gasolina e com etanol passa para 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada.
Gosto do estilo deste SUV, do requinte do interior com bancos de couro nesta
versão e seu acabamento, do som premium, inclusive com um subwoofer no
porta-malas, da marca BeatsAudio indicada na coluna externa com o tradicional
logotipo que destaca o B da marca. Além do som o sistema de multimídia é outro
destaque, é o Discover Media como os sistemas Google Android Auto, Apple Car
Play e MirrorLink, mais navegador GPS, câmera de ré, app dedicado para
smartphones (Connect) e 4 conexões USB, comandos de voz, DVD, SD e Bluetooth
para 4 aparelhos ao mesmo tempo. Na frente do motorista tem o Active Info
Display que é o painel digital configurável com tela de 10,25”. Com o carro em
movimento se percebe uma suspensão acertada para mais conforto, uma direção
elétrica precisa com a possibilidade de ser endurecida no modo Sport e ainda
tem o pacote de tecnologia para mais segurança e conforto. Tem o Drive Modo
Selection onde você pode escolher entre 4 opções de condução que variam de mais
economia a mais esportividade. Tem Detector de Fadiga, Assistente de Partida em
Rampa e ESC – Controle Eletrônico de Estabilidade. Para mais economia possui o
sistema start/stop e para curtir mais a viagem tem o
teto solar panorâmico Sky View. Na segurança vale acrescentar que
são 6 air bags e que o modelo ganhou nota máxima do LatinNcap, que são as
sonhadas 5 estrêlas, para adultos e também para crianças já que ele possui o sistema
Isofix para cadeirinhas. Comercializado como modelo 2020 o Volkswagen T-Cross
highline com câmbio automático custa R$109.990.
FATOS
RELEVANTES
* A Renault encerrou o
primeiro semestre com 9,1% de participação de mercado, atingindo um aumento de
0,7 ponto percentual em relação ao mesmo período de 2018, mantendo sua
trajetória de crescimento no país. Foram 112.824 unidades emplacadas nos
primeiros seis meses do ano. Em junho, a montadora teve 10% de participação de
mercado. A Renault foi a quarta montadora que mais emplacou este ano, posição
obtida não só no acumulado, mas também no mês de junho.
Os destaques da marca são o Kwid, líder do segmento de entrada com 54% de participação e 7.882 unidades emplacadas em junho, e o utilitário Master, também líder na sua categoria com 49,5% de participação e 617 unidades vendidas.
Os destaques da marca são o Kwid, líder do segmento de entrada com 54% de participação e 7.882 unidades emplacadas em junho, e o utilitário Master, também líder na sua categoria com 49,5% de participação e 617 unidades vendidas.
* A BMW mais uma vez alinhou
toda sua rede num lançamento nacional e apresentou sua moto big trail R 1250
GS que tem motor Boxer, 2 cilindros, 8V, DOHC que gera 136 avalos com 143
Nm de torque a 6.250 RPM. O modelo pesa 249 Kg e está sendo comercializado em
duas versões, a Premium+ por R$82.950 e a Adventure Premium por R$95.950.
*
Me impressiona o
número de pessoas que, sem nenhum conhecimento de causa, entram nas redes
sociais para criticar o projeto do futuro autódromo de Deodoro. E a
gente tem que conviver com isso. Chega a ser patético mas é verdade. A única
opção é Deodoro portanto como jornalista que a 42 anos escreve sobre o assunto
ficaria feliz de ver o Rio com um novo autódromo.
* A Caoa Chery fechou o primeiro semestre de 2019 com um
crescimento de 276% em relação ao mesmo período de 2018. Foram 8.516 veículos
emplacados nos seis primeiros meses do ano, contra 2.264 unidades
comercializadas no mesmo período do ano anterior. Considerando apenas o mês de
junho, com 1.608 veículos vendidos, o resultado foi 228% superior ao de 2018,
quando foram emplacados 490 carros. Sucesso
de vendas desde o início da comercialização, o Tiggo 5X seguiu como o líder em
emplacamentos da Caoa Chery no mês de junho, com 655 unidades comercializadas,
o correspondente a 40% das vendas do período. No acumulado do ano, outro SUV, o
Tiggo 2, é quem lidera como o modelo mais vendido no semestre com 3.035
unidades.
* A Volkswagen informa que sua
Amarok V6, picape média com bastante tecnológica e motor mais potente do
Brasil, passa a ser também uma das picapes que menos desvaloriza no mercado de
usados. A pedido do site Exame, a KBB Brasil (Kelley Blue Book) apurou o nível
de depreciação dos veículos com tração nas quatro rodas mais vendidos de 2018.
A Volkswagen Amarok V6 obteve o excelente resultado de 7,81% de depreciação no
primeiro ano de uso.