JOÃO MENDES
CHEGOU O VOLKSWAGEN T-CROSS 1.0 TURBO
Motor 1.0
nasceu e caiu na boca do povo como sendo motor de carro barato, carro popular, uma
categoria que tinha muitos modelos de várias marcas que habitavam as primeiras
posições nas listas dos mais vendidos o que não acontece mais hoje. Os tempos
mudaram, surgiram novas tecnologias, e hoje motores de 1.0 litro tem sofisticação
técnica e aperfeiçoamentos inimagináveis quando os chamados populares surgiram
no final da década de 1970 com a crise do petróleo. A Volkswagen lança agora
seu primeiro utilitário esportivo com motor 1.0, que leva a sigla 200 TSi alusiva aos 200 Nm de torque desse motor. Essa
sigla parece bem apropriada para afastar a ideia de que o carro é um 1.0, dos
antigos, e porque o carro tem tanta eletrônica e predicados de segurança e
conectividade que tem que ser valorados. O T-Cross mais barato com o motor 200
TSi possui câmbio manual e custa R$84.990 o que faz o leigo já reclamar: “ Tudo
isso por um carro 1.0 !!!”.
Vamos aos fatos, esse 1.0 tem 3 cilindros, turbo,
que desenvolve até 128 cv de potência e tem injeção direta de combustível. É um
propulsor moderno, muito premiado, acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades
que consegue rodar 12,2 km/l de gasolina na cidade e 14,5 Km/l de gasolina na
estrada, segundo a regulamentação do Inmetro. Além disso o T-Cross vem já vem
de série com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), lanternas
traseiras de LED, direção elétrica, ar-condicionado, assistente de partida em
rampas, banco do motorista com ajuste de altura, sensor de estacionamento,
coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, computador de bordo, controle de estabilidade
e tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente de partida em
rampa. Na versão 200 TSi com câmbio
automático de 6 marchas, Tiptronic, com as borboletas no volante para as trocas
manuais, ainda tem espelhos laterais com ajuste elétrico e setas integradas,
faróis de neblina, sistema Isofix para cadeirinha de criança, iluminação em
LED, rodas de liga leve de 16″, rack de teto, sensor crepuscular, sensor de
estacionamento traseiro, alarme anti-furto com comando remoto, sistema de som
Media Plus com quatro alto-falantes, suporte para smartphone com entrada USB,
vidros elétricos com função one-touch e volante multifuncional por R$94.490 e a
versão top, também com câmbio automático, é a Confortline que tem mais o ar-condicionado digital, banco do motorista
com ajuste da lombar, câmera de ré, rodas de liga leve de 17″, porta-malas com
sistema de ajuste variável de espaço, sistema de frenagem automática
pós-colisão, indicador de controle de pressão de pneus e sensor de
estacionamento dianteiro e custa R$99.440. Segundo a Volkswagen o T-Cross ainda
tem o melhor custo na manutenção com as 3 primeiras revisões grátis e a
previsão de gastar apenas R$2.000 até a revisão de 60.000 Km. O modelo também é
muito seguro, tem 6 air bags de série em todas as 4 versões e recebeu nota
máxima, 5 estrelas, no Instituto Ncap da América Latina, e foi avaliado pelo
Car Group como o melhor do segmento no índice de reparabilidade o que barateia
o valor do seguro. Com o T-Cross a
Volkswagen chega meio atrasada na briga deste disputadíssimo segmento dos SUVs
compactos mas tem produto que vence a concorrência em itens importantes como
segurança e desempenho e pode obter o sucesso que sonha.
FATOS RELEVANTES:
* A Fiat sempre mostra
algum modelo da Alfa Romeu no Salão de São Paulo mas não faz a importação
abrindo espaço para os importadores independentes como Direct Imports,
de São Paulo, que trouxe ao Brasil o Alfa Romeo Stelvio Q4, o primeiro
modelo dessa categoria da fabricante italiana a desembarcar por aqui. O preço
do crossover é R$ 399 mil já com taxas e impostos. Lançado em 2016, o Stelvio é
fabricado na cidade italiana de Cassino Frosinone, e vendido na Europa e
Estados Unidos pela Fiat Chrysler (FCA) sob a plataforma Giorgio, usada em
produtos das linhas Maserati, Dodge e Jeep. O Stelvio Q4 vem equipado com motor
2.0 turbo MultiAir de alumínio que desenvolve 280cv e câmbio automático de oito
velocidades acelerando de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Além desta versão, a
Alfa Romeo oferece o Stelvio Quadrifoglio com motor 2.9 V6 twin-turbo de 503cv
desenvolvido pela Ferrari. No mercado desde 2004, a Direct Imports tem sede na
Avenida Europa, em São Paulo, e estrutura própria em Miami, nos Estados Unidos.
Todos os modelos importados pela empresa já incluem os impostos, transportes e
taxas alfandegárias. A entrega no Brasil ocorre com prazo médio de 45 dias.
ora no
celular que o permite um acesso ao aplicativo de vistoria. Após ingressar na
plataforma, o usuário começa a ser instruído para iniciar a produção das
fotogr
* Para oferecer um seguro
desburocratizado a Suhai Seguradora, especializada em furto e roubo
de automóveis, esta disponibilizando um produto de fácil contratação. Após as
validações do formulário, o motorista recebe um link da Suhai Segurad
afias. São necessárias oito fotos, todos os ângulos do veículo, sendo
necessário também o registro da placa e do chassi. As imagens são enviadas
automaticamente, via internet, para a seguradora. Todo o processo leva,
aproximadamente, cinco minutos. Muito fácil !