quinta-feira, 30 de agosto de 2018

COLUNA ESPAÇO MOTOR





      JOÃO MENDES


            CITROËN C4 CACTUS                                           MARCA NOVA FASE DA CITROËN NO BRASIL  

A Citroën apresenta um novo modelo e mais do que isso anuncia que ele é um marco do início de uma nova Citroën no Brasil. Chegou o SUV C4 Cactus que a diretoria da empresa espera que responda por 50% das vendas da marca por aqui e assim torne rentável a sua operação e a de seus concessionários. Além deste lançamento a marca anuncia um pacote de vantagens para os proprietários dos carros da marca, que será assunto de outra edição da coluna, que dá muitas vantagens e não tem similar do mercado, tudo para melhorar imagem negativa do passado.
O Citroën C4 Cactus tem características de um SUV com dirigibilidade mais assemelhada de um sedã. Possui duas motorizações Flex disponíveis, 1.6 aspirado que desenvolve até 122 cavalos e o consagrado 1.6 THP ( Turbo High Pressure ) que desenvolve até 173 cavalos de potência e o câmbio pode ser manual de 5 velocidades ou automático de 6. Para se sobressair perante a concorrência a Citroën colocou no modelo equipamentos com muita tecnologia para auxílio a condução. No total são 12, sistema de frenagem automática, alerta de colisão, alerta de atenção ao condutor, alerta de saída de faixa, indicador de descanso quando percebe sinais de fadiga do condutor, câmera de ré, limitador e regulador de velocidade, faróis de neblina com função cornering, assistente de partida em rampa, detector de pressão dos pneus, acesso mão livres e Grip Control onde através de um botão você pode alterar a atuação da tração, que é nas rodas   dianteiras, permitindo que as rodas patinem ou não ou até que o torque se direcione para a roda que tiver mais tração. Gostei do design do carro que possui três linhas de faróis, criada pela Citroën, a de cima com a luz diurna, a do centro com os faróis mais estreitos graças a novas tecnologias e a linha de baixo com os faróis de milha. Esse design do C4 Cactus mostra modernidade e robustez mas também dá uma impressão do carro ser mais sofisticado, de maior valor, mas é um SUV compacto. Andando por um ótimo trecho de estrada asfaltada, circuito de terra e até numa trilha mais fechada gostei muito do comportamento dinâmico e do conforto. A suspensão é firme, ele contorna bem as curvas, mas na buraqueira se portou muito bem. Gostei também do interior do carro, do painel completamente digital, e de uma cabine silenciosa. O sistema multimídia com tela de 7” equipa todas as versões e é atual podendo espelhar os smartphones através do Android Auto ou Apple Carplay podendo colocar na tela o Waze e o Google Maps, o que é de grande utilidade. No interior existem vários porta-objetos e o porta-malas tem capacidade de 320 L. Testei o C4 Cactus com motor THP que tem muita disposição e equipa a versão top denominada Shine, que tem câmbio automático, e existem outras duas com motor 1.6 aspirado, a de entrada Live e a intermediária Feel. O C4 Cactus Live, câmbio manual, custa R$68.990, a Feel, câmbio manual, R$73.490, a Feel Pack com câmbio automático R$84,990, a Shine R$94.9901 e a Shine Pack R$98.990. Em comparação com a concorrência o Citroën C4 Cactus é mais equipado, tem melhor preço e muitas vantagens no programa Citroën& Você como reboque grátis por 8 anos em caso de pane ou colisão, revisões agendadas para o mesmo dia, revisões com preço fixo, verificação e abastecimento de fluídos gratuitos e muito mais. A pré venda do veículo já começou e as primeiras unidades serão entregues em outubro. Tem tudo para ser um sucesso e realmente marcar a nova fase da Citroën no Brasil.

TOYOTA HILUX 2019 TEM NOVO DESIGN
Produzida em 6 países e com mais de 18 milhões de unidades vendidas em todo mundo a picape Toyota Hilux completou 50 anos e o modelo 2019 chega nos concessionários sem alteração na parte mecânica, os conjuntos motor e câmbio continuam os mesmos, mas o estilo mudou nas versões SR, SRV e SRX e novos equipamentos foram incorporados. Na parte frontal são novos os para-choques, a grade e os faróis dando um aspecto de mais modernidade. Na traseira também novo desenho com novas lanternas. No interior painel renovado que dá mais sofisticação e novas forrações nos bancos. As novas rodas de liga leve  são muito bonitas. Na versão intermediária, SRV, agora o estepe é de liga leve, tem air bags laterais e de cortina, Smart Entry e Push Start, e assistente de saída em rampa. Nas versões com motorização diesel ainda tem módulo para subida automática dos quatro vidros, luz de condução diurna e retrovisor eletrocrômico. No total são 11 opções disponíveis e 55 acessórios exclusivos. A SR, Flex, 4X2 manual, R$109.540, a SRV Flex 4X$ automática R$140.990 e a top é a SRX, diesel, automática 4X4, que vem com a etiqueta comemorativa do 50º aniversário e custa R$196.990. Desde 2016 a Toyota Hilux lidera o segmento.

ANIVERSÁRIO DO BMW RIO MOTOCLUBE COMEMORA 15 ANOS
Um encontro no Hotel Serraverde na cidade de Pouso Alto - MG, no dia 30 de setembro, vai marcar o 15º aniversário do BMW Rio Motoclube que já atingiu a marca de mais de mil associados.

C MOVE EM SÃO PAULO
Vai do dia 17 A 19 de setembro, no Transamérica Expo Center, São Paulo, o C-MOVE que é o Congresso Latino Americano da Mobilidade e Veículos Elétricos.