terça-feira, 29 de janeiro de 2019

CULTURA


Tendências na área de RH em 2019 e a mudança cultural das organizações

Novo comportamento das lideranças, implantação do eSocial, além de preocupação maior com a garantia de saúde e segurança dos colaboradores estão entre as principais transformações


Em 2019, as tendências para o setor de Recursos Humanos seguirão diretrizes tecnológicas e de bem-estar. Profissionais responsáveis pela área necessitam realizar planejamentos estratégicos baseados, principalmente, em iniciativas que gerem melhorias na cultura interna, ações que, consequentemente, também contribuem para aumentar a produtividade do negócio. De acordo com o HR Trend Institute, instituição com sede na Holanda, que estuda a gestão de pessoas, as próximas tendências da área de RH no mundo trazem como alicerces as mudanças na cultura organizacional e no comportamento de novas lideranças, além da incorporação de novas tecnologias.

Diante deste cenário, empresas necessitam estabelecer padrões específicos relacionados à saúde e à segurança dos colaboradores, promovendo engajamento e melhorando a produtividade, acerca de um ambiente de trabalho propício. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 44% da capacidade produtiva do indivíduo fica comprometida quando ele apresenta um quadro de doença emocional, como a depressão, por exemplo, inibindo sua capacidade social e produtiva.

A especialista e CEO da Seg - empresa especializada em Saúde Ocupacional Integrada - Rosana Marques realiza uma análise sobre as consequências de doenças emocionais, que geram ansiedade, perda de interesse pelo trabalho, falta de concentração, dificuldade em cumprir prazos e demandas, entre outros problemas, e como as organizações devem agir. “É necessário uma mudança de postura entre as lideranças, para que a empresa tenha um programa de auxílio a esse colaborador, assim, é possível acompanhá-lo e ajudá-lo no tratamento, o que mudará a percepção dele em relação à empresa e impactará diretamente em suas atividades”, explica Marques.