quinta-feira, 23 de agosto de 2018

SOCIAL & ETC.




       JOÃO MENDES
 
       TORRES DE ATHAYDEVILLE 
 Em 1982 eu me formei em arquitetura e minha defesa de tese foi a Revisão do Plano Piloto da Barra da Tijuca. Meu grupo de trabalho escutou o Professor Lúcio Costa, autor do Plano Piloto original, e ele explicou que a ideia das torres redondas do Centro da Barra, depois nominadas de Athaydeville, era democratizar a vista para o mar. Seriam 76 torres de 36 andares, projeto de Oscar Niemeyer, com muitos apartamentos, que mesmo longe da orla marítima, teriam alguma vista para o mar.

Das 76 torres do projeto apenas 4 começaram as obras pela Desenvolvimento Engenharia, do empresário Múcio Athayde, e só duas foram entregues, uma na Av. Lúcio Costa e outra na Av. das Américas. Uma subiu só pouca coisa e foi demolida e outra foi até o último andar, a Torre H, e está com seus 454 apartamentos inacabados e fechados. Em 2005 foi decretada a falência da Desenvolvimento Engenharia e existe uma associação de moradores tentando resolver a questão que começou em 1970, com o início da construção, e se agravou em 1984 quando a obra parou. Será que um dia a Torre H será entregue aos seus compradores ?
QUENTINHAS NA PRAIA
Um dia eu contei 12 pessoas em seus carros, estacionados na Av. Lúcio Costa, com o porta-malas aberto, vendendo quentinhas. A coisa foi aumentando e a grande imprensa já havia contabilizado quase 30 em toda orla da Barra e Recreio até a Prefeitura se manifestar e colocar uma turma para limpar a área. Um dia eu peguei a Av. Lúcio Costa, em direção ao Recreio, e na minha frente seguiam carros da Fiscalização  da Prefeitura e da Guarda Municipal e não havia nenhum vendedor de quentinhas. Passados uns dias a fiscalização relaxa e a turma já esta voltando. È sempre assim. 

ASSALTO DO CERVANTES
No assalto do Restaurante Cervantes na Av. das Américas, por volta das 22 horas, além de um candidato a vice-governador estavam presentes pelo menos quatro policiais e um delegado. Eles estavam armados e felizmente os marginais não revistaram essa turma, pegaram os pertences mais fáceis de alcançar e foram embora. Felizmente esses policias não tentaram usar suas armas porque os marginais estavam com fuzis e muita gente poderia ser vitimada numa troca de tiros. Muito triste esse momento de total insegurança na cidade.

PÉSSIMO ATENDIMENTO TELEFÔNICO
Parece que com a crise que abateu o país estão mandando as telefonistas embora. Para todo lugar que se liga o atendimento demora uma eternidade. Isso quando atendem. Será que não percebem que estão perdendo serviço ou clientes !

ABELARDO CRESCENDO
Os novos lançamentos imobiliários no início da Av. Abelardo Bueno deram boa visibilidade para a região e estou percebendo a chegada de novos empreendedores. Os empresariais Dimension, Universe e Seletto estão tendo sua ocupação aumentada mas o Posto Ipiranga pronto há meses continua fechado. Acho que depois das eleições a coisa embala. 
correspondência para a coluna joaomendes@estudioj.com.br