Pesquisa aponta quais são as 10 marcas mais
lembradas pela longevidade em propaganda
Estudo
realizado pela Croma Solutions revelou que 70% dos entrevistados afirmam que a
propaganda não é autêntica ao falar do público sênior
O Dia Internacional do Idoso é comemorado em
01 de outubro, a data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU)
e no Brasil pela Lei n°11.433 em 2006. Mundialmente estamos entrando na
economia da longevidade, um dos mais importantes movimentos econômicos deste
século. Uma vida mais longa impacta diretamente a compra e o consumo, mas o
público sênior é pouco observado pelas marcas e apresenta uma grande
oportunidade para as empresas.
A
primeira edição da pesquisa Oldiversity®, que investigou como as marcas estão
lidando com os temas longevidade e diversidade de orientação sexual, gênero,
etnia e pessoas com deficiência, revelou que 70% dos entrevistados afirmam que
a propaganda não é autêntica quando fala da longevidade e que apenas 29% dizem
que as marcas são verdadeiras ao abordar o tema. O estudo que ouviu mais de
1.874 pessoas em todo o Brasil também mapeou as dez marcas mais lembradas pela
longevidade.
De
acordo com o levantamento, na lista aparecem empresas como Nestlé (13%), Itaú (11%), seguido de
Natura (10%), Bradesco (4%), Unimed (3%), Avon (3%), Cicatricure (3%), Prevent
Senior (3%), Corega (2%) e Calcitram (2%). “A população brasileira está
envelhecendo e está comprovado que as marcas que investem em longevidade ganham
em consideração, preferência, intenção de compra e fidelização. Verificamos que
72% dos entrevistados passam a considerar a marcas que falam de longevidade e
69% passam a recomendá-las,” complementa Edmar Bulla, CEO da Croma
Solutions.
A
pesquisa confirmou o potencial de compra e consumo desse público, uma vez que
75% têm consciência de que a população está ficando mais velha e 46% afirmam que
não têm com quem contar no futuro. “É
necessário que o país e empresas invistam no público sênior, em iniciativas
sociais e econômicas de inclusão e empatia. Segundo o Oldiversity, 82% das
participantes do estudo acreditam que há preconceito em contratar pessoas mais
velhas e 72% dizem que as lojas não estão preparadas para lidar com a
diversidade e longevidade,” explica Bulla.
As
principais reivindicações desse público são serviços especiais com (72%),
seguido por lançamento de produtos (65%) e contratação do público sênior (72%).
Na contramão desses dados, produtos e serviços como medicamentos 38% e beleza e
cosméticos 28% são apontados como os mais preparados para lidar com essa
parcela da população. “Marcas
como Nestlé e Itaú se destacaram no ranking e saíram na frente com criação de
produtos e serviços direcionados para o público mais velho, com a linha de
suplemento alimentar Nutren Sênior e a campanha Digitaú de mobile banking para
quem tem mais de 60 anos,” finaliza Edmar Bulla, CEO da Croma
Solutions.