sexta-feira, 21 de setembro de 2018

COLUNA ESPAÇO MOTOR





     JOÃO MENDES


 


ACERTADO NISSAN KICKS S MANUAL
 
Estrela da Nissan durante as Olimpíadas do Rio, quando foi efetivado seu lançamento, o Kicks é um SUV compacto que marca presença. Sua versão de entrada é a S, com câmbio manual, que foi testada por mim. Apesar de ser uma versão de entrada ela tem o mesmo motor de todas as versões do modelo, 1.6, 4 cilindros, 16V, Flex e curiosamente possui a mesma potência, 114 cv, usando gasolina ou etanol como combustível e o torque também é o mesmo independente do combustível, 15,5 Kgfm a 4.000 RPM.


 É econômico, usando apenas gasolina consome aproximadamente 12 km/l no centro urbano e 16 km/l na estrada. O interior tem um visual moderno e materiais que não denotam ser uma simples versão de entrada. O revestimento do painel frontal com textura aparentado fibra de carbono dá um ar sofisticação e o sistema de som tem rádio, entrada auxiliar, entrada USB e Bluetooth com comandos no volante. O espaço interno é bom e o porta-malas tem capacidade de 432 litros. Externamente o visual não é de um carro mais barato, as maçanetas e retrovisores são na cor do veículo e as rodas de aço recebem calotas bonitas que só de perto são percebidas, de longe parecem rodas de liga leve. Andando com o carro logo tenho uma boa impressão porque ele já tinha quase 15.000 km rodados e estava em estado de 0 Km. A aparência impecável do interior, ausência total de barulhos e a direção bem ajustada chamaram a minha atenção. O motor 1.6 com o câmbio manual deixa o carro mais na mão, você pode esticar as marchas quando for necessário e trocá-las a gosto para uma retomada ou para atingir uma velocidade maior. É um SUV gostoso de dirigir, fácil de manobrar e com uma direção macia. Fabricado em Resende, interior do Estado do Rio de Janeiro, o Kicks S com câmbio manual tem preço sugerido é R$73.990. Opcionalmente esta disponível o Pack Safety que reúne controle de estabilidade, controle de tração e sistema de partida em rampa que eleva o preço para R$75.190.



FIAT ARGO DRIVE TEM MODERNIDADE


Andei no Fiat Argo Drive 1.3 GSR (câmbio automatizado). Esse câmbio automatizado GSR é o sucessor do Dualogic e deveria ter preço bem abaixo dos câmbios automáticos que a concorrência apresenta mas não é. Seu desempenho não é agradável mas se usar este câmbio trocando as marchas nas borboletas do volante o desempenho melhora. Carro bonito, econômico, interior com aparência sofisticada, central multimídia Uconnect com tela flutuante de 7” sensível ao toque que espelha o smartphone, câmera de ré e outros atributos.

Esse hatch da Fiat chegou para brigar de igual para igual com a concorrência substituindo Palio e Punto e já ocupa a 7ª posição no ranking nacional com 6.166 unidades comercializadas em agosto. O porta-malas tem capacidade razoável para um hatch, 300 Litros. O Argo tem um estilo que eu gosto com linhas originais e modernas, uns vincos na lataria que dão personalidade ao carro e os faróis que se integram a grade frontal numa mesma linha. O spoiler com os faróis auxiliares também está muito bonito. Resolvi dar uma acelerada mais forte num circuito fechado e o carro se comportou muito bem mas a retomada foi de um motor 1.3 ( 109 cavalos ) apesar de ter um sistema, Auto-Up Shift Abort, para fazer retomadas mais vigorosas. O carro testado tinha Start & Stop, sistema auxiliar de partida em rampa, controle de estabilidade, apoia braço para o motorista, vidro elétrico traseiro, retrovisores elétricos com função tilt down, volante multi funcional e muito mais. O Fiat Argo 1.3 GSR custa R$59.990 mas esta sendo oferecido em promoção por R$53.990 e o carro, na sua versão de entrada, com motor 1.0, câmbio manual, começa em R$45.990.



SALÃO DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO EM NOVEMBRO

Cresce a expectativa para a próxima edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo que vai de 08 a 18 de novembro no São Paulo Expo que fica na Rodovia dos Imigrantes km 1,5. As fábricas estão preparando os modelos para chamar a atenção dos visitantes. Ao todo 29 marcas já confirmaram presença. Umas mostrarão novidades, outras versões especiais e tem sempre aqueles carros conceito futuristas pra deixar a turma babando. O que importa é que sempre vale a pena ir no evento que chega a sua 30ª edição e nesta edição uma das maiores atrações será o super esportivo McLaren Senna. O ingresso antecipado é mais barato veja www.salaodoautomovel.com.br



VOLKSWAGEN MOSTRA NOVO JETTA

Será assunto da próxima edição o lançamento do Volkswagen Novo Jetta que aconteceu em São Paulo. Ele é um sedan, pouco maior que o Virtus e um pouco menor que o Passat, que faz sucesso. Vou conferir o que a modelo 2019 apresenta de melhor e depois conto por aqui.