JOÃO MENDES
FORD KA 2019 GANHA CÂMBIO AUTOMÁTICO E MOTOR 1.5
Lançado há 21 anos o Ford Ka atinge a maioridade e o modelo 2019 chega nas concessionárias com mudanças importantes. Além das versões hatch e sedan a linha Ka ganhou a Freestyle, que é a versão aventureira, enquanto a hatch e a sedan passaram a ter a versão Titanium, nome que sempre designa as versões top dos outros veículos da marca.
Lançado há 21 anos o Ford Ka atinge a maioridade e o modelo 2019 chega nas concessionárias com mudanças importantes. Além das versões hatch e sedan a linha Ka ganhou a Freestyle, que é a versão aventureira, enquanto a hatch e a sedan passaram a ter a versão Titanium, nome que sempre designa as versões top dos outros veículos da marca.
Mais uma importante novidade é a chegada na linha
Ka do câmbio automático de 6 velocidades que esta disponível para todas as
versões por R$4.500 e se quiser um Ka mais esperto opte pela nova motorização
1.5 VCT, 3 cilindros, que já equipa o Ecosport e agora chega para o Ka. Esse
1.5 desenvolve até 136 cavalos de potência e num circuito misto tem consumo de
13,5 km/l de gasolina mas se quiser mais economia opte pelo 1.0, 3 cilindros,
85 cavalos de potência, que tem consumo médio, num circuito misto, de 14,2 km/l
de gasolina. Amortecedores e molas foram recalibrados, os suportes do
motor ganharam amortecimento hidráulico o para-brisas agora tem película
interna que retém o som, é o chamado para-brisas acústico, e com isso a cabine
é mais silenciosa, tudo isso para que o carro ficasse mais confortável. Para
melhor segurança tem controle de estabilidade e tração e na versão Freestyle
ainda tem o Active Rollover Protection, um sensor de ângulo de deriva que
estima a rolagem da carroceria em função da aceleração lateral e assim atua nos
freios e reduz a potência para acertar a trajetória do carro. Também na
segurança destaque para a disponibilidade de 6 air bags e câmera de ré. A
direção tem assistência elétrica quando o carro esta parado e assim reduz o
esforço nas manobras e mais conforto. A conectividade tem o sistema Sync 3 que
espelha smartphones com Android ou IOS numa tela flutuante de 6,5” o que
permite espelhar o Waze para navegar com mais precisão. O interior é moderno,
no console tem duas entradas USB cada vez mais necessárias nos dias de hoje, e
a capacidade do porta-malas é boa, 257 litros no hatch e 445 litros no sedan.
Tive a oportunidade de testar a nova versão Freestyle com o novo motor 1.5 e o
câmbio digital de 6 marchas que chegou agora na linha Ka. O carro tem um ótimo
rendimento e o câmbio responde rápido as solicitações. Andei pela serra gaúcha,
na região de Gramado e Canela, as vezes com o piso molhado, e o comportamento
dinâmico do carro foi muito bom. Vale lembrar que esta nova versão Freestyle
tem maior distância do solo e pneus com características para melhorar seu
desempenho em estrada de terra, que eu também peguei no meu circuito de testes,
e foi só diversão. O Ford Ka de entrada da versão hatch é o S que tem preço
sugerido de R$45.490, depois tem o SE R$45.990, SE Plus R$48.490, Titanium
R$68.990 e Freestyle por R$63.490. Se quiser o câmbio automático some mais
R$4.500 e se quiser o Sync 3 mais R$2.500. O preços do sedan começam em
R$49.990 para o S e terminam no Titanium por R$70.990. Essa versão Titanium,
tanto no sedan quanto no hatch, tem motor 1.5, câmbio automático, botão de
partida no painel, bancos de couro, seis air bags, câmera de ré, controle de
estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, alarme volumétrico,
setas nos retrovisores e rodas de liga leve de 15 polegadas. É uma versão bem
completa.
Com mais de 10.000 votos computados na fase de votação aberta ao público, que definiu as três motocicletas finalistas, os jurados escolheram o Custom King Brasil 2018 na premiação realizada na cidade de São Paulo (SP). O projeto Rusty Rio, da concessionária Rio Harley-Davidson, representará o Brasil na etapa mundial do Battle Of The Kings 2018, competindo com outras 250 motocicletas customizadas por concessionárias da marca durante o EICMA (6 a 11 de novembro), em Milão, onde será escolhida a motocicleta campeã mundial do Battle Of The Kings 2018.
O Battle Of The Kings, maior competição mundial de customização de
motocicletas H-D, realizado pela primeira vez no País pela Harley-Davidson do
Brasil, foi um verdadeiro sucesso, contando com a participação de 14
concessionárias autorizadas brasileiras.
O objetivo da marca em divulgar o
concurso é estimular a cultura de customização, mostrar alguns dos itens de
peças e acessórios originais da marca e também estimular os clientes com novas
ideias de personalização de suas motocicletas. Motocicleta com design
atemporal, inspirada na coleção "Brass Collection", a Rusty Rio foi
idealizada e construída pela equipe da Rio Harley-Davidson para homenagear os
115 anos da marca mesclando o vintage com o moderno. A base do projeto vencedor
da etapa brasileira do Battle Of The Kings 2018 é uma Sportster Forty-Eight, um
estilo que cativa os "Harleyros" tradicionais e o público jovem.
Visual clean, agressivo e pintura inovadora, com a presença da tecnologia
eletroluminescente e folhas de ouro, sob um tanque icônico, o
"peanut". Para Flávio Villaça, gerente de Marketing da
Harley-Davidson América Latina, a participação das concessionárias e a
dedicação das equipes de customização comprovam que trazer o evento ao Brasil
foi uma decisão correta. “Superamos muito a expectativa não apenas nos projetos
desenvolvidos como também na participação popular na votação da internet. O
Brasil é um grande mercado para as motocicletas e, obviamente, para a
personalização de motos. Nosso País tem alto potencial de crescimento para essa
arte e a Harley-Davidson é uma marca que definitivamente entende de
customização.